Batata


Batata, nutricionalmente rica raiz tuberosa vegetal, é uma boa fonte de amido, vitaminas e fibras. A batata é um tubérculo das culturas perenes mais amplamente cultivadas, e um dos itens de alimentos básicos baratos da população pobre em todo o mundo. Botanicamente, pertence a várias subespécies perenes de Solanum tuberosum. Família Solanaceae.

A planta cresce cerca de 12 a 18 polegadas de comprimento e tem diversos tubérculos subterrâneo. Os tubérculos têm geralmente redonda ou oval ou forma oblonga e variam muito em tamanho. Internamente, a carne apresenta brilhante creme branco, cor de rosa vermelha ou castanho-avermelhado, dependendo da variedade, com textura úmida e ter amanteigado “batata” sabor especial. Alguns tipos de batata são:

Yukan ouro, amarelo finn, russo banana, Milva. | casca  e carne branca / amarela, Ida rosa, Norland, Cal vermelho, francês alevinos. | casca vermelha, Russet Burbank, Ranger avermelhado, Utamilla avermelhado. | casca castanho avermelhado

Benefícios da batata para saúde!

  • A batata é uma das mais ricas fontes de amido, vitaminas, minerais e fibras alimentares . 100 g fornece 70 calorias, no entanto, contêm muito pouca gordura (apenas 0,1 g per100 g) e sem colesterol.
  • Batata é contém fontes naturais de fibra solúvel e insolúvel. A fibra alimentar contida na batata aumenta o volume das fezes, assim, ajuda a evitar a prisão de ventre, reduzindo a absorção do colesterol dietético, diminuindo o colesterol LDL do plasma. Além disso, o conteúdo rico em fibras também ajuda a proteger a partir de pólipos do cólon e câncer.
  • Os auxiliares de conteúdo de fibras de amido de digestão lenta e a absorção de açúcares simples no intestino. É, assim, ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue dentro da normalidade e evitar grandes flutuações. Pela mesma razão, a batata é considerado como fonte fiável de hidratos de carbono em diabéticos.
  • As sementes são uma das fontes mais ricas de grupo B-complexo de vitaminas, tais como a piridoxina (vitamina B6), tiamina, niacina, ácido pantoténico e folatos.
  • Batata doce, juntamente com a sua pele é boa fonte de vitamina antioxidante, vitamina C. 100 g de tubérculo fresco fornece 11,4 mg ou 20% dos níveis requeridos diárias desta vitamina. O consumo regular de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres prejudiciais, pró-inflamatórias.
  • Batata também conter quantidades adequadas de muitos minerais essenciais, tais como ferro, manganês, magnésio, fósforo, cobre e potássio.
  • Batata vermelha contém boas quantidades de vitamina A, e flavonoides antioxidantes como carotenos e zeaxanthins.
  • Estudos recentes no serviço de pesquisa agrícola relatam que o antioxidante dos flavonóides, quercetina, presente na batata tem propriedades anti-câncer e cardio-protetor.
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