Há uma infinidade de usos para a cenoura na cozinha: em pratos frios, pratos quentes e até mesmo em sobremesas, bolos e até o consumo natural. Isso ocorre porque sua contribuição nutricional é importante e insubstituível.
Além disso, a cenoura também é sua aliada quando se trata de controle de peso. Dê uma olhada em tudo o que esse vegetal pode lhe oferecer e não se esqueça de adicioná-lo à sua dieta.
Conheça mais a cenoura
Cenoura é um vegetal cultivado em todo o mundo, principalmente pela sua raiz. A planta é bienal e começa a dar flores após dois anos de plantio. No entanto, em geral, a cenoura é colhida prematuramente quando a raiz fica macia, medindo cerca de uma polegada de diâmetro.
Botanicamente a cenoura pertencia à família Apiaceae ou umbelliferous. Gênero; Daucus, que é conhecido cientificamente como Daucus carota. Os outros membros próximos Apiaceae incluem nabo, salsa, endro e o cominho.
Cenouras variam muito na cor e forma, dependendo dos tipos de cultivares. Geralmente, a cenoura oriental é com as extremidades superiores lisas, longas com afilamento, cauda como, extremidades inferiores. São culturas de inverno em muitas partes da Ásia.
A cenoura europeia, por outro lado, têm extremidades mais arredondadas com o corpo quase cilíndrico. Além disso, variedades de cenouras europeias apresentam cor laranja brilhante em contraste com açafrão, ao contrário dos cultivares asiáticos.
A cenoura é um alimento saudável e saboroso, uma boa opção para incluir na sua dieta. Na verdade, essas raízes têm boas quantidades de compostos importantes para saúde, tais como os betacarotenos, vitamina A, sais minerais e antioxidantes.
Os 7 benefícios da cenoura para a nossa saúde!
Os principais benefícios da cenoura estão na grande quantidade de vitaminas que ela contém. Confira os principais benefícios a seguir:
1. Rica em betacaroteno
Uma cenoura média tem 25 calorias, 6 gramas de carboidratos e 2 gramas de fibra. Entre suas principais propriedades está seu alto teor de vitamina A. Ela também é muito valiosa por seu betacaroteno, que depois é transformado em vitamina A. Dica: procure as cenouras de cor laranja mais intensa. Elas têm a maior quantidade de betacaroteno.
2. Atende às necessidades de vitamina A
Uma cenoura média contém 200% da dose diária recomendada de vitamina A. Essa vitamina ajuda na formação e manutenção dos dentes, tecidos moles e ossos, explica a National Library of Medicine.
3. Fortalece sua visão
Outro benefício da vitamina A, também conhecida como retinol, é que ela produz pigmentos na retina do olho e melhora a visão. Esse efeito é acentuado principalmente em ambientes pouco iluminados. Atenção: o retinol não é encontrado apenas na cenoura. Há outras fontes que você pode consumir, como fígado bovino ou de frango, leite integral e alimentos fortificados.
4. Retarda o envelhecimento
As cenouras têm carotenoides, que são corantes de cor escura que podem ser convertidos em uma forma de vitamina A. O betacaroteno é um dos 500 carotenoides existentes e uma de suas características é o fato de ser antioxidante, ou seja, protege as células do efeito dos radicais livres, que aceleram o envelhecimento.
5. Não tem colesterol ou gordura
A cenoura não contém gordura nem colesterol. As pessoas que precisam controlar a pressão arterial e seguir uma dieta com baixo teor de sódio podem consumir cenouras, pois elas têm baixo teor de sódio, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
6. Diminui o estresse
As cenouras são uma excelente fonte de potássio, diz a Universidade do Maine. Esse mineral vem sendo recomendado para pessoas que estão sob muito estresse, pois beneficia o sistema nervoso e é um verdadeiro bálsamo para quem está cansado das demandas diárias.
7. Ajuda a controlar a pressão arterial
O potássio presente na cenoura ajuda a reduzir os efeitos prejudiciais do sódio sobre a pressão arterial. Os sinais de baixos níveis de potássio incluem fraqueza muscular, ritmo cardíaco anormal e um leve aumento na pressão arterial, diz a National Library of Medicine.
Processamento da cenoura
Guarde na geladeira, pois em temperatura ambiente eles perderão o sabor e a textura mais rapidamente. Mas atenção, elas exigem alguns cuidados. Além disso, corte as folhas, pois elas absorvem os nutrientes das cenouras e fazem com que elas percam o frescor mais rapidamente.
Há duas técnicas recomendadas para refrigerar cenouras: a primeira é armazená-las em um saco plástico, com alguns furos para que possam respirar. A segunda técnica é armazená-las em um recipiente com água; quando perceber que a água está um pouco turva, troque-a.
Independentemente da técnica de armazenamento, nunca as coloque perto de maçãs, peras ou qualquer vegetal que libere muito gás etileno, pois isso fará com que elas amadureçam mais rapidamente e fiquem amargas.
As cenouras podem ser consumidas cruas; no entanto, recomenda-se cozinhá-las um pouco, até ficarem crocantes, para aproveitar melhor seus nutrientes. Você pode picá-las, fatiá-las ou cortá-las na diagonal, dependendo do prato que for preparar ou com o que for acompanhá-las.
As cenouras são muito versáteis e ficam ótimas em sopas ou cremes; você pode molhá-las em vinagre e fazer uma salada com elas. Você também pode fazer bolos ou adicionar um pouco de manteiga e temperos para acompanhar massas ou carnes. E, é claro, não se esqueça de usar em sucos e outras bebidas.
[…] ervilhas tortas in natura são uma excelente adição às saladas de vegetais, juntamente com cenouras, talos de aipo, pimentas, […]
[…] ervilhas tortas in natura são uma excelente adição às saladas de vegetais, juntamente com cenouras, talos de aipo, pimentas, […]
[…] Para a colheita da raiz de chicória, podem ser utilizadas máquinas escavadoras, ou, às vezes, apenas puxando ou arrancando-as, como em plantas menores, por exemplo, as cenouras. […]
[…] Para a colheita da raiz de chicória, podem ser utilizadas máquinas escavadoras, ou, às vezes, apenas puxando ou arrancando-as, como em plantas menores, por exemplo, as cenouras. […]