Cereja, pequena e poderosa frutinha. Quer saber por quê?

A história do fruto de cereja é muito antiga. Durante muito tempo seu cultivo era destinado à produção de uma bebida que se assemelhava a um vinho.

O fruto de Cereja é tão simbólico para alguns dos povos asiáticos que dentro da cultura japonesa a cerejeira está associada com o samurai.

Assim, o samurai teria sua vida tão efêmera como uma das suaves flores da planta que facilmente se desgrudam dos galhos.

Por outro lado, o fruto da Cereja está atrelado a sensualidade e a sexualidade, tendo em algumas histórias seu sabor comparado com o “primeiro gosto do amor”.

A cerejeira é uma planta originária da Ásia e que designa uma série de espécies.

Algumas são frutíferas – aquelas que se classificam no sub-gênero Prunus.

Dessa forma, as cerejas classificados como comestíveis atendem pelo nome científico de Prunus avium (L.) L.

Espécies e estrutura a Cereja

Podem ser listadas mais de 30 espécies para essa planta, sendo que a mais comum e desejada é a cereja-doce.

A cereja adocicada é um fruto de formato globoso e com uma casca bem vermelha, quase roxa, com uma polpa bastante doce, suculenta e macia.

Outra variedade é a cereja-ácida que é mais firme e com menos açúcar, sendo utilizada para preparação de conservas e bebidas licorosas.

Composição da Cerejeira

A cerejeira é uma planta típica de regiões frias e é uma das mais bonitas quando florida.

Para que possam produzir de forma satisfatória é necessário que passem de 800 até 1000 horas sob o frio constante, regada por chuvas e temperaturas bem baixas.

Por conta disso, o fruto da cereja o ainda não é bem adaptado ao país.

A árvore quase não possui folhas e os ficam bem evidentes quando maduros, fazendo o contraste com as flores brancas.

beneficios-da-cereja

8 Benefícios da Fruto de Cereja para Saúde!

1. Baixa caloria

A cereja é um dos frutos com menos calorias, no entanto, é uma fonte rica de nutrientes, vitaminas e minerais.

Doces com cereja, são embalados com saúde beneficiando compostos que são essenciais para o bem estar.

2. Rica em antioxidantes

A cereja é um fruto rico em pigmentos.

Estes pigmentos, na verdade, são compostos polifenólicos flavonoides conhecidos como antocianinas glicosídeos.

As antocianinas são pigmentos vermelhos, roxo ou azul encontradas em muitas frutas e vegetais, especialmente concentradas em sua pele, conhecida por ter poderosas propriedades antioxidantes.

Cereja é excepcionalmente rica em flavonoides, promovendo saúde com fenólicos poli anti-oxidantes, como a luteína, zea-xanthin e betacaroteno.

Estes compostos atuam como catadores de proteção contra os radicais livres e espécies reativas de oxigênio – ROS, que desempenham um papel no envelhecimento, câncer e processos de várias doenças.

3. Anti-inflamatória

Anti-inflamatória propriedade da cereja foi encontrada uma eficaz redução de fatores de risco de doenças cardíacas e pela limpeza da ação contra os radicais livres.

Estudos científicos têm mostrado que as antocianinas em cerejas são encontrados para atuar como agentes anti-inflamatórios.

Eles bloqueiam as ações de ciclooxigenase-1, e duas enzimas.

Assim, o consumo de cereja tem efeitos potenciais para a saúde contra as doenças crônicas episódios dolorosos como a gota artrite, fibromialgia – condição muscular dolorosa, e lesões esportivas.

Estudos de pesquisa também sugerem que os compostos antioxidantes em cerejas ajudam o corpo humano a lutar contra o câncer, envelhecimento e doenças neurológicas e diabetes pré-condição.

4. Calmante

A fruta é rica em melatonina antioxidante estável.

A melatonina pode atravessar a barreira hemato-encefálica facilmente e produz efeitos calmantes sobre os neurônios do cérebro, acalmando irritabilidade do sistema nervoso, o que ajuda a aliviar a insônia neurose e dores de cabeça.

5. Fonte de minerais

Além disso, eles são também boa fonte de minerais, tais como potássio, ferro, zinco, cobre e manganês.

O potássio é um mineral saudável para o coração, um componente importante de fluidos celulares e do corpo que regula a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Veja mais no vídeo sobre os Benefícios do Fruto de Cereja para Saúde!

Acompanhe a tabela nutricional da cereja

 Cereja 

valor nutricional por 100 g

Princípio Valor nutricional % de DA
Tipo cereja Doce azedo Doce azedo
Energia 63 cal 50 cal 3% 2,5%
Carboidratos 16,1 g 12,18 g 12% 9%
Proteína 1,06 g 1,00 g 2% 2%
Gordura total 0,20 g 0,30 g 2% 3%
Colesterol 0 mg 0 mg 0% 0%
Fibra Alimentar 2,1 g 1,6 g 5,5% 4%
Vitaminas
Folatos 4 µg 8 µg 1% 2%
Niacina 0,154 mg 0,400 mg 1% 2,5%
Piridoxina 0,049 mg 0,044 mg 4% 3,5%
Riboflavina 0,033 mg 0,040 mg 2,5% 3%
Tiamina 0,027 mg 0,030 mg 2% 2,5%
Vitamina A 640 UI 1283 UI 2% 2,5%
Vitamina C 21 mg 43 mg 21% 43%
Eletrólitos
Sódio 0 mg 3 mg 0% 0,2%
Potássio 222 mg 179 mg 5% 4%
Minerais
Cálcio 13 mg 16 mg 1,3% 1,6%
Cobre 0,060 mg 0,104 mg 7% 11,5%
Ferro 0,36 mg 0,32 mg 4,5% 4%
Magnésio 11 mg 9 mg 3% 2%
Manganês 0,070 mg 0,112 mg 3% 5%
Fósforo 21 mg 15 mg 3% 2%
Zinco 0,07 mg 0,10 mg 0,5% 0,1%
Fito-nutrientes
Caroteno-ß 38 µg 770 µg
Caroteno-α 0 µg 0 µg
Luteína-Zeaxantina 85 µg 85 µg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

  1. Sweet, red cherries- USDA National Nutrient Database. (em inglês).
  2. Sour, red cherries- USDA National Nutrient Database. (em inglês).
  3. Stanford School of Medicine Cancer information Page- Nutrition to Reduce Cancer Risk. (em inglês).
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3 Comentários

  1. Fiquei muito interessado e satisfeito em saber que a cereja faz muito bem para quem sofre de GOTA – INFLAMAÇÃO NAS JUNTAS, através do ácido úrico elevado. Com isso vou tentar plantar na nossa região norte. Apesar de ser uma região quente e úmida, mas em um lugar menos quente e fazer uma irrigação manual com água fria.
    SDS
    Grimoaldo Bandeira.

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