O figo, fruto da figueira-comum, é uma das frutas mais famosas no cardápio humano, sendo a primeira planta descrita na bíblia e tendo seu sabor e seu alto potencial nutritivo como referência na alimentação humana.
Como uma das frutas mais comercializadas pelo alto cultivo na Europa, o figo se popularizou pelo mundo e se tornou parte do cardápio de famílias por todo o mundo.
A história do fruto da figueira começou na Idade da Pedra, considerando que a figueira foi uma das primeiras plantas cultivadas pelo homem. Espalhando-se pela Europa, foram comercializados para fora alguns séculos depois, tornando-se uma peça fundamental no cardápio de vários indivíduos pelo mundo.
Espécies do Figo
A Ficuscarica é a espécie mais conhecida, fruto da figueira-comum, considerando a ordem Rosales no gênero Ficus. A família ao qual o figo pertence é a Moraceae, constituída por árvores que atingem em média oito metros de altura e carregam diversos espécies de figos. O gênero da fruta é Ficus, classificando diversos frutos das figueira-comum, figueira-da-europa, figueira-de-baco, figueira-de-portugal, figueira-do-reino e figueira-mansa.
Estrutura do Fruto
O figo conta com a estrutura bem carnuda e suculenta, saborosa da primeira mordida até o final. Com a coloração branco-amarelada até roxa, a fruta é comestível e altamente energética, considerando seu alto potencial de açúcar.
A figueira-comum conta com ramos muito sensíveis, que possuem folhas recortadas. Suas flores se desenvolvem no interior da planta, quando ainda são inflorescências, influenciando na fertilização quando saem.
Países de origem do Figo
A figueira e consequentemente o figo são originários da região do Mediterrâneo, contando com províncias turcas em sua relação de origem.
Cultivos do Figo
Na Europa, o cultivo do fruto de figo leva caprifigos (figos da planta masculina, não-comercializados) à plantação de figueiras, para que as vespas presentes nele fertilizem os figos das plantas femininas. Este processo de “reprodução” das plantas é designado como caprificação.
7 Benefícios do Fruto de Figo para Saúde!

- Figo é baixo em calorias. 100 g de frutas frescas fornecem apenas 74 calorias. No entanto, os figos contêm benefícios através da fibra dietética solúvel, minerais, vitaminas e pigmentos antioxidantes que contribuem imensamente para viver de uma forma saudável.
- Figos secos são uma excelente fonte de minerais, vitaminas e antioxidantes. Na verdade, as frutas secas são fontes concentradas de energia. 100 g de figos secos fornecem 249 calorias.
- Figos frescos, especialmente missão preto, são bons em poli-fenólicos flavonoides antioxidantes como carotenos, luteína, taninos, ácido clorogênico. O seu valor antioxidante é comparável à de maçãs em 3200 g umol – 100.
- Além disso, os frutos frescos contêm níveis adequados de algumas das vitaminas antioxidantes como a vitamina A, E, e K. Em conjunto estes compostos químicos do figo ajudam a limpar o oxigênio prejudicial radicais livres derivados do corpo e, assim, proteger-nos de câncer, diabetes, doenças degenerativas e infecções.
- Além disso, estudos sugerem que o ácido clorogênico em estas bagas ajudar a reduzir níveis de açúcar no sangue e controle de glicose no sangue em níveis de diabetes mellitus tipo II – início adulto, condição.
- O fruto de figo contêm vitaminas do complexo B, tais como a niacina, piridoxina, folatos, e ácido pantoténico. Essas vitaminas funcionam como co-fatores para o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras.
- Figo contém minerais de origem excelentes, como cálcio, cobre manganês, potássio, ferro, selênio e zinco. 100 g de figos contêm 640 mg de potássio, 162 mg de cálcio, 2,03 mg de ferro e 232 mg de potássio. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e da pressão sanguínea. O cobre é necessário para a produção de células vermelhas do sangue. O ferro é necessário para a formação de células vermelhas do sangue, bem como para a oxidação celular.
Veja no vídeo mais sobre os Benefícios do Figo para Saúde!
Amo, em temporada meu intestino funciona bem. Creio que seja por conta dos figos