O cupuaçu ou cacau branco da Amazônia é uma fruta tropical. Seu nome científico é Theobroma grandiflorum. É encontrado nas florestas tropicais da Amazônia, no Peru e na região brasileira.
É uma baga drupácea, o que significa que contém entre 20 e 50 sementes cobertas pela polpa, mas distribuídas por todo o fruto. Seu comprimento é de 12 a 15 centímetros. Tem uma textura macia e pesa mais de um quilo e meio. Quer incluir essa fruta exótica em sua dieta? Aproveite seus benefícios e seu sabor na cozinha. Nós lhe dizemos como fazer isso.
Conheça mais o cupuaçu
Cupuaçu é uma fruta que nasce em uma árvore de pequeno e médio porte no dossel da floresta, pertence à família do chocolate e pode atingir até 20 metros de altura. Cupuaçu têm sido uma fonte primária de alimento na floresta para ambas as tribos indígenas e animais. O cupuaçu é do tamanho de um melão e é altamente valorizado pela sua polpa cremosa de sabor exótico.
A polpa do cupuaçu representa cerca de um terço da fruta e vem utilizada em todo o Brasil e no Peru para fazer sucos, sorvetes, geleias e tortas. O fruto amadurece nos meses chuvosos de janeiro a abril e é considerado uma iguaria na culinária de cidades da América do Sul, onde a demanda supera a oferta.
Como o chocolate, a fruta tem uma vagem grande centro cheio de “feijão”, que a tribo Tikuna utiliza para dores abdominais. O Cupuaçu é encontrado em várias florestas e regiões do Brasil, e suas sementes são geralmente dispersas por animais, como aves e macacos.
Tribos indígenas e habitantes locais ao longo do Amazonas cultivaram cupuaçu como uma fonte primária de alimento para as gerações seguintes. Em tempos remotos, as tribos do rio ao longo do Rio Negro e Orinoco negociavam as sementes, bebendo suco de Cupuaçu depois que um pajé o abençoava para facilitar difíceis nascimentos.
4 ótimos benefícios: cupuaçu para a nossa saúde
Essa fruta tem inúmeros benefícios, que explicamos a seguir.
Poderoso antioxidante
Primeiramente, as pesquisas sobre a atividade antioxidante da polpa do cupuaçu constataram que a fruta tem um alto potencial antioxidante. Antocianinas e flavonoides, como a quercetina e o kaempferol, estão associados a um risco reduzido de doenças crônicas.
Outros fitoquímicos antioxidantes encontrados na polpa incluem catequina, epicatequina, tegrandina e alcaloides do chocolate, como a teobromina e a teofilina. Os tocoferóis ou vitamina E e os carotenoides também aumentam sua capacidade antioxidante.
Gordura mais saudável
Ao contrário da manteiga de cacau, a gordura do cupuaçu é menos prejudicial, pois contém poucos ácidos graxos livres que se oxidam facilmente. No entanto, os ácidos graxos restantes são semelhantes aos da manteiga de cacau.
Conforme indicado pela Rede Ibero-Americana, o óleo de cupuaçu contém 50,43% de ácidos graxos saturados e 40,82% de ácidos graxos insaturados. A manteiga de cacau contém 69,3% de ácidos graxos saturados e 30,7% de ácidos graxos insaturados. Um número maior de insaturados predispõe à rancidez oxidativa.
O cupuaçu contém 36,30% de ácido oleico, 29,27% de ácido esteárico, 11,22% de ácido araquídico e 7,26% de ácido palmítico. O ácido linoleico, conhecido como ômega 6, está presente em pequenas quantidades.
Aliado da saúde dos cabelos
O cupuaçu contém uma quantidade aceitável de ácidos graxos essenciais. O corpo não consegue sintetizá-los, sendo necessário obtê-los por meio da dieta. Esses ácidos graxos são capazes de reconstituir o filme lipídico do cabelo, evitando assim a desidratação, a quebra e o ressecamento. Eles também nutrem o cabelo.
Contribui para a redução do colesterol ruim
Seu alto teor de ácidos graxos monoinsaturados e uma proporção moderada de ácidos graxos essenciais beneficiam a prevenção de doenças cardiovasculares. Isso ocorre porque ele reduz os triglicerídeos, reduz o colesterol LDL e aumenta o colesterol HDL.
O LDL é conhecido como colesterol ruim. É uma lipoproteína de baixa densidade que, em grandes quantidades, causa o entupimento das artérias.
Processamento do cupuaçu
Ademais, a polpa é usada tanto na fabricação de alimentos e receitas caseiras quanto na elaboração de uma ampla variedade de produtos industriais, tanto para consumo quanto para aplicação na pele.
Com essa polpa podemos preparar sucos, geléias, néctares, licores, sorvetes, iogurtes, gelatinas, vinhos, doces, entre muitos outros, enquanto no caso de produtos para a pele podemos citar cremes, shampoos, sabonetes, géis, entre outros.
A manteiga de cupuaçu e o óleo de cupuaçu são os produtos mais comuns feitos a partir dessa fruta e se caracterizam por seu alto valor nutricional.
As sementes também encontram uso na produção de chocolate branco e outros produtos; de fato, como o cacau normal, elas são úteis na confeitaria, oferecendo sabor, textura e excelentes propriedades. Por esse motivo, é comum encontrar subprodutos dessa fruta em um grande número de sobremesas.