8 ótimos benefícios da cúrcuma para a nossa saúde
1. PROPRIEDADES ANTI-INFLAMATÓRIAS
A cúrcuma tem sido usada desde a antiguidade por suas propriedades anti-inflamatórias (analgésicas), antiflatulentas e antimicrobianas.
2. ÓLEOS ESSENCIAIS
A erva contém óleos essenciais muito benéficos para a saúde como o termerone, o curlone, o curumene, o cineole, eo p-cymene.
3. CURCUMINA
A curcumina, um composto polifenólico na raiz, é o pigmento principal que confere cor laranja à cúrcuma. Tanto in vitro como em laboratório, estudos em animais sugerem que a curcumina pode ter propriedades antitumorais, antioxidantes, anti-artríticas, anti-amilóides, anti-isquémicas e anti-inflamatórias.
4. RICA EM ANTIOXIDANTES E FIBRA DIETÉTICA
Esta erva popular não contém colesterol. É rica em antioxidantes e fibra dietética, que ajuda a controlar os nívels de LDL, o “mau colesterol” no sangue.
5. FONTE DE VITAMINAS ESSENCIAIS
É fonte muito rica de muitas vitaminas essenciais tais como piridoxina (vitamina B6), colina, niacina, riboflavina, etc. 100g da erva fornece 1.80 mg ou 138% dos níveis diários recomendados de piridoxina. A piridoxina é empregada no tratamento de anemia sideroblástica e doença por radiação. A niacina ajuda a prevenir a “pelagra” ou dermatite.
6. FONTE DE VITAMINA C
A raiz fresca contém níveis muito bons de vitamina C. 100 de raiz contém de 23,9mg desta vitamina. A vitamina C é uma vitamina solúvel em água e um poderoso antioxidante natural, que ajuda o corpo a desenvolver imunidade contra agentes infecciosos, e remover radicais livres nocivos.
7. RICA EM MINERAIS IMPORTANTES
Cúrcuma contém quantidades muito boas de minerais como cálcio, ferro, potássio, manganês, cobre, zinco e magnésio. O potássio é um componente importante das células e fluidos corporais que ajuda no controle da frequência cardíaca e pressão arterial. Manganês é utilizado pelo corpo humano como um cofator para a enzima antioxidante, superóxido dismutase. O ferro é um cofator importante para as enzimas citocromo oxidase necessárias para o metabolismo de produção das células vermelhas do sangue (RBC).
8. FONTE DE FITONUTRIENTES
A raiz contêm um perfil notável de fito nutrientes. A 1,59,277 μmol TE / 100 g, o seu valor de ORAC de resistência anti-oxidante é um dos mais elevados entre muitas espécies de ervas e especiarias conhecidas.
Aprenda como utilizar a cúrcuma em uma receita deliciosa.
Não ligue se você tem suas roupas manchadas de cúrcuma, mas certifique-se de adicionar esta exótica erva-raiz no alimento que você come! A cúrcuma é uma raiz composta de pigmentos químicos únicos que conferem sabor intenso, cor e fragrância distintas às receitas.
SOBRE A CÚRCUMA
A cúrcuma é nativa da região montanhosa do Himalaia e cresce amplamente em regiões tropicais e subtropicais como uma erva comercial importante. A planta cresce até um metro de altura e apresenta folhas aromáticas, pertence à família do gengibre ou Zingiberaseae. Nome científico: Cúrcuma longa. Suas raízes, bem como as folhas têm sido muito utilizados em medicamentos tradicionais indianos e chineses por seu demonstrado efeito anti-inflamatório ( e analgésico), anti-oxidante e propriedades anti-câncer.
ESTRUTURA
A raiz da cúrcuma apresenta pele marrom escura e profunda cor amarelo-laranja internamente. Suas folhas têm sabor e fragrância únicos. O sabor é um apimentado suave levemente amargo, enquanto a sua fragrância é doce e agradável, casca parecida com a de gengibre ao qual está relacionado. Depois de colhida, a raiz é fervida, seca e triturada para preparar o pó de especiarias de cor amarela brilhante.
As plantas de cúrcuma não produzem sementes, e apenas se reproduzem através de seus rizomas subterrâneos.
100 g de cúrcuma fornece 53% de fibra dietética, (% da dose diária recomendada, RDA por 100 g)
- 138% de vitamina B-6 (piridoxina)
- 32% de niacina
- 43% de vitamina C
- 21% de vitamina E
- 54% de potássio
- 517% de Ferro
- 340% de manganês
- 40% de zinco
- 0% de colesterol
Apenas algumas gramas de cúrcuma por dia, seja em forma de pó, raiz esmagada ou raiz fresca pode fornecer nutrientes suficientes para te ajudar a passar longe de anemia, neurite e distúrbios de memória. Além de oferecer proteção contra cânceres, doenças infecciosas, pressão arterial elevada e doenças vasculares.
Fontes:
Importante: Procure sempre a orientação de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de começar qualquer tratamento novo ou fazer alguma mudança num eventual tratamento existente.