Mandioquinha

beneficios-da-mandioquinha

A mandioquinha tem aparência similar e características de crescimento como outros membros da família Apiaceae, assim como a cenoura, salsa, aipo, cominho e endro. Sendo um dos vegetais intimamente relacionados à família das cenouras. Botanicamente, a mandioquinha pertence à Umbelliferae – Apiaceae família do gênero: Pastinaca . Pastinaca sativa é uma cultura bienal  do inverno nativo no Mediterrâneo.

Estrutura da mandioquinha

No primeiro ano, a mandioquinha cresce cerca de 1-1,5 metros de altura e tem raízes subterrâneas, que geralmente são colhidas após a primeira geada da temporada.

Se deixado em repouso, a planta da mandioquinha se desenvolve aglomerados em forma de guarda-chuva de pequenas flores amarelas e sementes durante a próxima temporada. Tem raízes grossas, carnudas parecido com o da cenoura, nas cores branco ou creme, com sabor mais doce do que a cenoura.

Cultivo da mandioquinha

A geada do inverno é essencial para uma boa colheita da mandioquinha, como geada converte a maior parte do amido em açúcares e ajuda a desenvolver melhor algumas raízes, até mesmo o nabo. A mandioquinha é geralmente colhida quando atinge entre cerca de seis a dez centímetros de comprimento, puxando a planta inteira, juntamente com sua raiz , mesmo método das cenouras.

7 benefícios da mandioquinha para a nossa saúde!

A mandioquinha contém mais açúcar do que a cenoura, rabanete e o nabo . 100 g fornecem até 75 calorias podendo comparar com algumas frutas como bananas e uvas . No entanto, o seu doce, suculento raiz é rica em vários saúde beneficiam fito-nutrientes, vitaminas, minerais e fibras.

2# Mandioquinha é uma das fontes excelentes de fibra dietética solúveis e insolúveis . 100 g de raiz fornece 4,9 mg ou 13% de fibra. O consumo adequado de fibras na dieta ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, obesidade e condições de constipação.

3# Mandioquinha como em cenouras e outros membros da família apiaceae legumes, pastinaca também contém muitos poli-acetileno antioxidantes, como falcarinol, falcarindiol, panaxydiol, e metil-falcarindiol .

4# Vários estudos de cientistas da Universidade de Newcastle em Tyne descobriram que esses compostos têm função anti-inflamatória, anti-fúngicos e anti-câncer e oferecer proteção contra o câncer de cólon e leucemia linfoblástica aguda.

5# Mandioquinha contém bons níveis de vitamina C, fornece cerca de 17 mg ou 28% da RDA. A vitamina C é um poderoso solúvel em água anti-oxidante, facilmente disponíveis para nós a partir de fontes naturais. Ele ajuda o corpo a manter o tecido conjuntivo saudável, dentes e gengiva. A sua propriedade anti-oxidante ajuda a proteger de doenças e cancros pelos radicais livres prejudiciais do organismo.

6# Mandioquinha tem a raiz rica em diversos grupos do complexo B de vitaminas, tais como ácido fólico, vitamina B-6 (piridoxina), tiamina e ácido pantoténico, assim como vitamina K e vitamina E.

7# Além disso, também tem níveis saudáveis de minerais como o ferro, o cálcio, cobre, potássio, manganês e fósforo. O potássio é um componente importante de células e fluidos corporais, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e da pressão sanguínea por efeitos de sódio combate.

Veja no vídeo uma Receita Saudável de Nhoc de Mandioquinha!

Rodrigo Fragoso

Fundador do Forma Saudável e um obstinado divulgador da alimentação saudável. Rodrigo Fragoso trabalhou como Plant -based chef alguns anos no Rio de Janeiro, onde participou de uma matéria chamada “36 Hours” do The New York Times. Atualmente trabalhando com info-produtos e consultorias de gastronomia vegana por todo o Brasil. Instagram: @chef.drigo

4 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.