Batata – descubra porque vale a pena consumir esse carbo

Batata, nutricionalmente rica raiz tuberosa vegetal, é uma boa fonte de amido, vitaminas e fibras.

A batata é um tubérculo das culturas perenes mais amplamente cultivadas, e um dos itens de alimentos básicos baratos da população pobre em todo o mundo.

Botanicamente, pertence a várias subespécies perenes de Solanum tuberosum.

Família Solanaceae.

A planta cresce cerca de 12 a 18 polegadas de comprimento e tem diversos tubérculos subterrâneo.

Os tubérculos têm geralmente redonda ou oval ou forma oblonga e variam muito em tamanho.

Internamente, a carne apresenta brilhante creme branco, cor de rosa vermelha ou castanho-avermelhado, dependendo da variedade, com textura úmida e ter amanteigado “batata” sabor especial.

Alguns tipos de batata são:

  • Yukan ouro, amarelo finn, russo banana, Milva. | casca  e carne branca / amarela,
  • Ida rosa, Norland, Cal vermelho, francês alevinos.| casca vermelha,
  • Russet Burbank, Ranger avermelhado, Utamilla avermelhado.| casca castanho avermelhado.

Conheça a tabela nutricional da batata

Batata
valor por 100 g.
Princípio Valor nutricional Porcentagem de RDA
Energia 77 kcal 4%
Carboidratos 17,49 g 13%
Proteína 2,05 g 4%
Gordura total 0,10 g 0,5%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 2,1 g 5%
Vitaminas
Folatos 15 μg 4%
Niacina 1,061 mg 6%
Ácido pantotênico 0,279 mg 6%
Piridoxina 0,298 mg 23%
Riboflavina 0,032 mg 2,5%
Tiamina 0,081 mg 7%
Vitamina A 2 UI <1%
Vitamina C 19,7 mg 33%
Vitamina K 2 mcg 2%
Eletrólitos
Sódio 6 mg 0,4%
Potássio 425 mg 9%
Minerais
Cálcio 12 mg 1%
Ferro 0,81 mg 10%
Magnésio 23 mg 6%
Manganês 0,141mg 6%
Fósforo 57 mg 8%
Zinco 0,30 mg 3%
Fito-nutrientes
Caroteno-ß 4 μg
Cripto-xantina-ß 0 μg
Luteína-zeaxantina 21 μg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Benefícios da batata para saúde:

Rica fonte de Vitaminas e Minerais

A batata é uma das mais ricas fontes de amido, vitaminas, minerais e fibras alimentares .

100 g fornece 70 calorias, no entanto, contêm muito pouca gordura (apenas 0,1 g per100 g) e sem colesterol.

Evita a prisão de ventre e colesterol alto

Batata é contém fontes naturais de fibra solúvel e insolúvel.

A fibra alimentar contida aumenta o volume das fezes, assim, ajuda a evitar a prisão de ventre, reduzindo a absorção do colesterol dietético, diminuindo o colesterol LDL do plasma.

Além disso, o conteúdo rico em fibras também ajuda a proteger a partir de pólipos do cólon e câncer.

Fonte de Fibras

Os auxiliares de conteúdo de fibras de amido de digestão lenta e a absorção de açúcares simples no intestino.

É, assim, ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue dentro da normalidade e evitar grandes flutuações.

Pela mesma razão, a batata é considerado como fonte fiável de hidratos de carbono em diabéticos.

Fonte mais rica do complexo B

As sementes são uma das fontes mais ricas de grupo B-complexo de vitaminas, tais como a piridoxina (vitamina B6), tiamina, niacina, ácido pantoténico e folatos.

Fonte de Vitamina C

Batata, juntamente com a sua pele é boa fonte de vitamina antioxidante, vitamina C.

100 g de tubérculo fresco fornece 11,4 mg ou 20% dos níveis requeridos diárias desta vitamina.

O consumo regular de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres prejudiciais, pró-inflamatórias.

Rica em Minerais

Também conter quantidades adequadas de muitos minerais essenciais, tais como ferro, manganês, magnésio, fósforo, cobre e potássio.

Rica em Vitamina A

Batata vermelha contém boas quantidades de vitamina A, e flavonoides antioxidantes como carotenos e zeaxanthins.

Propriedades antioxidantes

Estudos recentes no serviço de pesquisa agrícola relatam que o antioxidante dos flavonóides, quercetina, presente na batata tem propriedades anti-câncer e cardio-protetor.

Fontes

 

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