Cogumelo morel: veja os benefícios dessa delícia culinária para a saúde

5 de novembro de 2018 6 minutos de leitura
cogumelos morel

Antes de mais nada, o cogumelo morel é um tipo de cogumelo comestível encontrado nas florestas do hemisfério norte; regiões ártica e sub-ártica das Américas, até a Sibéria. Os cogumelos morel são um dos cogumelos mais apreciados por sua raridade e sabor salgado.

Analisaremos especificamente os cogumelos morel para ver se eles são benéficos à saúde em comparação com outros cogumelos, como eles se destacam e como aproveitar ao máximo essas delicadas jóias da floresta.

Conheça mais sobre o cogumelo morel

Seu nome científico é Morchella vulgaris, embora sejam mais popularmente conhecidos como morel. Em todo caso, é um cogumelo de primavera que se destaca por seu sabor fascinante e pelo enorme número de usos na alta gastronomia.

Os cogumelos morel se caracterizam por sua forma quase cilíndrica, seu chapéu cônico ou ligeiramente esférico e sua cor marrom ou acinzentada. Mas, acima de tudo, por seu formato de painel, razão pela qual também são chamadas de morelas. São muito raros e difíceis de encontrar, pois somente um olho particularmente experiente será capaz de distingui-los na floresta.

Cada 100 gramas de cogumelo morel contém 30 calorias e apenas 0,3 gramas de gordura, o que a torna um alimento altamente recomendado para qualquer tipo de dieta balanceada ou de emagrecimento. Além disso, também fornece fibras, minerais como cálcio e ferro, vitamina C e ácido fólico, substâncias essenciais para o correto funcionamento de nosso organismo.

Benefícios do cogumelo morel para a saúde

Os cogumelos possuem níveis elevados de antioxidantes, minerais essenciais e vitaminas como níveis de vitamina D superiores a todos os demais cogumelos comestíveis: 206 IU ou 34% da ingestão dietética recomendada de vitamina D por 100 g de cogumelo cru, a maioria na forma de ergocalciferol (vitamina D2).

Portanto, confira todos os benefícios do cogumelo morel:

São ricos em vitamina D

Embora todos os cogumelos contenham vitamina D, os cogumelos morilles estão entre os que têm maior teor dessa vitamina que fortalece os ossos. Cada vez mais pessoas em todo o mundo estão desenvolvendo deficiências de vitamina D, o que pode levar à depressão, problemas de densidade óssea, perda de cabelo, enfraquecimento do sistema imunológico e muito mais. 

A principal forma de obtermos vitamina D é quando nossa pele é exposta aos raios UV-B, mas a população mundial está passando cada vez menos tempo ao ar livre, o que significa que precisamos aumentar nossos níveis da “vitamina do sol” por meio de outras fontes. Como mencionei, os cogumelos são uma excelente fonte de vitamina D. Na verdade, eles são um dos alimentos mais ricos em vitamina D. 

Ajudam a combater o envelhecimento

Embora os cogumelos não sejam um substituto para a fonte da juventude, eles podem ajudar na regeneração celular devido aos altos níveis de cobre. Além disso, um estudo realizado na Penn State encontrou níveis extremamente altos de dois antioxidantes nos cogumelos. 

Esses antioxidantes específicos são conhecidos por suas propriedades antienvelhecimento, pois ajudam as células a combater o estresse oxidativo, e os níveis nos cogumelos são mais altos do que em qualquer outro vegetal testado. Portanto, embora talvez você não consiga produzir um elixir mágico que reverta os sinais de envelhecimento e restaure sua juventude, comer cogumelos regularmente pode ajudá-lo a evitar rugas extras, olhos inchados e cabelos brancos por um pouco mais de tempo.

São ricos em vários minerais

O cobre não é o único mineral encontrado naturalmente nessas delícias. Os cogumelos morel também são ricos em magnésio, potássio, manganês, zinco, fósforo e ferro. Devido aos níveis extremamente altos de ferro, muitas pessoas usam os cogumelos morel para tratar a anemia e aumentar o potencial da função cerebral.

O uso de cogumelos para fins medicinais está longe de ser um conceito novo; eles finalmente estão recebendo o crédito que merecem. Além disso, você não precisa tomá-los em forma de pílula ou suplementos para aproveitar suas propriedades medicinais – em vez disso, faça deles a estrela da sua próxima refeição!

Processamento do cogumelo morel

Portanto, se você quiser desfrutar desses cogumelos durante todo o ano, você tem a possibilidade de comprá-los secos, confira o processamento do cogumelo morel!

Seleção e armazenamento

Por ser uma espécie selvagem, não pode ser cultivado, como o shiitake ou champingnon. Os que procuram estes cogumelos para sua colheita observam algumas pistas de sua presença, como a floração de lilases, jacintos e dentes-de-leão, logo após a chuva.

Os cogumelos completamente desenvolvidos podem ser colhidos separando-os de sua base ou raiz, com uma faca. Os cogumelos morel são frequentemente comercializados em feiras livres ou em mercados municipais.

Quem deseja iniciar-se na colheita do cogumelo morel, deve prescindir de uma pessoa experiente na função.

O cogumelo morel fresco sai da validade rapidamente, portanto, desidrate ou congele para durar mais. Para armazená-los, coloque-os dentro de um saco de papel dentro da geladeira.O cogumelo morel desidratado pode ser armazenado por vários meses.

Antes de serem armazenados congelados, os cogumelos morel são grelhados ou cozidos a vapor. Lembrando que, não guarde os cogumelos morel dentro de sacos plásticos para impedir a perda da sua textura e firmeza pela transpiração.

Usos culinários

O cogumelo morel fresco é  um dos cogumelos mais requisitados, especialmente na culinária francesa. Somente consumo estes cogumelos após algum processo de cocção, já que o consumo dos cogumelos crus pode causar dor de estômago.

Por serem selvagens, os cogumelos morel acumulam sujidades que necessitam ser retiradas. Mergulhe-os em água fria com sal por alguns minutos, coe e lave novamente em água fria por alguns segundos para remover o sabor salgado.

Apenas utilize esse método em cogumelos que serão adicionados às preparações culinárias.

Os cogumelos morel retêm o seu sabor mesmo após a desidratação. Quando desidratados devem ser reidratados em água morna por 20 minutos A reidratação devolve aos cogumelos morel seu formato cônico original.

Seque-os em papel toalha e corte em pedaços, se desejar utilizá-los em suas receitas.

Aviso de segurança

Contudo, por ser uma espécie tóxica, o consumo cru faz mal, mas não se preocupe, pois essas substâncias perigosas desaparecem no aquecimento e desidratação. Isso significa que, se você os comprar frescos, primeiro deve desidratá-los, depois hidratá-los e, por fim, cozinhá-los. Por quanto tempo? É suficiente deixá-las de molho por meia hora em água quente a cerca de 90 graus.

Fontes

  1. The Great Morel: A Tribute to Shroomers. (em inglês).
  2. Productivity and diversity of morel mushrooms in healthy, burned, and insect damaged forests of northeastern Oregon. (em inglês).
  3. USDA National Nutrient Database. (em inglês).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.