Maçã: suas propriedades, benefícios e receitas

30 de março de 2013 7 minutos de leitura
[addtoany]

Antes de mais nada, a maçã nos fornece grande parte da quantidade diária recomendada de vitaminas e minerais, ajudam a fortalecer o sistema imunológico e nos protegem contra doenças degenerativas.

Conforme destacam os especialistas, a maçã é a fruta mais consumida no mundo. Foram catalogadas milhares de variedades, que diferem em tamanho, cor e sabor. Com o objetivo de incluí-la em sua dieta diária, hoje analisamos as propriedades e os benefícios da maçã.  Também mostramos algumas recomendações sobre seu consumo.

Conheça mais a maçã

Em inglês, diz-se que uma maçã por dia mantém o médico longe. Isso não é um exagero e o segredo é que cada maçã é uma fórmula complexa para a saúde. A macieira é nativa da Europa e da Ásia, mas hoje em dia é amplamente cultivada em todos os continentes, exceto em países tropicais, pois a fruta não se desenvolve sem um pouco de frio.

A árvore precisa de um clima temperado e úmido e de temperaturas que não caiam abaixo de 20 °C negativos. Todos os anos, o mundo produz mais de 40 milhões de toneladas de maçãs, colocando-as em quarto lugar na produção mundial de frutas, atrás apenas de uvas, laranjas e bananas.

Há uma grande variedade de maçãs no mundo, mas em nossos supermercados algumas das mais comuns são:

  • Maçã amarela ou dourada: suculenta e muito doce, é a mais apreciada em confeitaria.
  • Maçã Renetta: com sabor azedo, é ideal para cozinhar pratos salgados.
  • Maçã bicolor: a fuji é uma das variedades mais populares, é uma variedade crocante e perfeita para ser consumida crua.
  • Maçã vermelha: caracteriza-se por sua base afiada e sua cor avermelhada intensa; é muito boa em saladas.

6 ótimos benefícios da maçã para a nossa saúde

As maçãs são amplamente consumidas em todo o mundo devido à sua versatilidade. Podemos usá-las para fazer smoothies, sucos, sobremesas, saladas e muito mais. Deixamos você com as propriedades das maçãs e seus benefícios para a saúde.

Hidratante e refrescante

Primeiramente, ela é composta por 80% de água, portanto, seu consumo nos dá uma sensação muito refrescante, além de nos saciar e nos ajudar a evitar lanches. No verão, aumentar o consumo de frutas é uma boa maneira de fornecer a água e os minerais de que o corpo tanto precisa.

O consumo regular de maçãs pode, portanto, aliviar as deficiências associadas à ingestão de líquidos. É um segredo que a maioria das pessoas, especialmente os jovens e os adultos mais velhos, bebem menos água do que deveriam. Portanto, comer a fruta inteira é perfeito para manter o corpo hidratado.

Protege o sistema cardiovascular

Diversos estudos epidemiológicos mostram que o consumo de maçãs pode evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio ou doença cerebrovascular.

Em suma, todas as frutas e vegetais são positivas nesse aspecto, graças às fibras e aos minerais que contêm. As maçãs também contêm quercetina, vários antioxidantes e flavonoides.

Para citar apenas um exemplo, um estudo publicado no The BMJ descobriu que comer 71 gramas de maçãs por dia reduz a mortalidade associada a doenças cardiovasculares em homens e mulheres em 19% e 43%, respectivamente.

Embora os mecanismos exatos de proteção não sejam conhecidos, sabe-se que a ingestão de maçãs inibe a oxidação do colesterol LDL, reduz o colesterol total e protege o endotélio. Esse talvez seja o maior benefício de incluir maçãs em sua dieta diária.

Bom para o sistema digestivo

A fibra é um dos compostos mais importantes das maçãs, contendo fibras solúveis e insolúveis. E ela proporciona muitos benefícios digestivos.

Em primeiro lugar, ela ajuda a prevenir e aliviar a constipação. Também ajuda a manter a saúde do intestino, reduzindo o risco de divertículos e hemorroidas. Também estão sendo realizadas pesquisas sobre o papel que a fibra pode desempenhar na prevenção de outras doenças do cólon.

Um tipo de fibra contido nas maçãs é a pectina. Estudos demonstraram que esse composto é capaz de melhorar a microbiota, o que tem um efeito positivo sobre o funcionamento do organismo, bem como sobre patologias intestinais e inflamatórias.

As maçãs são anti-inflamatórias

Como lembra a Harvard Health Publishing, as maçãs estão entre as frutas mais anti inflamatórias. Elas são interessantes para o organismo, pois protegem contra doenças como diabetes, distúrbios inflamatórios do cólon ou alguns tipos de câncer.

Além disso, estudos sugeriram que os fitoquímicos desta fruta podem desempenhar um papel fundamental na redução do risco de doenças crônicas. Além das propriedades anti-inflamatórias da maçã, ela também tem um potente efeito antioxidante. Como se sabe, os antioxidantes são os principais reguladores dos radicais livres.

Elas são uma ótima fonte de potássio

Vale a pena mencionar que o potássio, presente nessa fruta, é muito benéfico para a nossa saúde. Contudo, a falta desse mineral pode causar irritabilidade e cansaço, além de distúrbios cardíacos e renais, de acordo com pesquisadores.

Elas ajudam a controlar o peso corporal

Assim como, graças ao seu conteúdo de água e fibras, a maçã é uma fruta muito saciante, o que pode ser benéfico para as pessoas que querem perder peso e precisam reduzir a ingestão de energia.

Para obter esse efeito, é essencial comer a maçã inteira e com a casca, pois isso retarda o esvaziamento gástrico. Sendo assim, observou-se que, em comparação com o suco de maçã ou o purê de maçã, as maçãs inteiras aumentavam a sensação de saciedade em até 4 horas.

Processamento da maçã

As maçãs fazem parte de muitas tradições gastronômicas. Na Europa, as pessoas a usam em saladas Waldorf, tortas francesas, strudel austríaco e alemão, bolos folhados, molhos para assar e crumbles ingleses, bolinhos de maçã, maçãs assadas ou recheadas com carne em receitas catalãs.

Nos Estados Unidos, bolos, purês e recheios geralmente contêm maçãs.

Ademais, na Ásia, as pessoas usam manga em frituras, chutneys, saladas, saladas de frutas e pilafs de arroz. O arroz integral é previamente deixado de molho e refogado em uma frigideira para ficar macio e solto.

Dicas de consumo

Embora seja um produto benéfico em geral, há certos momentos do dia em que seu consumo é mais positivo. Nesse sentido, recomenda-se que seja consumido após ou durante as refeições. Isso atenua os efeitos da frutose no organismo, além de fornecer uma quantidade de fibras que ajuda a estimular a saciedade.

No entanto, não é tão aconselhável consumir suco de maçã ou smoothies. Nesse caso, o alimento desperdiça sua fibra, que é descartada ou quebrada mecanicamente. Isso resulta na absorção mais rápida dos açúcares do vegetal, o que pode ter um impacto negativo na função metabólica do corpo.

Portanto, é uma sobremesa perfeita, especialmente para substituir produtos com adição de açúcares, como sobremesas lácteas, pudins ou cremes. Também podemos adicionar a manga a uma salada ou utilizá-la em receitas de carne e peixe.

No café da manhã, combina muito bem com flocos de aveia (por exemplo, na forma de mingau) ou misturado com iogurte e nozes.

Veja no vídeo mais sobre os Benefícios da Maçã para Saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.