Pimenta mace, que tal sabor que combate a depressão?

4 de novembro de 2018 5 minutos de leitura
pimenta mace

Os grãos de pimenta mace são as frutas da árvore noz-moscada, que pertence à família Moscadeira, uma árvore trepadeira que cresce em áreas tropicais úmidas. Contém uma substância alcaloide chamada piperina, que, quando administrada continuamente, traz benefícios à saúde.

A combinação de pimenta mace com carnes grelhadas e pratos de queijo é muito popular e recomendamos que você a experimente. A pimenta mace também se tornou um ingrediente frequente em sobremesas com chocolate preto e branco, mas, nesse caso, use com cuidado para que não roube todo o sabor do prato. Agora conheça mais a pimenta mace e os benefícios que ela traz para sua saúde. Veja abaixo:

Conheça mais a pimenta mace

Antes de mais nada, a pimenta mace é uma especiaria desidratada obtida a partir da parte externa do caroço da noz-moscada. A noz-moscada e a pimenta mace são dois subprodutos da fruta de noz-moscada.

Entretanto, a pimenta mace possui maior concentração de compostos voláteis e aroma mais intenso do que a noz. Pelas mesmas razões, a pimenta possui preço mais elevado, sendo mais apreciada na culinária.

A fruta da noz-moscada é de fato uma drupa, assim como o damasco. Uma vez madura, ela se abre, revelando uma semente única, dura e oval, conhecida como noz-moscada.

Benefícios da Pimenta Mace à saúde

As qualidades dessa especiaria para a saúde são muitas e comprovadas. Ele contém uma substância alcaloide chamada piperina que, quando administrada continuamente, traz benefícios à saúde:

Ajuda a emagrecer

Se você ingerir uma colher de sopa de pimenta por dia, se sentirá mais saciado e comerá menos alimentos que engordam, o que indiretamente ajuda a perder peso. Ela também atua diretamente na eliminação da gordura corporal consumida durante as refeições, pois é um termogênico natural.

Ajuda a combater o envelhecimento precoce e várias doenças

Por ser um alimento antioxidante, a pimenta mace ajuda a combater o envelhecimento precoce e a prevenir doenças como câncer, diabetes e até mesmo o mal de Alzheimer.

Ajuda a prevenir a gripe

Como mencionado acima, a pimenta mace é, na verdade, uma fruta. E é uma fruta com maior concentração de vitamina C do que a encontrada nas laranjas, o que é muito útil na prevenção da gripe. Ela também contém várias vitaminas, como A, B1, B2 e E.

Uma fonte de minerais e fibras

Ela tem vários nutrientes que são importantes para o nosso corpo, seu funcionamento e para a prevenção de doenças, como cálcio, ferro e fibras!

Tabela Nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 475 kcal 24%
Carboidratos 50,50 g 39%
Proteína 6,71 g 12%
Gordura total 32,38 g 162%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 20,2 g 54%
Vitaminas Valor nutricional Recomendação diária
Folatos 76 µg 19%
Niacina 1,350 mg 8%
Piridoxina 0,160 mg 12%
Riboflavina 0,448 mg 34%
Tiamina 0,312 mg 26%
Vitamina A 800 UI 27%
Vitamina C 21 mg 35%
Eletrólitos Valor nutricional Recomendação diária
Sódio 80 mg 5%
Potássio 463 mg 10%
Minerais Valor nutricional Recomendação diária
Cálcio 252 mg 25%
Cobre 2,467 mg 274%
Ferro 13,90 mg 174%
Magnésio 163 mg 41%
Manganês 1.500 mg 65%
Fósforo 110 mg 30%
Zinco 2,15 mg 20%

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Processamento da Pimenta Mace

Uma vez colhida, a sua polpa externa ou casca é removida ou descartada. Sob essa casca resistente está uma trama de fios de coloração vermelho púrpura conhecida como Mace, a qual envolve firmemente a semente de noz moscada.

Aderida firmemente à semente de noz-moscada, pode ser observada uma trama de fios de coloração vermelho púrpura denominada mace. Essa trama de fios pode ser retirada cuidadosamente do caroço da noz, manualmente ou com o auxílio de uma faca.

Posteriormente, precisar ficar desidratada à sombra por três a quatro dias, adquirindo a coloração âmbar. Após a desidratação, a pimenta mace é moída e distribuída para o comércio.

Seleção e armazenamento

No supermercado você pode adquirir a pimenta mace integral, em lâmina, ou em pó embalado a vácuo. Dê preferência às pimentas mace em lâminas, já que a pimenta em pó pode perder o seu sabor rapidamente devido à evaporação de seus compostos voláteis.

Além disso, existe a possibilidade de a pimenta em pó estar adulterada. Armazene as lâminas da pimenta em recipientes herméticos e em local fresco, escuro, seco, onde poderá permanecer por até vários meses.

A pimenta mace em pó, entretanto, deve ser armazenada em embalagens fechadas e utilizadas o mais rápido possível.

Uso culinário

Tanto a noz-moscada como a pimenta mace são utilizadas amplamente na culinária, ainda que a pimenta mace e a noz possam ser usadas alternadamente, possui sabor mais intenso do que a noz-moscada, e confere coloração levemente amarelada às preparações.

Aviso de segurança

Portanto, o consumo de grandes quantidades pode causar transpiração, palpitações, dor de cabeça, dores no corpo e em casos severos, alucinações e delírios.

  • Doenças digestivas: a pimenta pode irritar e, portanto, contra-indicado para pessoas com úlceras gástricas, refluxo, dispepsia, azia, doença inflamatória intestinal, doença de Crohn etc., pois pode piorar os sintomas devido ao aumento das secreções gástricas.
  • Pessoas com hemorroidas: o consumo de pimenta pode aumentar a dor e a coceira causadas pelas hemorroidas.

Na gestação e na lactação está liberado com uso moderado.

Fontes

Conteúdos consultados (em inglês):

  1. USDA National Nutrient Database.
  2. Department of Export Agriculture.
  3. Pubmed.gov
  4. Gernot Katzar’s Spice pages.
  5. Cooking with herbs and spices- by Andi Clevely- page 310-311.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.