Maracujá

O fruto de maracujá ou granadilha é agradavelmente doce, azedo é rico em nutrientes benéficos a saúde. Botanicamente esse fruto exótico pertence à família de Passiflorácea, Gênero: Passiflora e Nome científico: Passiflora edulis. Maracujá é nativo das regiões subtropicais e selvagens da América do Sul, tendo o Paraguai como pais de origem. A planta do maracujá é um ávido alpinista – videira, que cresce em qualquer lugar que que possa ficar preso através de tentáculos. A planta passiflora requer solos bem drenados, férteis e boa umidade para florescer. Ela cresce rapidamente e atinge cerca de 15-20 metros por ano, uma vez estabelecidas. Sua média de vida é de cerca de 5-7 anos.

Existem aproximadamente 50o tipos de cultivos do maracujá, no entanto, duas principais tipo roxo e frutos de maracujá amarelo são amplamente cultivados. Durante cada temporada, a videira tem-esverdeado flores brancas perfumadas. O maracujá apresenta rodada de forma oval, de 4 a 8 centímetros de diâmetro, tem uma casca dura como mangostão casca. O peso médio é cerca de 35-50 g. No interior, o fruto de maracujá é composto por sacos membranosos que contêm luz de cor laranja, suco de polpa com inúmeras pequenas, duras, marrom-escuro ou preto, sementes sem caroço. Maracujá  amarelo é geralmente maior do que as variedades de púrpura, mas a polpa do fruto púrpura é menos ácido, com aroma e sabor mais rico, possuí também uma proporção mais elevada em sua polpa.

maracuja-beneficios

7 Benefícios do Fruto de Maracujá para Saúde!maracuja-nutrientes

  • Delicioso, maracujá é rica fonte de antioxidantes, minerais, vitaminas e fibras. 100 g de fruta contêm cerca de 100 calorias.
  • A fruta do maracujá é uma boa fonte de fibra alimentar. 100 g de polpa de fruta contêm 10,4 g ou 27% de fibra. A fibra do fruto ajuda a remover o colesterol do corpo. A fibra dietética insolúvel, também age como um laxante de volume, ajudando a proteger a membrana mucosa do cólon, diminuindo o tempo de exposição a substâncias tóxicas no cólon, bem como a ligação a substâncias cancerígenas no cólon.
  • Maracujá é bom em vitamina C, fornecendo cerca de 30 mg por 100 g. Vitamina C – ácido ascórbico é um potente antioxidante solúvel em água. O consumo de frutas ricas em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra a gripe-como agentes infecciosos e varrer prejudiciais, pró-inflamatórias radicais livres.
  • O fruto de maracujá contém muito bons níveis de vitamina A – 1274 fornece cerca de UI por 100 g, e antioxidantes, tais como flavonoides β-caroteno e criptoxantina-β. Pesquisas atuais sugerem que estes compostos têm propriedades antioxidantes, e junto com a vitamina A são essenciais para o bom olho vista.
  • A vitamina A é também necessária a manutenção das membranas mucosas e da pele saudável. Consumo de frutas naturais ricos em vitamina A, e os flavonoides ajuda a proteger contra cancros do pulmão e da cavidade oral.
  • Maracujá fresco é muito rico em potássio. 100 g de polpa de fruta tem cerca de 350 mg de potássio. O potássio é um componente importante das células e fluidos corporais, e ajuda a regular a frequência cardíaca e da pressão sanguínea.
  • Além disso, maracujá é uma boa fonte de minerais. Ferro cobre magnésio e fósforo, estão presentes em quantidades suficientes no fruto.

Veja mais no vídeo sobre os Benefícios do Fruto de Maracujá para Saúde!

Rodrigo Fragoso

Fundador do Forma Saudável e um obstinado divulgador da alimentação saudável. Rodrigo Fragoso trabalhou como Plant -based chef alguns anos no Rio de Janeiro, onde participou de uma matéria chamada “36 Hours” do The New York Times. Atualmente trabalhando com info-produtos e consultorias de gastronomia vegana por todo o Brasil. Instagram: @chef.drigo

1 Comentário

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.