Sapodila, sabe por que ela é uma fruta curiosa e a sensação da Asia?
Sapodila é uma fruta tropical de polpa macia e facilmente digerível composta de açúcares simples como frutose. Em outras palavras, é uma fruta doce e saborosa como uma manga ou uma banana.
Cada fruta sapodila é uma baga oval ou redonda e mede cerca de 10 cm de diâmetro e pesa cerca de 150g. Uma árvore tem até 2.000 frutas / ano. Essa fruta tropical contém vitaminas A, C e B, magnésio, potássio, cálcio e fósforo, confira tudo o que você precisa saber sobre ela.
Conheça mais a sapodila
Com a chegada do outono, dizemos adeus às frutas mais frescas do verão, mas damos as boas-vindas às frutas doces e quentes da estação, com as quais podemos fazer uma grande variedade de preparações em sintonia com a estação. A sapodila é uma das frutas da estação que você não deve hesitar em experimentar, pois, além de seu sabor agradável, tem muitos benefícios para o corpo e sua proteção.
A sapodila é uma fruta oval de cor marrom avermelhada, de sabor adocicado e sementes pretas, originária das florestas tropicais da Península de Yucatán, Guatemala e Belize, adquirida da chamada árvore chicle, que pode atingir 40 metros de altura.
A fruta Sapoti tem superfície externa cinza / marrom, arenosa, tipo kiwifruit, mas sem confusão. Os frutos não maduros possuem polpa branca, dura e não comestível que secreta láxia pegajosa contendo substância tóxica saponina.
Este látex lácteo desaparece gradualmente, e sua carne branca torna-se marrom como a fruta madura. Uma vez amadurecida, torna-se macia, adquire um sabor doce e uma textura lisa ou granulada com sabor leve e almiscarado.
Contém cerca de 3-10 sementes não comestíveis, pretas, lisas e brilhantes localizadas no centro. A fruta é de alta caloria: 100 g fornece 83 KCal (quase o mesmo que as calorias em batata doce e banana).
Benefícios da sapodila
Antes de tudo, uma das virtudes de consumir essa fruta durante o verão é que ela tem um valioso teor de água, além de muitas vitaminas essenciais. Também possui propriedades antioxidantes, além de fibras solúveis, taninos, substâncias adstringentes e muitas substâncias aromatizantes, como ácidos orgânicos (cítrico, tartárico e málico) em sua polpa.
No entanto, ela é rica em açúcar, com poucas calorias (aproximadamente 50 a 10 g). Também contém potássio e uma pequena quantidade de magnésio, cálcio e ferro, além de pequenas quantidades de vitaminas B e C.
Restaurar os processos digestivos
Quando consumidas cruas, elas são uma excelente fonte de fibras, perfeitas para pessoas com prisão de ventre, e também ajudam os processos digestivos do corpo. As sementes contêm resinas e gorduras que são usadas como diuréticos.
É uma fonte de vitamina A, cálcio e minerais
Rica em vitamina A, que é adquirida diretamente da fruta e é essencial para uma excelente visão e para prevenir ou retardar a presença de dificuldades desses elementos.
Também contém potássio, um mineral que intervém na normalização da ação elétrica do coração, previne a saúde cardiovascular ao reduzir os níveis de colesterol e, como fonte de cálcio, fortalece os ossos e os dentes.
Previne a anemia e protege o sistema nervoso central
O consumo de sapoti contém vitamina B6, que ajuda a aliviar os sintomas da anemia (principalmente a exaustão). Além da vitamina C, essa fruta aumenta a absorção de ferro dos alimentos vegetais, prevenindo ou combatendo a anemia por deficiência de ferro.
Ela também previne o envelhecimento e os distúrbios do sistema nervoso central relacionados à idade, graças à vitamina B3 encontrada na fruta.
Ativa o sistema imunológico
Contém uma grande quantidade de vitamina C, que ajuda a limpar os radicais livres que são tão prejudiciais às células e, ao mesmo tempo, ativa a atividade correta de nosso sistema imunológico com suas propriedades antioxidantes.
Funciona como antisséptico
Muito usado para curar infecções na garganta, aliviar a diarreia e a disenteria.
Melhora o cabelo e a pele
Na América Central, o óleo obtido da semente é usado como um tônico para a pele e para beneficiar o crescimento do cabelo.
Melhora a hipertensão
Além disso, em certas regiões, algumas folhas são fervidas para preparar um chá e bebidas três vezes ao dia, ajudando a regular a pressão arterial.
Processamento da sapodila
É difícil dizer quando uma sapodila está pronta para a colheita. O fruto maduro parece marrom e facilmente se separa do caule sem o vazamento de látex. Uma forma de saber se a fruta está madura é raspar a sapodila para se certificar de que a pele não é verde por baixo do espelho.
No comércio, selecione sapodilla fresca com pele lisa e intacta e sem cortes / rachaduras, hematomas ou rugas. Contudo, uma vez madura, a fruta apenas cede a uma pressão suave do polegar. Essa é uma boa forma de descobrir se ela está boa para o consumo.
Como consumir
Ademais, lave a casca da areia antes de comer em água fria. A sapodilha fresca deve ser comido quando se torna macio. Corte a fruta em duas metades, depois cole a carne usando uma colher e descarte as sementes. A fruta deve ser apreciada sem quaisquer adições para experimentar o seu sabor único.
Dicas de consumo:
- Seções frescas de sapota são uma excelente adição às saladas de frutas.
- Sapodilla-milkshake (chikoo milkshake), um tipo de smoothie é uma das bebidas favoritas na Ásia.
- Muito usada em gelados, gelatina, bolos, torta etc.
Fontes
- Subtropical gardening. (em inglês).
- USDA National Nutrient database (em inglês).