Erva de santa maria é usada desde a Antiguidade, você conhece seus poderes?

18 de fevereiro de 2018 6 minutos de leitura
Erva de santa maria

À primeira vista, é uma planta adequada para belos arranjos de flores, mas suas propriedades vão muito além da beleza. A erva de santa maria tem uma ampla gama de benefícios para a saúde, inclusive efeitos positivos contra enxaquecas.

Seu nome científico é Tanacetum parthenium. Ela cresce na forma de um arbusto e pode atingir até um metro de altura. Tem flores amarelas e brancas características e um forte aroma característico. Na medicina natural, a erva de santa maria tem sido usada para reduzir a febre e várias doenças. A seguir, contamos o que a ciência diz sobre seus usos medicinais.

Conheça mais a erva de santa maria

Antes de mais nada, a erva de santa maria, com o nome científico Tanacetum parthenium, é uma planta pertencente à família Asteraceae, que também inclui crisântemos e margaridas. De fato, algumas pessoas a chamam de “margarida grande” por causa de suas impressionantes flores amarelas com branco.

Ela é nativa da península dos Bálcãs, mas seu cultivo se espalhou por partes da Europa, Ásia e norte da África. A partir de meados do século XIX, foi introduzida em partes dos Estados Unidos. Atualmente, ela se destaca por seus usos ornamentais e medicinais.

Conforme detalhado em uma revisão compartilhada na Pharmacognosy Reviews, são atribuídas a ela propriedades anti-inflamatórias, cardiotônicas, antiespasmódicas, anti tumorais e emenagogas. 

Benefícios da erva de santa maria para a saúde

A erva de santa maria é frequentemente confundida com a camomila (Matricaria chamomilla), devido à semelhança de suas flores. Entretanto, suas flores são um pouco maiores e tendem a ter um cheiro forte e amargo. Além disso, sua composição e usos medicinais também variam. Confira mais a seguir.

Alívio da enxaqueca

Um dos principais usos da erva de santa maria está relacionado ao alívio da enxaqueca. Tanto a infusão quanto outros suplementos derivados dela são frequentemente usados para aliviar enxaquecas. Com relação a isso, um estudo em tubo de ensaio relatado na revista Pain fez descobertas interessantes.

Nele, os pesquisadores determinaram que o partenolídeo – um dos compostos ativos da planta – ajuda a inibir os receptores de serotonina, ao mesmo tempo em que diminui a vasodilatação, a inflamação e os espasmos do músculo liso. Assim, ajuda a reduzir a frequência e a intensidade das crises de enxaqueca.

Atividade analgésica

A enxaqueca não é a única dor que a erva de santa maria ajuda a tratar. Um estudo em animais publicado na revista Phytomedicine, indicou atividade analgésica em outros tipos de dor. Para ser mais preciso, os pesquisadores concluíram que ela favorece o alívio da dor aguda, da dor neuropática e da dor nas articulações.

Propriedades ansiolíticas e antidepressivas

Na medicina popular, essa planta tem sido usada como um aliado para melhorar o humor em casos de ansiedade e depressão. Entretanto, não há evidências em humanos que comprovem esses efeitos.

Como no caso anterior, um estudo em camundongos relatado no Journal of Ethnopharmacology sugere esse potencial terapêutico da planta. Ele afirma que a T. parthenium tem um mecanismo de ação semelhante ao dos antidepressivos e ansiolíticos, atuando no sistema GABAérgico.

Processamento da erva de santa maria

Processe a erva de santa maria de várias maneiras para aproveitar seus benefícios à saúde. Confira algumas dicas de uso:

Dicas de consumo

A erva de santa maria está disponível todo o ano nas lojas especializadas em ervas e especiarias. Ao comprar a erva, procure folhas frescas, pequenas e jovens, uma vez que as folhas maduras podem ser pungentes e fortes perfumadas.

Evite grandes hastes de flor com folhas amarelas ou murchas. Armazene antes de lavar na geladeira como outros vegetais, envolto em uma toalha úmida. A erva de santa maria tem um forte sabor pungente com um toque de seda e cheiro de hortelã dominando.

Suas folhas, frescas ou secas, e brotos jovens estão sendo usados ​​como tempero nos pratos em regiões mexicanas, chilenas e outras regiões sul-americanas. Para preparar, lave as folhas em água fria como em outros vegetais e ervas.

Poucas folhas ou 1-2 ramos são apenas o suficiente para saborizar a comida inteira. Adicione ela principalmente nas receitas tradicionais de feijão preto para melhorar a digestão.

Usos medicinais

Usada nos medicamentos tradicionais em muitas culturas da América Central e do Sul. Sua infusão é um remédio caseiro popular para a infestação helmíntica.

Normalmente, um copo de metade de um copo de decocção de folha é administrado todas as manhãs antes da refeição por três dias consecutivos como tratamento. A erva é um excelente remédio para doenças intestinais como indigestão, cólicas e úlceras. Sua decocção encontrou algumas propriedades anti-diabéticas.

Aviso de segurança

O consumo de erva de Santa Maria está agora disponível em forma de comprimido, pó ou folha seca. A infusão é geralmente a forma tradicional de consumo. No entanto, não existe uma dosagem exata. É necessário seguir as recomendações do fabricante.

A revista Drugs detalha que, no caso da enxaqueca, a dose pode variar de 50 a 150mg por dia. O tratamento dura no máximo 4 meses. Em todo caso, é melhor consultar um médico antes.

Além disso, use a erva de santa maria em pequenas quantidades. O seu óleo de semente contém uma grande concentração de ascaridole e outros monoterpenos. Quando tomados internamente, esses produtos químicos no óleo podem causar danos extensos ao fígado, rim, causar distúrbios do ritmo cardíaco e nervoso.

Pelo mesmo motivo, o óleo de semente de erva de santa maria é banido pela IFRA (International Fragrance Association) para o uso externo e interno de seus produtos. Não use a erva de santa maria se for lactante e gestante, por seus possíveis efeitos tóxicos.

Fontes

  1. Tropical plant database- Chenopodium ambrosioides (em inglês).
  2. http://cals.arizona.edu/fps/sites/cals.arizona.edu.fps/files/cotw/Epazote.pdf (em inglês).
  3. USDA National Nutrient database (em inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.