Acelga: conheça os benefícios dessa hortaliça para a sua saúde.

Acelga é um dos vegetais de folhas verdes populares de origem européia.

Botanicamente, pertence no seio da família beterrabaChenopodiaceae de hortaliças. Nome científico: Beta vulgaris, o grupo CICLA.

A acelga faz parte de uma cultura anual amplamente cultivada em torno da região do Mediterrâneo.

A temporada da hortaliça é durante os climas mais amenos do ano.

Formato

Acelga apresenta distintamente grandes folhas verde-escuras com destaque pecíolo pedúnculo comestível bem desenvolvida.

Geralmente, suas folhas são colhidas em diferentes estágios de maturidade.

Apesar de toda a planta com suas folhas jovens do concurso podem ser colhidas para a preparação de saladas.

Folhas de tamanho grande, maduro individuais com um pouco difícil textura tronco podem ser apanhados para refogar e cozinhar em pratos.

A acelga vem em uma variedade de tipos com base em suas folhas, brilhantes e pecíolo:

  • Haste verde: Lucullus.
  • Red caule: Charlotte, ruibarbo Chard.
  • Caule Multi-color: Luzes brilhantes (branco, laranja, amarelo, roxo, rosa).

Benefícios da acelga para saúde!

Previne contra doenças

Acelga é rico de muitos fito nutrientes que têm propriedades de prevenção de doenças e uma saúde mais saudável.

Inclusão regular de acelga na dieta foi encontrada para prevenir a osteoporose, anemia por deficiência de ferro e deficiência de vitamina-A, e acredita-se proteger de doenças cardiovasculares e do cólon e próstata.

Baixa caloria

Acelga tem poucas calorias: 19 kcal por 100 g de folhas frescas.

Ela também tem baixas gorduras e é recomendada para controlar o colesterol. Ótima para programas de redução de peso.

Antioxidante

Folhas de acelga são uma excelente fonte de vitamina antioxidante, a vitamina-C.

Suas folhas frescas fornecem cerca de 33% dos níveis recomendados por 100 g.

Como um poderoso antioxidante solúvel em água, a vitamina C ajuda a eliminar os radicais livres e espécies reativas de oxigênio (ROS) com suas propriedades potenciais de redução.

Os estudos sugerem que o consumo regular de alimentos ricos em vitamina C ajudam a manter tecido conjuntivo normal.

Também previnem a deficiência de ferro, e também ajudar o corpo humano a desenvolver resistência contra agentes infecciosos, aumentando a imunidade.

Fonte de vitamina

Acelga é uma das fontes vegetais excelentes para vitamina K; fornece 100 g de cerca de 700% da ingestão recomendada.

A vitamina K tem um papel potencial para a saúde óssea, promovendo osteotrophic (formação óssea e fortalecimento) atividade.

Adequados níveis de vitamina K na dieta ajuda limitantes lesões neuronais no cérebro, assim, estabeleceu papel no tratamento de doentes que sofrem de doença de Alzheimer.

Acelga é rica fonte de ácidos graxos ômega-3, vitamina A, e flavonóides antioxidantes como beta-caroteno, α-caroteno, luteína e zea-xanthin. Carotenos converter em vitamina A no interior do corpo.

Acelga é rica no grupo B-complexo de vitaminas, tais como folato, niacina, vitamina B-6 (piridoxina), tiamina e ácido pantoténico, que são essenciais para as funções metabólicas celulares ótimas.

Fonte de minerais

Rica fonte de minerais, como cobre, cálcio, sódio, potássio, ferro, manganês e fósforo.

O potássio é um componente importante de células e fluidos corporais, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e da pressão sanguínea combatido por efeitos do sódio.

O manganês é usado pelo corpo como um co-fator para a enzima antioxidante superóxido dismutase.

O ferro é necessário para a oxidação celular e formação de células vermelhas do sangue.

Fonte

  1. Chard-University of Illinois Extension (em inglês).
  2. USDA Food List (em inglês).
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