Trufa negra é a pedida perfeita para quem quer sabor e nutrição

5 de novembro de 2018 6 minutos de leitura
trufa negra

A Trufa Negra é uma espécie de cogumelo comestível de corpo frutífero subterrâneo. Ela pode apresentar diferentes tamanhos e cores, normalmente preto, branco, amarelo ou marrom. Eles podem ser lisos ou apresentarem volume na sua superfície externa. Quando maduras, elas produzem compostos aromáticos que atraem animais como cachorros e pequenos mamíferos.

O fungo vive uma relação simbiótica, ou em uma relação mutuamente benéfica, com as raízes de algumas árvores. Seu valor não está apenas em suas características, que a tornam única, mas também em seus grandes benefícios à saúde. Explicaremos o que é a Trufa Negra, por que ela é tão benéfica e como você pode aproveitar ela.

Conheça mais sobre a Trufa Negra

A Trufa Negra ou Tuber melanosporum é um cogumelo subterrâneo raro, conhecido por ser especial e único. Também chamado de trufa de Périgord na França, trufa na Alemanha e Trufa Negra em inglês.  

Por volta do século 4 a.C. C., o filósofo grego Theophrastus descreveu as trufas como “misteriosos frutos subterrâneos que aparecem após as tempestades”. A partir daí, ele passou a se fascinar com o misticismo e os elementos mágicos.

A explicação de sua origem também estava envolta em mistério. Por muitos anos, pensavam que ela nascia por inchaços de raízes de árvores e picadas de moscas. Na verdade, as trufas são o fruto de um fungo subterrâneo. 

Os cogumelos e os fungos produtores de trufas nascem devido as filiformes chamadas hifas. Elas se entrelaçam para formar filamentos chamados micélio. 

Os cogumelos diferem desse tipo de fungo porque, embora cresçam no subsolo, quando amadurecem, vêm à superfície e espalham seus esporos. Em outras palavras, ele já está maduro quando aparece.

Benefícios para a saúde

A Trufa Negra não contém uma grande variedade de nutrientes, mas seus compostos são reconhecidos por seus benefícios à saúde.

Poder antioxidante

Os fenóis presentes nas trufas têm uma alta atividade antioxidante, representando uma defesa contra o envelhecimento. Esses fenóis ajudam a combater os radicais livres que oxidam as membranas celulares e são responsáveis por algumas doenças, como as cardiovasculares e neurodegenerativas.

Promove a saúde da pele

A trufa é considerada um botox natural, devido à presença de compostos fenólicos que possuem alta capacidade antioxidante. Ela também ativa a produção de colágeno, mantendo a elasticidade, a textura e a firmeza da pele. Também promove o crescimento do cabelo.

Por outro lado, a Trufa Negra é usada em cosméticos por seu alto valor em vitaminas B e sua ação despigmentante. Ela clareia a pele e reduz as manchas. Fornece uma mistura de aminoácidos que suavizam as rugas e têm um efeito lifting.

Ideal para dietas de baixa caloria

O conteúdo calórico desses cogumelos é baixo. Uma porção de 100 gramas fornece apenas 50 calorias e mais de 70 gramas de água. Além disso, ele tem a vantagem de que grande parte de seus carboidratos não são absorvidos.

Adequado para prevenir a dislipidemia

O baixo teor de gordura e colesterol das trufas faz delas um ingrediente favorito para controlar o colesterol alto e os distúrbios de triglicerídeos. Elas não fornecem gordura e o alto valor de fibra solúvel permite a diminuição dos lipídios no sangue, conforme relatado por um grupo de cientistas mexicanos.

Regula a absorção de nutrientes

A Trufa Negra é uma fonte de fibra solúvel e permite um processo de digestão mais lento. Portanto, ela regula a absorção de nutrientes e produz saciedade.

Acompanhar alguns pratos ricos em carboidratos com Trufa Negra pode controlar o açúcar no sangue. Portanto, ela também é considerada um ingrediente adequado para planos de alimentação com seleção de carboidratos.

Processamento da Trufa Negra

As trufas crescem naturalmente perto das árvores de carvalho, choupo, avelã, olmo, noz-pecã, e faias. As trufas maduras desprendem compostos orgânicos voláteis e ferormônios que atraem os animais selvagens. A colheita ocorre entre os períodos do outono ao inverno, com o auxílio de cães treinados.

Seleção e armazenamento

Você pode comprar ela em lojas de produtos naturais. Escolha trufas firmes e carnudas, sem deformidades. Nos supermercados, você encontra elas trufas desidratadas e embaladas. Também é possível encontrar produtos como açúcar, mel, sal e óleos trufados.

Consuma as trufas o mais rápido possível. Para mantê-los frescos por até uma semana, conserve-os em geladeira. Coloque as trufas cortadas em um recipiente hermético e cubra-as com vinho madeira ou branco. Trufas enlatadas que são cortadas e embebidas em vinho madeira ou um pouco de azeite podem ser conservados por até um mês.

Identificação

As trufas possuem características únicas que as diferenciam dos fungos comuns.A Trufa Negra apresenta um corpo frutífero arredondado, subterrâneo, que pode ser lobulado, com sulcos rasos a profundos e coloração amarelada a castanha escura.

O seu interior é sólido, branco, semelhante em aparência ao mármore branco nas espécies brancas, e ao mármore negro nas espécies negras, com “veias” estreitas e brancas que tendem a se irradiar a partir da base. Quando amadurecem desprendem um cheiro pungente e agradável. 

Uso culinário

Raramente encontrados na natureza, estes cogumelos são um dos alimentos ou ingredientes alimentares mais caros do mundo. Sua utilização é restrita à culinária gourmet. Em alguns lugares são consumidos como aperitivo. Lembrando que, não lave as trufas, limpe-as delicadamente com uma escova macia.

Aviso de segurança

Antes de consumir trufas negras, a primeira coisa a reconhecer é sua qualidade. Preste atenção se elas não estão machucadas, cortadas ou quebradas. As trufas de qualidade não devem ser macias, e sua superfície deve ser lisa e áspera.

Por dentro, elas devem ser de cor marrom escura a preta, com linhas finas irregulares. Outro indicador de qualidade é o aroma, que deve ser forte e lembrar terra fresca e úmida.

Consumida em pequenas quantidades, ficou comum encontrá-la finamente ralada ou fatiada em cima da preparação. Ela dá sabor e aroma a massas, pizzas, ovos e queijos.

Uma dica é que, quando for adicioná-lo ao prato, o faça no último momento para aproveitar todos os aromas e sabores. Seus componentes são muito voláteis. Não é necessário quase nenhum cozimento.

Fonte

  1. www.mdpi.com/1420-3049/20/10/19489/pdf-Antioxidants of Edible Mushrooms. (em inglês)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.