Como uma das frutas mais conhecidas e aplicadas em receitas de doces, o morango é uma das opções favoritas do cardápio brasileiro, muito influente nas refeições de muitas pessoas em vários lugares do mundo. Seu doce sabor e sua essência deliciosa são a combinação perfeita para diferentes pratos e receitas.
O morango jardim, seu tipo mais conhecido, foi criado pela primeira vez na Bretanha, ao noroeste da França, em torno de 1750. O fruto surgiu a partir do cruzamento de espécies variadas, a Fragaria virginiana e a Fragaria chiloensis, a primeira trazida da América do Norte e a segunda oriunda do Chile.
Existem doze principais espécies de morangos popularizadas pelo comércio mundial. Entre as mais conhecidas, podemos apontar a Fragaria chiloensis, Fragaria daltoniana, Fragaria moschata, Fragaria vesca, Fragaria virginiana e Fragaria viridis.
Com alto potencial comercial, o morango tem plantações diversas e é amplamente vendida pelo mundo. Todas as espécies do morango giram em torno do gênero Fragaria. O morango pertence à família Rosaceae, junto com outros frutos e legumes como a maçã, fazendo parte da subfamília Maloideae.
Cultivos do Morango
Cultivado em várias partes do mundo, o principal espaço de cultivo do morango atualmente é no continente europeu. O cultivo morangueiro no Brasil se concentra em regiões frias e de média temperatura, como no Rio Grande do Sul, interior de São Paulo e interior de Minas Gerais, além de Goiás, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraná.
Estrutura do Fruto de Morango
O fruto vermelho é constituído pelo receptáculo da flor original, contando com várias sementes visíveis no seu exterior, compondo o morango em toda sua dimensão. Tecnicamente, a parte carnuda do fruto deriva do receptáculo que sustenta os ovários da flor.
Países de origem do Morango
O morango surgiu na França, se espalhando por vários países do continente europeu em sua produção inicial.
7 Benefícios do fruto do Morango para saúde!
- Morango é pobre em calorias (32 kcal/100g) e gorduras, mas são ricos em fontes de promoção da saúde fito-nutrientes minerais e vitaminas que são essenciais para uma ótima saúde.
- O fruto do morango têm quantidades significativamente elevadas de flavonoides fenólicas fito-químicos chamadas antocianinas e ácidos elágico. Estudos científicos mostram que o consumo de bagas de palha pode ter benefícios de saúde potenciais contra o câncer, envelhecimento, inflamação e doenças neurológicas.
- Morango tem um valor ORAC (capacidade de absorção de oxigênio radical, uma medida de antioxidante força) de cerca de 3577μmol TE por 100 gramas.
- O morango é uma excelente fonte de vitamina C – 100 g proporcionar 58,8 mg ou cerca de 98% de RDI, que também é um poderoso antioxidante natural. O consumo de frutas ricas em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos, inflamação balcão e varrer os radicais livres nocivos.
- Morango é rico em complexo B grupo de vitaminas. Morango contém quantidades muito boas de vitamina B-6, niacina, riboflavina, ácido pantotênico e ácido fólico. Essas vitaminas estão atuando como co-fatores ajudam o corpo a metabolizar carboidratos, proteínas e gorduras.
- Morango contem vitamina A, vitamina E e de promoção da saúde flavonoide poli antioxidantes fenólicos tais como a luteína, zea-xanthin, e betacaroteno em pequenas quantidades. Estes compostos atuam como ajudar scavengers de proteção contra o oxigênio de radicais livres e as espécies reativas de oxigênio (ROS) que desempenham um papel em processos de envelhecimento e de várias doenças.
- Além disso, morango contêm uma boa quantidade de minerais como potássio, flúor manganês, ferro, cobre e iodo. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e da pressão sanguínea. O manganês é usado pelo corpo como um cofator para a enzima antioxidante superóxido dismutase. O cobre é necessário para a produção de células vermelhas do sangue. O ferro é necessário para a formação de glóbulos vermelhos. O flúor é um componente dos ossos e dentes e é importante para a prevenção de cáries dentárias.