A história do fruto de cereja é muito antiga e, de acordo com o que se pode inferir através da história, descobrimos que durante muito tempo sua produção era destinada para a produção de uma bebida que se assemelhava a um vinho.
O fruto de Cereja é tão simbólico para alguns dos povos asiáticos que dentro da cultura japonesa a cerejeira está associada com o samurai, de forma que o mesmo teria sua vida tão efêmera como uma das suaves flores da planta que facilmente se desgrudam dos galhos.
Por outro lado, o fruto da Cereja está atrelado a sensualidade e a sexualidade, tendo em algumas histórias seu sabor comparado com o “primeiro gosto do amor”.
A cerejeira é uma planta originária da Ásia e que designa uma série de espécies, sendo que algumas são frutíferas – aquelas que se classificam no sub-gênero Prunus e, dessa forma, as cerejas classificados como comestíveis atendem pelo nome científico de Prunus avium (L.) L.
Espécies e estrutura a Cereja
Podem ser listadas mais de 30 espécies para essa planta, sendo que a mais comum e desejada é a cereja-doce. A cereja adocicada é um fruto de formato globoso e com uma casca bem vermelha, quase roxa, com uma polpa bastante doce, suculenta e macia.
Outra variedade é a cereja-ácida que é mais firme e com menos açúcar, sendo utilizada para preparação de conservas e bebidas licorosas.
Composição da Cerejeira
A cerejeira é uma planta típica de regiões frias e é uma das mais bonitas quando florida. Para que possam produzir de forma satisfatória é necessário que passem de 800 até 1000 horas sob o frio constante, regada por chuvas e temperaturas bem baixas.
Por conta disso, o fruto da cereja o ainda não é bem adaptado ao país. A árvore quase não possui folhas e os ficam bem evidentes quando maduros, fazendo o contraste com as flores brancas.
8 Benefícios da Fruto de Cereja para Saúde!
- A cereja é um dos frutos com menos calorias, no entanto, é uma fonte rica de nutrientes, vitaminas e minerais. Doces com cereja, são embalados com saúde beneficiando compostos que são essenciais para o bem estar.
- A cereja é um fruto rico em pigmentos. Estes pigmentos, na verdade, são compostos polifenólicos flavonoides conhecidos como antocianinas glicosídeos. As antocianinas são pigmentos vermelhos, roxo ou azul encontradas em muitas frutas e vegetais, especialmente concentradas em sua pele, conhecida por ter poderosas propriedades antioxidantes.
- Estudos científicos têm mostrado que as antocianinas em cerejas são encontrados para atuar como agentes anti-inflamatórios, bloqueando as ações de ciclooxigenase-1, e duas enzimas. Assim, o consumo de cereja tem efeitos potenciais para a saúde contra as doenças crônicas episódios dolorosos como a gota artrite, fibromialgia – condição muscular dolorosa, e lesões esportivas.
- Estudos de pesquisa também sugerem que os compostos antioxidantes em cerejas ajudam o corpo humano a lutar contra o câncer, envelhecimento e doenças neurológicas e diabetes pré-condição.
- A fruta cereja é rica em melatonina antioxidante estável. A melatonina pode atravessar a barreira hemato-encefálica facilmente e produz efeitos calmantes sobre os neurônios do cérebro, acalmando irritabilidade do sistema nervoso, o que ajuda a aliviar a insônia neurose e dores de cabeça.
- Além disso, eles são também boa fonte de minerais, tais como potássio, ferro, zinco, cobre e manganês. O potássio é um mineral saudável para o coração, um componente importante de fluidos celulares e do corpo que regula a frequência cardíaca e a pressão arterial.
- Cereja é excepcionalmente rica em flavonoides, promovendo saúde com fenólicos poli anti-oxidantes, como a luteína, zea-xanthin e betacaroteno. Estes compostos atuam como catadores de proteção contra os radicais livres e espécies reativas de oxigênio – ROS, que desempenham um papel no envelhecimento, câncer e processos de várias doenças.
- Anti-inflamatória propriedade da cereja foi encontrada uma eficaz redução de fatores de risco de doenças cardíacas e pela limpeza da ação contra os radicais livres.
Fiquei muito interessado e satisfeito em saber que a cereja faz muito bem para quem sofre de GOTA – INFLAMAÇÃO NAS JUNTAS, através do ácido úrico elevado. Com isso vou tentar plantar na nossa região norte. Apesar de ser uma região quente e úmida, mas em um lugar menos quente e fazer uma irrigação manual com água fria.
SDS
Grimoaldo Bandeira.
Diabeticos podem comer cereja em calda?