Semente de papoula previne doenças e promove a saúde, veja!

18 de fevereiro de 2018 7 minutos de leitura
semente de papoula

As sementes de papoula são muito valorizadas tanto na culinária quanto do ponto de vista medicinal. Muitas culturas antigas, como a chinesa e a hindu, já as utilizavam e hoje elas são muito valorizadas por seus múltiplos usos na culinária.

Entre as propriedades mais importantes das sementes de papoula estão as propriedades nutricionais, cardiovasculares, digestivas e antioxidantes. Embora as sementes de papoula tragam muitos benefícios à saúde, é importante considerar que pode haver efeitos colaterais. A seguir falaremos sobre o que são, as propriedades das sementes de papoula e suas contraindicações.

Conheça mais as sementes papoula

As sementes de papoula são sementes oleaginosas provenientes da flor de mesmo nome (Papaver somniferum L), que as pessoas usam há séculos como fonte de ópio para aliviar a dor e doenças como tosse e diarreia.

Adequadas para consumo humano, as sementes de papoula não têm as mesmas propriedades opiáceas da planta derivada. Elas são uma excelente fonte de muitos dos nutrientes de que o corpo precisa para se manter forte, como proteínas, fibras, cálcio, magnésio e zinco.

Embora não sejam tão populares quanto outras variedades de sementes, como chia, linhaça, gergelim ou girassol, as sementes de papoula estão ganhando destaque como aliadas de uma dieta saudável e equilibrada. Por esse motivo, elas são recomendadas para atletas e, no caso de vegetarianos e veganos, por sua contribuição de antioxidantes, aminoácidos e ácidos graxos essenciais.

Benefícios da semente de papoula para a saúde

As pequenas sementes de papoula guardam muitas surpresas. Além de dar um sabor delicioso aos produtos de panificação, elas têm propriedades benéficas para a saúde, confira.

Nutritivo

As sementes de papoula são uma fonte rica de nutrientes, incluindo gorduras saudáveis, proteínas, fibras alimentares, vitaminas e minerais. Esses nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do corpo e também contribuem para uma dieta equilibrada.

Funcionam como antioxidantes

Essas sementes contêm compostos antioxidantes, como flavonoides e ácidos fenólicos, que desempenham um papel importante na proteção das células contra o estresse oxidativo. Esses compostos agem neutralizando e estabilizando os radicais livres, que são capazes de danificar as células, prevenindo o envelhecimento precoce e o possível desenvolvimento de doenças.

Protegem o sistema cardiovascular

As sementes de papoula são uma fonte de ácidos graxos poliinsaturados, como o ácido linoleico (ômega 6) e o ácido linolênico (ômega 3). Esses ácidos graxos são essenciais para manter a boa saúde cardiovascular, pois podem reduzir os níveis de LDL (colesterol “ruim”) e triglicérides no sangue e melhorar os níveis de HDL (colesterol “bom”).

Melhoram a digestão

São uma boa fonte de fibra alimentar, ajudando a promover a regularidade do trato digestivo e a prevenir a constipação, pois aumentam o volume das fezes, facilitando sua passagem pelo sistema digestivo. Além disso, elas podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e melhorar a saúde intestinal.

Processamento das sementes de papoula

Dado todos esses benefícios para saúde, só resta uma dúvida: como processar as sementes de papoula e consumilas? A seguir, confira nossas dicas de uso para aproveitar ao máximo os benefícios dessa semente.

Dicas de consumo

As sementes frescas de papoula inteira ou moída podem estar disponíveis nos supermercados. As sementes são ricas em gorduras poliinsaturadas, o que as torna vulneráveis ​​à oxidação e tornam-se rançosas.

Portanto, compre sementes frescas inteiras de boa qualidade da loja autêntica. Armazene a papoula em locais frescos, secos e escuros, em recipientes herméticos onde permanecerão frescos por até seis meses.

Armazene a papoula em locais frescos, secos e escuros, em recipientes herméticos onde permanecerão frescos por até seis meses. As sementes de papoula são um dos itens favoritos em muitas cozinhas.

Eles adicionam sabor especial de noz às receitas. Seu sabor é um pouco aumentado ao assar eles em uma panela sob um calor suave. A fritura delicada libera óleos essenciais aromáticos especiais nas sementes e melhora o crocante.

Usos medicinais

As sementes de papoula são uma fonte de fibras e ajudam a manter o estômago saciado (ou cheio) por um período mais longo. Elas também contêm magnésio, para a saúde dos ossos e a coagulação do sangue, e cálcio, que também desempenha um papel na saúde dos ossos, excedendo 1.400 mg do mineral por 100 gramas.

Devido ao seu conteúdo em ácidos graxos saudáveis, como o ômega 3 e o ômega 6, são importantes para pessoas com problemas cardiovasculares, pois reduzem os níveis de colesterol. Da mesma forma, devido à sua riqueza em fibras alimentares, controla os níveis de glicose e/ou açúcar no sangue, o que é particularmente importante para pessoas com diabetes. Também para a constipação, ajuda os alimentos e os resíduos a se moverem pelo sistema digestivo de forma furtiva.

Uma pesquisa publicada na Bioresources Technology afirma a presença de antioxidantes na semente e como isso contribui para retardar o envelhecimento celular. Isso a torna interessante para pessoas com problemas de pele.

Conhecida ao mesmo tempo como um analgésico natural, devido ao seu conteúdo de alcalóides opiáceos, ela ajuda a relaxar o sistema nervoso em casos de estresse e ansiedade, razão pela qual as infusões de papoula são recomendadas para adormecer e combater a insônia.

De acordo com um estudo publicado no Journal of the Science of Food and Agriculture, o potássio e o cálcio são os elementos predominantes nas sementes de papoula. Ambos essenciais para o corpo, eles contribuem para ossos e dentes fortes e garantem a boa circulação do sangue pelos vasos sanguíneos. Portanto, não se deixe enganar, elas podem ser pequenas, mas têm grandes propriedades. E estão repletas de nutrientes para o corpo.

Aviso de segurança

As sementes de papoula têm muitos benefícios para a saúde, mas também podem ter algumas contraindicações. Antes de começar a consumi-las, é importante considerar alguns casos em que elas podem ser contraproducentes:

  • Mulheres grávidas: as sementes de papoula não são recomendadas para mulheres grávidas porque não há informações suficientes sobre os efeitos colaterais que elas podem causar. Se você estiver grávida e decidir consumir sementes de papoula, deve consultar um médico especialista.
  • Dores de estômago: como ocorre com outros alimentos, o consumo excessivo de sementes de papoula pode causar dores de estômago.
  • Reações alérgicas: as sementes de papoula podem causar alergias em algumas pessoas, especialmente naquelas mais sensíveis. Em caso de dúvida, consulte um profissional de saúde antes de consumir.
  • Testes de drogas: embora o ópio seja extraído do látex presente nos frutos verdes, é importante observar que todas as partes da planta da papoula podem conter alcalóides, como morfina e codeína. Portanto, é possível que o consumo de alimentos que contenham uma quantidade significativa de sementes de papoula possa gerar um resultado falso positivo em um teste de drogas para opiáceos.

Por fim, vale a pena observar que, embora existam sites que recomendam as sementes de papoula para dormir, não há informações precisas suficientes. No entanto, as sementes de papoula contêm pequenas quantidades de alcalóides, como morfina e codeína (substâncias narcóticas), mas como são encontradas em concentrações muito baixas nas sementes, não são suficientes para causar efeitos sedativos ou entorpecentes significativos quando consumidas em quantidades normais como parte de uma dieta.

Fonte

  1. USDA National Nutrient Database (em inglês).
  2. Stanford School of Medicine Cancer information Page-Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.