Framboesa é uma frutinha vermelha e deliciosa.
Essa pequena fruta é uma riquíssima fonte de substâncias químicas, minerais e vitaminas que são essenciais para a saúde.
A framboesa é um pequeno arbusto pertencente nativo da Europa. Hoje amplamente cultivado em muitas regiões temperadas em todo o mundo sob fazendas supervisionadas.
Polônia, Estados Unidos, Alemanha e Chile são algumas das principais áreas que produzem framboesas.
Essa frutinha tem uma característica típica das “berries”, como o morango, que é o sabor que habita entre o doce e o ácido.
Porque a framboesa não pode faltar na sua dieta
- Baixa caloria e pouca gordura
Cada 100g de framboesa tem 52KCal e 6,5g de fibra (16% do consumo diário recomendado) - Previne contra o câncer e doenças degenerativas
A fruta tem níveis significativamente elevados de fitoquímicos de flavonóides fenólicos, tais como antocianinas, ácido ellagico (tanino), quercetina, ácido gálico, cianidina, pelargonidina, catequinas, kaempferol e ácido salicílico.
Estudos científicos mostram que os compostos antioxidantes nessas bagas desempenham um papel potencial na cura de câncer, envelhecimento, inflamação e doenças neurodegenerativas. - Ajuda a controlar o açúcar no sangue
O xilitol é um substituto de açúcar com baixas calorias extraído de framboesas.
Uma colher de xilitol contém apenas 9,6 KCal em comparação com 15 KCal de açúcar.
O xilitol absorve o sangue mais lentamente nos intestinos do que o açúcar simples e não contribui para o alto índice glicêmico.
Isso pode ser útil para pessoas com diabetes para regular grandes flutuações dos níveis de açúcar no sangue. - Fonte de vitamina C
As framboesas frescas são excelentes fontes de vitamina C , que também é um poderoso antioxidante natural. 100 g de bagas fornecem 26,2 mg, ou cerca de 47% de DRI de vitamina C.
O consumo de frutas ricas em vitamina C ajuda o corpo humano a desenvolver resistência contra agentes infecciosos, contra inflamação e eliminar radicais livres prejudiciais. - Fonte de vitaminas
A framboesa contém vitaminas antioxidantes como a vitamina A e a vitamina E.
Além dos antioxidantes mencionados acima, também é rico em vários outros antioxidantes poli-fenólicos de flavonóides que promovem a saúde, como luteína, zeaxantina e ß-caroteno, embora em pequenas quantidades.
No total, esses compostos ajudam a atuar como agentes eliminadores de proteção contra radicais livres derivados de oxigênio e espécies de oxigênio reativo (ROS) que desempenham um papel no envelhecimento e vários processos de doenças.
Eles são ricos no grupo complexo B de vitaminas e vitaminas K.
As bagas contêm muito boas quantidades de vitamina B-6, niacina, riboflavina e ácido fólico.
Estas vitaminas funcionam como co-fatores e ajudam o organismo no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. - Melhora absorção de radicais livres
A framboesa tem um valor ORAC (capacidade de absorvência de radicais de oxigênio) de cerca de 4900 μmol de TE por 100 gramas, creditando-a entre as frutas de ORAC mais bem classificadas. - Ótima fonte de minerais
Eles contêm uma boa quantidade de minerais como potássio, manganês, cobre, ferro e magnésio.
O potássio é um componente importante dos fluidos celulares e corporais que ajuda a controlar a freqüência cardíaca e a pressão arterial.
O manganês é utilizado pelo corpo como um cofator para a enzima antioxidante, a superóxido dismutase.
O cobre é essencial na produção de glóbulos vermelhos.
Mas, atenção, a framboesa pode causar alergias
A framboesa pode causar reações alérgicas graves em alguns indivíduos sensibilizados.
Alguns dos sintomas mais comuns incluem inchaço e vermelhidão na boca, lábios e língua, eczema, urticária, erupção cutânea, dor de cabeça, corrimento nasal, olhos com coceira, sibilância, distúrbios gastrointestinais, depressão, hiperatividade e insônia.
Indivíduos que suspeitam de uma alergia a essas frutas podem querer evitá-las.
Cuidados para um melhor consumo
Ao escolher a framboesa no comércio, prefira bagas que apresentam vermelho brilhante e vermelho com tampas verdes anexadas na extremidade superior, firme, gorda, sem areia e mofo.
Evite aqueles que parecem aborrecidos, afundados ou achatados e com manchas moídas, machucadas ou descoloridas.
As framboesas perecem cedo, por isso só devem ser comprados alguns dias antes da sua utilização.
Pouco antes de armazenar dentro da geladeira, separe as bagas danificadas ou feridas para que elas não estragem outras.
Coloque-os em uma tigela larga ou espalhe-se sobre uma toalha de papel em um prato e cubra a placa inteira com uma película de plástico.
As framboesas permanecerão frescas na geladeira por um ou dois dias.
Consuma sempre o mais cedo possível, a menos que seja congelado e armazenado no compartimento congelador.
Fontes
- Refer Stanford School of Medicine Cancer information Page- Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês).
- USDA National Nutrient Database (em inglês).