Cenoura, uma importante aliada para uma vida mais saudável

Cenoura é um vegetal cultivado em todo o mundo, principalmente pela sua raiz.

A planta é bienal e começa a dar flores após dois anos de plantio.

No entanto, em geral, a cenoura é colhida prematuramente quando a raiz fica macia,  medindo cerca de uma polegada de diâmetro.

Botanicamente a cenoura pertencente da família Apiaceae ou umbelliferous.

Gênero; Daucus, que é conhecido cientificamente como Daucus carota.

Os outros membros próximos Apiaceae incluem nabo, salsa, endro e o cominho.

Cenouras variam muito na cor e forma, dependendo dos tipos de cultivares.

Geralmente, cenoura oriental é com as extremidades superiores lisas, longas com afilamento, cauda como, extremidades inferiores. São culturas temporada de inverno em muitas partes da Ásia.

A cenoura europeia, por outro lado, têm extremidades mais arredondadas com o corpo quase cilíndrico.

Além disso, variedades de cenouras Europeias apresentam cor laranja brilhante em contraste com açafrão, ao contrario dos cultivares asiáticos são coloridas.

A cenoura é um alimento saudável e saboroso, uma boa opção para  incluir na sua dieta. Na verdade, essas raízes vêm boas quantidades de compostos importantes para saúde, tais como os betacarotenos, vitamina A, sais minerais e antioxidantes.

Veja abaixo os benefício da cenoura para nossa saúde.

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Conheça alguns benefícios da cenoura para a nossa saúde!

1. Antioxidante

Cenoura é notavelmente rica em antioxidantes, vitaminas e fibras dietéticas, no entanto, cenouras fornecem apenas 41 calorias por 100 g, quantidade insignificante de gordura e sem colesterol.

Carotenos são convertidos em vitamina A no fígado.

O betacaroteno é o principal caroteno que está presente nessas raízes.

Betacaroteno é um dos mais poderoso antioxidante natural, ajuda a proteger o corpo de lesões causadas pelos radicais livres prejudicial no oxigênio.

Além disso, também tem todas as funções da vitamina A, tais como visão, reprodução e produção de esperma, a manutenção da integridade do epitélio, crescimento e desenvolvimento.

2. Fonte de Vitamina A

Cenoura é excepcionalmente rica fonte de carotenóides e vitamina A .

100 g de cenoura fresca contém 8285 mg de beta-caroteno e 16.706 UI de vitamina A. Estudos descobriram que os compostos flavonóides em cenouras ajudar a proteger de pele, pulmão e cânceres da cavidade oral.

3. Ajuda no combate ao câncer

A cenoura é rica em poliacetileno falcarinol antioxidante.

Pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Newcastle em animais de laboratório descobriu que falcarinol na cenoura pode ajudar a luta contra o câncer, destruindo as células pré-cancerosas nos tumores.

4. Fonte de Vitamina C

Cenouras contém vitamina C, fornecendo cerca de 9% da RDA.

A vitamina C é solúvel em água anti-oxidante.

Com isso, a cenoura ajuda o corpo a manter o tecido conjuntivo saudável, dentes e gengiva.

Sua propriedade anti-oxidante ajuda o corpo na prevenção de doenças e câncer, eliminando os radicais livres nocivos.

5. Fonte de Vitaminas do Complexo B

Além disso, esta raiz vegetal é especialmente rica em diversos grupos do complexo B de vitaminas, tais como ácido fólico, vitamina B6 – piridoxina, tiamina, ácido pantoténico, etc, que atua como co-factores de enzimas durante o metabolismo de substrato em o corpo.

6. Fonte de Minerais

Além disso, a cenoura também compor níveis saudáveis ​​de minerais, como cobre, cálcio, potássio, manganês e fósforo.

O potássio é um componente importante de celulares e fluidos corporais que ajuda a controlar a frequência cardíaca ea pressão arterial, combater efeitos do sódio.

O manganês é usado pelo corpo como um cofator para a enzima antioxidante, superóxido dismutase .

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Veja como preparar uma prática e deliciosa salada de cenoura!

Veja a tabela nutricional da cenoura

Cenouras
Daucus carota

Valor nutricional por 100 g.

Princípio Valor nutricional Porcentagem de RDA
Energia 41 kcal 2%
Carboidratos 9,58 g 7%
Proteína 0,93 g 1,5%
Gordura total 0,24 g 1%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra Alimentar 2,8 g 7%
Vitaminas
Folatos 19 µg 5%
Niacina 0,983 mg 6%
Ácido pantotênico 0,273 mg 5,5%
Piridoxina 0,138 mg 10%
Riboflavina 0,058 mg 4%
Tiamina 0,066 mg 6%
Vitamina A 16706 UI 557%
Vitamina C 5,9 mg 10%
Vitamina K 13,2 µg 11%
Eletrólitos
Sódio 69 mg 4,5%
Potássio 320 mg 6,5%
Minerais
Cálcio 33 mg 3%
Cobre 0,045 mg 5%
Ferro 0,30 mg 4%
Magnésio 12 mg 3%
Manganês 0,143 mg 6%
Fósforo 35 mg 5%
Selênio 0,1 µg <1%
Zinco 0,24 mg 2%
Fito-nutrientes
Caroteno-α 3427 µg
Caroteno-ß 8285 µg
Cripto-xantina-ß 0 µg
Luteína-zeaxantina 256 µg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

  1. Refer Stanford School of Medicine Cancer information Page- Nutrition to Reduce Cancer Risk. (em inglês).
  2. USDA National Nutrient data base. (em inglês).
  3. BBC News. (em inglês).
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