Dente de leão é usado da raíz às folhas para alimentação e medicina

18 de fevereiro de 2018 6 minutos de leitura
dente de leão

O dente de leão é um dos tesouros da medicina natural. Ele tem propriedades anti-inflamatórias, antibióticas e anti cancerígenas. O dente de leão (Taraxacum officinale é a espécie mais comum) é uma planta facilmente encontrada em caminhadas pelo campo e também é uma das plantas medicinais com os efeitos mais importantes e comprovados.

Os amantes de plantas naturais sabem muito bem o que suas folhas e raízes escondem, e o mesmo acontece com esse excelente produto, que é o dente de leão. Você provavelmente já ouviu falar dele, mas será que realmente conhece os 6 benefícios do dente de leão?

Conheça mais o dente de leão

Dente de leão é uma erva reverenciada desde tempos Antigos, é uma das ervas mais procuradas para animar suas refeições diárias. Quase todas as partes da planta; folhas, tops de flores e raiz encontrados como vegetais culinários ou como remédio curativo para certas doenças médicas.

Acredita-se que a planta de dente de leão tenha se originado na região da Ásia Central, de onde se naturaliza em muitas partes das regiões temperadas e semi-tropicais, incluindo o Mediterrâneo.

É uma planta muito resistente que cresce vigorosamente em todos os campos, gramados e prados. Além disso, possui uma roda giratória alongada e robusta, da qual as folhas de cor verde escura, largas dentadas, surgem diretamente da superfície do solo de forma radiante.

As flores de cor dourada dourada aparecem no final de caules ocos até o final da primavera até o início do outono. Os seus talos de flores vazias são cheios de néctar doce e aromático, atraindo abelhas. Uma planta totalmente crescida atinge cerca de 45 cm de altura. Quase todas as partes da planta exalam látex lácteo, de cor branca-navajo do local lesionado.

Benefícios do dente de leão para a saúde

Primeiramente, o dente de leão é uma planta herbácea que cresce facilmente em climas temperados. Na medicina tradicional, ele ocupa um lugar de destaque por suas contribuições para o tratamento de problemas estomacais, dores nas articulações, infecções virais e de pele. Com o passar dos anos, suas capacidades medicinais passaram a despertar mais interesse. 

Caso você não saiba, a planta também é adequada para o preparo de saladas e tem um sabor amargo requintado que recomendamos que você experimente.

Ao mesmo tempo, os brotos tenros podem ser consumidos com azeite de oliva extravirgem ou em pratos ricos salteados com alho. Há muitas opções e os benefícios são excepcionais. 

Continue lendo para saber mais sobre seus benefícios! 

Ideal para tratar infecções de pele

Por ser um poderoso desintoxicante e antioxidante, tem sido eficaz no tratamento da acne, pois alcança o equilíbrio hormonal, aumenta a transpiração e favorece a abertura dos poros. Também ajuda com problemas de pele causados por infecções bacterianas.

É um amigo dos rins

As propriedades diuréticas do dente de leão são frequentemente usadas para tratar problemas renais. Como os rins e o fígado trabalham juntos para limpar e eliminar as toxinas por meio da urina, seus componentes naturais ajudam a limpar o corpo.

Alivia pacientes diabéticos

O concentrado de dente de leão estimula a produção de insulina, reduzindo assim os níveis de glicemia. Ele tem qualidades diuréticas, aumentando a necessidade de urinar, ajudando assim a eliminar o excesso de açúcar do corpo.

Melhora a saúde dos ossos

É uma planta medicinal rica em cálcio, um mineral essencial para o fortalecimento dos ossos. Também é uma fonte de vitamina C e luteolina, que são antioxidantes que protegem os ossos da deterioração que ocorre com a idade.

Tratamento da constipação

O alto teor de fibras do dente de leão o torna uma ajuda muito benéfica para a saúde digestiva. As fibras estimulam a função intestinal e reduzem as chances de constipação e diarreia.

Processamento do dente de leão

Pode ser processado como chá de ervas, extrato fluido (gotas) ou cápsulas de pó ou extrato seco, seja das folhas, da raiz ou de uma mistura de ambos, confira dicas de uso.

Dicas de consumo

Em muitas partes do Mediterrâneo, o dente de leão é cultivado como uma colheita anual ou às vezes como uma erva de jardim, muitas vezes, as folhas frescas de dente de leão podem ser coletadas dos campos, como uma erva selvagem.

Nos mercados, procure por folhas frescas, suculentas e macias. As folhas frescas são de sabor superior e são ricas em vitaminas e antioxidantes vitais, como ß-caroteno, vitamina C e folatos.

Uma vez em casa, armazene as greens em sacos plásticos e guarde no compartimento de vegetais como em espinafre, couve etc.

Usos medicinais

Quase todas as partes da erva de dente de leão encontraram um lugar em vários medicamentos tradicionais, bem como modernos.

Certos compostos principais na erva têm funções laxantes e diuréticas. As pessoas usavam a erva como remédio herbal para problemas de fígado e vesícula biliar. A erva do dente de leão também é um bom tônico, estimulante do apetite e é um bom remédio para queixas dispépticas.

Tradicionalmente, você pode usar os caules de flores como um agente calmante para queimaduras e picadas (por exemplo, na alergia à urtiga).

Atenção para alérgicos

Portanto, não use a erva em caso de problemas biliares sem a supervisão de um médico e é contraindicado em caso de obstrução do ducto biliar. Por conter substâncias amargas, o dente de leão estimula a produção de suco gástrico, o que pode causar desconforto gástrico e hiperacidez em algumas pessoas.

O dente de leão pode aumentar o efeito de alguns medicamentos, como diuréticos, anticoagulantes e bloqueadores neuromusculares, portanto, se estiver tomando medicamentos, é aconselhável consultar um médico ou farmacêutico para saber se deve ou não tomar o dente de leão.

Fontes

  1. Toraxacum officinale (em inglês).
  2. USDA National Nutrition database. (em inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.