Noz-moscada: poderoso afrodisíaco, tempero e medicamento

4 de novembro de 2018 7 minutos de leitura
noz-moscada

Os benefícios da noz-moscada para a saúde são um tanto desconhecidos. Essa especiaria aromática é muito popular na cozinha, onde pode ser usada em bebidas, bolos, molhos ou cremes. Além de uma pequena contribuição nutricional, ela contém alguns ingredientes ativos com atividade anti-inflamatória e antioxidante. É por isso que seus possíveis efeitos sobre a saúde estão em pesquisas.

A noz-moscada tem ação analgésica, anti-inflamatória e antioxidante. Entretanto, seu uso requer alguns cuidados, pois é prejudicial em altas doses. No artigo a seguir, vamos detalhar algumas dessas informações, bem como as precauções necessárias, para um uso saudável e com moderação.

Conheça mais a noz-moscada

A noz-moscada é um dos condimentos apreciados desde a antiguidade por suas propriedades aromáticas, afrodisíacas e curativas. Ela é, na verdade, uma semente (caroço) da fruta da árvore Miristica fragans, árvore nativa da Indonésia.

A fruta da qual se obtêm a noz é uma drupa do tamanho de um damasco, que quando amadurece, abre-se, revelando um caroço único, central e oval, conhecido como noz-moscada. Contudo, essa semente (caroço) é intimamente envolvida por uma trama de fios de coloração vermelho-púrpura, conhecida como mace. Ambos os condimentos apresentam sabor picante e adocicado.

Benefícios da noz-moscada para a saúde

Primeiramente, antes de continuar a explicar as pesquisas realizadas sobre a noz-moscada e seus possíveis efeitos positivos, é preciso uma palavra de cautela. Assim como ocorre com outras plantas ou especiarias, deve-se ter cautela antes de fazer alegações de saúde para a população em geral. 

Por um lado, o efeito do consumo de noz-moscada em seres humanos não possui testagem até o momento. Sabe-se que ela é segura em quantidades dietéticas, mas não se sabe se ela pode ajudar a melhorar algum aspecto específico ou prevenir doenças. Além disso, grande parte das pesquisas sobre suas propriedades foi realizada em animais ou em testes de laboratório.

Por fim, muitos dos benefícios observados ocorre devido aos ingredientes ativos da especiaria, extraídos e concentrados para testes. Mas a quantidade deles ingerida em um nível culinário está longe de ser o total observado como tendo efeito.

Com isso em mente, vamos enumerar os campos de pesquisa e os possíveis benefícios à saúde da noz-moscada.

Ela pode ter um efeito hepatoprotetor

Com base no uso tradicional da noz-moscada na medicina chinesa, os autores deste artigo no Journal of Proteome Research analisam sua possível atividade protetora das células hepáticas.

A ingestão de um extrato aquoso da especiaria levou a uma melhora nos danos ao fígado em camundongos, graças à atividade antioxidante e anti-inflamatória de alguns de seus ingredientes ativos. Parece que são as lignanas que exercem esse efeito positivo. No entanto, também são necessárias mais pesquisas para entender os mecanismos exatos e as possíveis aplicações.

Embora as evidências ainda sejam limitadas, foram atribuídas à noz-moscada propriedades hepatoprotetoras.

Pode ajudar a aliviar a dor

Entre todos os compostos ativos contidos na noz-moscada, alguns desempenham um papel antioxidante e anti-inflamatório. É por esse motivo que ela pode ajudar a reduzir a dor.

Isso é sugerido por dados de um estudo com animais publicado na Food and Nutrition Research. Após a ingestão de óleo de noz-moscada, a inflamação e o inchaço nas articulações foram reduzidos. Isso sugere um possível uso como composto analgésico.

Fornece antioxidantes

Os extratos obtidos dessa semente têm efeitos antioxidantes. Portanto, é possível apontar que um dos benefícios da noz-moscada no organismo é a proteção contra o estresse oxidativo. Esse último acontece por um desequilíbrio de especiarias reativas de oxigênio, que, por sua vez, podem causar danos às células e aos tecidos. É o que diz este artigo da revista Oxidative Medicine and Cellular Longevity.

Além disso, se esse excesso de radicais livres não puder ser combatido, problemas degenerativos e algumas doenças crônicas podem aparecer a longo prazo.

Pode melhorar a glicose no sangue

Os antioxidantes não apenas protegem contra o estresse oxidativo, mas também podem ajudar outros aspectos do corpo. Por exemplo, os autores deste estudo na Folia Morphologica atribuem um efeito protetor às células beta do pâncreas e sugerem uma possível atividade antidiabética. 

Novamente, porém, deve-se observar que foram usados extratos de noz-moscada para essa análise e que a quantidade de ingrediente ativo nesses extratos é muito maior do que a encontrada em produtos culinários. Trata-se também de um estudo realizado em animais.

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 525 kcal 26
Carboidratos 49,29 g 38%
Proteína 5,84 g 10%
Gordura total 36,31 g 180%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 20,8 g 55%
Vitaminas Valor nutricional  Recomendação diária 
Folatos 76 µg 19%
Niacina 1,299 mg 8%
Piridoxina 0,160 mg 12%
Riboflavina 0,057 mg 4%
Tiamina 0,346 mg 29%
Vitamina A 102 UI 3,5%
Vitamina C 3 mg 5%
Eletrólitos Valor nutricional  Recomendação diária 
Sódio 16 mg 1%
Potássio 350 mg 7,5%
Minerais Valor nutricional  Recomendação diária 
Cálcio 184 mg 18%
Cobre 1,027 mg 114%
Ferro 3,04 mg 38%
Magnésio 183 mg 46%
Manganês 2,900 mg 126%
Fósforo 213 mg 30%
Zinco 2,15 mg 20%
Fito-nutrientes Valor nutricional  Recomendação diária 
Caroteno-ß 16 µg
Cripto-xantina-ß 90 µg
Luteína-zeaxantina 0 µg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Processamento da noz-moscada

Antes de mais nada, a árvore da noz-moscada frutifica até três vezes por ano. Uma vez colhida, o seu envoltório externo, ou casca, é removido ou descartado. O caroço da noz-moscada é então desidratado ao sol por vários dias ou semanas.

Em escala comercial o processo de desidratação da noz ocorre mais rapidamente, utilizando-se equipamentos apropriados de secagem até que o caroço desprenda-se da casca. Podendo ir misturada à água adicionada de gotas de limão para prevenir a infestação de insetos e a germinação de sementes.

Seleção e armazenamento

Nos supermercados é possível encontrar a noz-moscada inteira, assim como na sua forma em pó. Tente comprar a noz inteira, ou o caroço, ao invés da sua forma em pó, já que eventualmente pode ocorrer adulteração ou adição de variedades de noz moscada de qualidade inferior.

Dê preferência a embalagens devidamente fechadas, com data de validade, de marcas autênticas e de empresas com boa reputação. Armazene a noz-moscada em recipientes fechados, em locais frescos, escuros e secos, onde poderá permanecer por muitos meses.

Uso culinário

Tanto a noz moscada como a pimenta mace estão muito utilizadas em preparações culinárias. A pimenta mace possui sabor suave e proporciona coloração amarela aos alimentos. 

Geralmente utiliza-se o caroço de noz moscada ao invés da sua forma em pó devido ao seu maior conteúdo de compostos voláteis, o que confere sabor e frescor às receitas.

De uma maneira geral, os caroços desidratados são moídos ou ralados imediatamente antes de serem adicionados às preparações; e de preferência como último ingrediente.

Aviso de segurança

Portanto, o consumo da noz-moscada em grandes quantidades causa falta de concentração, transpiração, palpitações, dor corporal, e em casos graves, alucinações e delírios.

Ademais, seu uso está liberado com moderação, na gravidez e lactação quando consumida em pequenas quantidades.

Fontes

Conteúdos utilizados (em inglês):

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.