Cereja: todas as suas propriedades e benefícios para a saúde
A temporada da cereja está chegando, mas será que essa fruta super doce e pequena é realmente boa para o seu corpo? Pedimos a especialistas em nutrição que explicassem os benefícios das cerejas para a saúde – incluindo o doce e o azedo – e como aproveitar mais as cerejas em sua dieta (no verão ou não).
É uma das frutas mais atraentes e aguardadas da primavera. Além de apreciar seu sabor requintado em todas as idades, podemos nos beneficiar de suas propriedades diuréticas, depurativas e remineralizantes.
Conheça mais a cereja
A história do fruto de cereja é muito antiga e, de acordo com o que se pode inferir através da história, descobrimos que durante muito tempo sua produção era destinada para a produção de uma bebida que se assemelhava a um vinho.
O fruto de Cereja é tão simbólico para alguns dos povos asiáticos que dentro da cultura japonesa a cerejeira está associada com o samurai, de forma que o mesmo teria sua vida tão efêmera como uma das suaves flores da planta que facilmente se desgrudam dos galhos.
Por outro lado, o fruto da Cereja está atrelado a sensualidade e a sexualidade, tendo em algumas histórias seu sabor comparado com o “primeiro gosto do amor”.
A cerejeira é uma planta originária da Ásia e que designa uma série de espécies, sendo que algumas são frutíferas – aquelas que se classificam no sub-gênero Prunus e, dessa forma, as cerejas classificados como comestíveis atendem pelo nome científico de Prunus avium (L.) L.
8 Benefícios da Fruto de Cereja para Saúde!
Entre os muitos benefícios das cerejas estão os seguintes:
Ela tem um alto poder antienvelhecimento
O alto teor de antioxidantes faz das cerejas um alimento antienvelhecimento, favorecendo a purificação do organismo e protegendo os sistemas nervoso e cardiovascular. São muito ricas em flavonoides.
Ajuda a cuidar da pele
Junto com os antioxidantes, as cerejas fornecem muita vitamina A, bem como vitamina C, uma combinação ideal para proteger e amaciar a pele. Além disso, as cerejas ajudam a reduzir a celulite, melhorando a microcirculação. O caroteno que ela contém também ajuda a bronzear a pele.
Previne o diabetes
O consumo de cerejas ajuda a prevenir o diabetes, podendo ser introduzidas na dieta de pessoas diabéticas, pois são bem toleradas devido ao seu baixo índice glicêmico.
Ajuda a reduzir as dores reumáticas e artríticas
Por terem propriedades anti-inflamatórias, as cerejas também ajudam a reduzir as dores causadas por reumatismo e artrite.
Elas são ideais para a perda de peso
Seu alto teor de fibras, água e potássio, com efeito saciante, diurético e laxante, é ideal para dietas de emagrecimento. Você pode comer essas frutas a qualquer hora do dia e aproveitar seu efeito vitamínico e saciante.
Ajuda a combater a gota
Elas são um excelente remédio para reduzir o ácido úrico no sangue, o que as torna uma ferramenta ideal para lidar com ataques de gota.
Ajuda a regular o sono
As cerejas contêm melatonina, que ajuda a adormecer. A melatonina é essencial para induzir o corpo a um sono reparador, o que nos permite desfrutar de um descanso mais profundo e evitar a insônia.
Processamento da cereja
As cerejas são caracterizadas por seu sabor doce, embora tenham um importante equilíbrio de acidez intrínseca, que é uma marca registrada dessa fruta.
As cerejas atingem sua plenitude na primavera, embora algumas variedades durem até o final do verão. Além de serem consumidas como frutas de mesa, também é possível incluí-las em saladas, sopas, molhos, sobremesas, sorvetes ou como guarnição de pratos individuais e completos.
Elas estão disponíveis nas variedades doce, azeda e mista. Uma das principais diferenças é entre as cerejas e as picotas. As cerejas – geralmente doces – têm um pedúnculo longo e fino, enquanto as picotas – maiores, vermelhas e escuras, e ligeiramente azedas – são comercializadas sem o pedúnculo, pois ele se desprende naturalmente quando são colhidas.
As cerejas são consumidas principalmente frescas, mas também podem ser processadas em geleias, conservas alcoólicas, licores, bolos, sorvetes e até mesmo em preparações salgadas.
Dicas de consumo
A cereja é um ingrediente que traz alegria e cor aos pratos. Ela também é refrescante, um aperitivo e muito mais versátil do que parece à primeira vista. Ela pode ser muito útil para preparar e decorar receitas doces, mas também pode ser incluída em saladas, tortas salgadas ou molhos.
Mas nem todas as variedades de cereja são iguais, nem são adequadas para todas as receitas. Quando se trata de preparar saladas de frutas, saladas ou smoothies, ou simplesmente consumi-las como fruta de mesa, é melhor escolher as variedades mais doces.
Por outro lado, as variedades mais precoces, de cor vermelha intensa, geralmente são um pouco mais ácidas e resistem melhor ao cozimento. É por isso que elas são boas para o preparo de tortas doces, mousses e quiches salgados. Também em ensopados de proteínas vegetais, como seitan ou tempeh, especialmente se contiverem leite de coco, que combina muito bem com essa fruta.
Depois, há algumas cerejas mais ácidas, como a cereja morello, ideal para molhos e conservas. E, finalmente, há a picota, uma variedade tardia que é deliciosa e mais versátil, pois é firme e resiste muito melhor ao cozimento do que outras variedades doces.
Aviso de segurança
Acabamos de ver que os benefícios da ingestão de cerejas são inquestionáveis e, portanto, seu consumo é necessário e altamente recomendado, pois contribui para o cuidado de nosso organismo. Mas prometemos a você que falaríamos sobre as propriedades e contraindicações das cerejas. E, no entanto, apesar de muito escassa, sua ingestão tem alguns pontos fracos que devemos levar em consideração:
Vitaminas importantes, mas escassas. Já mencionamos a importância de seu valor vitamínico e mineral, no entanto, sua presença não é muito alta, portanto, não devemos usá-la como substituta de outros alimentos mais ricos em termos de relevância nutricional.
Alergias. Como acontece com praticamente todos os alimentos, há pessoas que podem sofrer de alergia à cereja. Nesse caso, obviamente, não devemos comê-las.
Consumo excessivo. As cerejas contêm fibras alimentares, portanto o consumo excessivo pode causar problemas gastrointestinais, como gases intestinais, inchaço e cólicas.
[…] A CEREJA […]
[…] A CEREJA […]
Fiquei muito interessado e satisfeito em saber que a cereja faz muito bem para quem sofre de GOTA – INFLAMAÇÃO NAS JUNTAS, através do ácido úrico elevado. Com isso vou tentar plantar na nossa região norte. Apesar de ser uma região quente e úmida, mas em um lugar menos quente e fazer uma irrigação manual com água fria.
SDS
Grimoaldo Bandeira.
Fiquei muito interessado e satisfeito em saber que a cereja faz muito bem para quem sofre de GOTA – INFLAMAÇÃO NAS JUNTAS, através do ácido úrico elevado. Com isso vou tentar plantar na nossa região norte. Apesar de ser uma região quente e úmida, mas em um lugar menos quente e fazer uma irrigação manual com água fria.
SDS
Grimoaldo Bandeira.
Diabeticos podem comer cereja em calda?
Diabeticos podem comer cereja em calda?