5 benefícios da chia com evidências científicas

9 de janeiro de 2014 7 minutos de leitura
chia

Não há dúvida de que o consumo de chia é uma tendência alimentar que fez com que muitas pessoas descobrissem o poder de alguns graos, algas e sementes. O boom no consumo de produtos vegetais orgânicos é o responsável por isso. 

As sementes de chia eram desconhecidas até alguns anos atrás, mas agora estão nas despensas de muitas famílias. Você quer conhecer suas propriedades, os benefícios e contraindicações das sementes de chia, bem como quando deve consumi-las e algumas receitas para aproveitá-las ao máximo. Continue lendo!

Conheça mais a chia

Sementes de Chia eram consumidas em dietas maias e astecas durante séculos. Fazendo parte também da cultura dos nativos mexicanos, sendo cultivada na mesma medida que o milho e o amaranto. 

No entanto, quando os conquistadores espanhóis chegaram e baniram a chia, a semente desapareceu de conhecimento comum e não reapareceu até os últimos anos, até quando o Dr. Wayne Coates re-descobriu a semente de chia e a levou de volta para a comercialização.

A semente de chia é minúscula, de forma oblonga e suas sementes são oleaginosas. Muitos especialistas em nutrição indicam que a Salvia hispânica ou Sementes de chia como é popularmente conhecida, faz parte no topo da lista dos alimentos funcionais por causa de suas propriedades saudáveis e nutricionais.

As sementes de chia são fontes incríveis de fito nutrientes, como ácidos graxos ômega-3 – α-linolênico, antioxidantes, minerais, vitaminas e fibras alimentares em proporções corretas que uma necessidade do corpo humano precisa

10 Benefícios da semente de Chia para saúde!

A chia tem sido usada para fins alimentícios e medicinais. Uma revisão compartilhada pelo Journal of Food Science and Technology destaca que ela é um alimento com potencial nutracêutico e farmacêutico.

Ela também fornece os 9 aminoácidos essenciais que o corpo não consegue produzir e não contém glúten. Quais são seus benefícios?

Saúde digestiva

Há vários benefícios da chia para a saúde digestiva. Um estudo compartilhado pela Food Science & Nutrition destaca que, devido ao seu suprimento de fibra dietética insolúvel, esse alimento promove o alívio da constipação. Em particular, ela melhora o movimento peristáltico, aumenta o número de evacuações e evita a obstrução intestinal.

Por outro lado, a mesma fonte aponta que seu conteúdo de ácidos graxos insaturados, proteínas sem glúten, minerais e compostos fenólicos são benéficos para a prevenção de doenças gastrointestinais, como o câncer de cólon.

Embora não seja um tratamento de primeira escolha ou algo do gênero, seu consumo complementa a dieta para manter a boa digestão, reduzir os níveis de inflamação, equilibrar a microbiota e inibir os efeitos negativos dos radicais livres.

Peso saudável

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que as sementes de chia não são um “super alimento” para perda de peso. Até alguns anos atrás, seu consumo era promovido como uma fórmula quase “mágica” para a perda de peso. Entretanto, os profissionais de nutrição fizeram vários esclarecimentos sobre o assunto.

O mais importante é que ela não tem “super propriedades” para estimular o metabolismo ou promover a queima de gordura. Sua inclusão na dieta regular é apenas um suplemento saudável para aqueles que buscam manter um peso saudável e estável.

Seus benefícios são atribuídos, em grande parte, ao seu fornecimento de fibras e proteínas alimentares. Ambos os nutrientes ajudam a prolongar a sensação de saciedade, o que ajuda a evitar a ingestão elevada de calorias. Uma revisão compartilhada pela revista Molecules cita um estudo que apoia essas propriedades.

Saúde dos ossos

A chia tem minerais essenciais que beneficiam os ossos. Para ser mais preciso, ela contém cálcio, fósforo e magnésio, que são essenciais para o fortalecimento dos ossos, músculos e nervos.

Em um estudo com animais relatado no Journal of the American College of Nutrition, as sementes de chia ajudaram a manter a saúde dos ossos após serem oferecidas como fonte de 20% de cálcio em uma dieta que atendia a 100% da recomendação do mineral.

Acredita-se que os ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 de cadeia longa contidos nessas sementes também desempenham um papel importante na saúde óssea. Estudos observacionais descobriram que seu consumo está associado ao aumento da densidade mineral óssea.

Entretanto, estão limitadas as evidências desses efeitos. São necessárias mais pesquisas em humanos para corroborar os resultados.

Níveis de açúcar no sangue

Devido ao seu conteúdo de fibra alimentar e ácidos graxos ômega-3, as sementes de chia são um alimento saudável para pessoas com pré-diabetes e diabetes. Esses nutrientes desempenham um papel positivo na redução da resistência à insulina e na estabilização dos níveis de glicose no sangue.

Um estudo publicado na revista Nutrients corroborou as propriedades hipoglicêmicas desse alimento. Nele, as pessoas que comeram um pão fortificado com sementes de chia apresentaram níveis mais baixos de glicose no sangue pós-prandial (após a refeição) em comparação com aquelas que comeram um pão tradicional.

Saúde cardiovascular

Os ácidos graxos poliinsaturados, as proteínas e os antioxidantes das sementes de chia trabalham juntos para proteger a saúde cardiovascular. Uma pesquisa publicada na revista Foods descobriu que a composição de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 da chia ajuda a inibir o acúmulo de lipídios e melhora a oxidação de ácidos graxos. Ela também diminui o estado inflamatório e o risco de doenças cardiovasculares.

Enquanto isso, um estudo da Nutrition and Health relatou que a suplementação com sementes de chia ajudou a reduzir os níveis de pressão arterial sistólica em pacientes com diabetes. Isso sugere que elas também ajudam a prevenir a hipertensão.

Processamento da chia

A chia ou sálvia hispânica é uma semente, que pode variar nas cores preta, marrom ou branco. As sementes medem cerca de 1 mm de diâmetro. Sua pelagem externa lisa é feita de mucilagem higroscópica, que absorve água ficando inchada. Botanicamente, a chia é uma planta de baixo crescimento. Nome científico: Salvia hispânica.

Dicas de consumo

A chia cresce em uma pequena planta que pode ser colhida durante todo o ano, florescendo sob solo fértil e bem drenados. A planta cresce até 1 metro de altura e tem amplo, cor verde sai com margens serrilhadas. Roxo, flores cor-de-rosa-violeta em picos aparecem após cerca de 4 meses após a muda.

Veja no vídeo sobre os benefícios da semente chia!

Aviso de segurança

A maioria das pessoas pode colher os benefícios da chia sem sofrer efeitos colaterais. Considerada um alimento seguro, desde que não seja consumida em excesso. A dose diária para adultos varia entre 13 e 15 gramas (duas colheres de sopa). As crianças não devem ingerir mais de 6 gramas.

Entretanto, algumas reações ao consumo excessivo desse alimento são as seguintes:

  • Gases;
  • Prisão de ventre;
  • Desconforto digestivo;
  • inchaço abdominal.

Pressão arterial elevada (se tomada simultaneamente com anti-hipertensivos).

Alergias alimentares não são comuns, mas podem ocorrer. Nesse caso, os sintomas incluem vômito, diarreia e coceira na língua ou na boca. É necessário atendimento emergencial, pois os casos graves podem causar anafilaxia.

Por fim, é importante lembrar de deixar as sementes de molho na água antes de consumi-las. Quando secas, elas podem ficar presas na garganta e causar asfixia. Quando umedecidas, elas adquirem uma textura gelatinosa que as torna mais fáceis de comer.

2 comentários em “5 benefícios da chia com evidências científicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.