Beterraba

Beterraba é uma pequena planta herbácea com amplas folhas verde-escuras. Sua raiz principal subterrânea vence em 50-60 dias da semeadura e pesa cerca de 100 a 150 g. Botanicamente, a beterraba pertence ao Amarathaceae família, na beta gênero. Seu nome científico é Beta vulgaris. acelga é um outro membro no beta gênero cultivada por suas folhas comestíveis.

Beterraba contém antioxidantes pigmentos exclusivos na raiz, suas folhas também promovem proteção contra doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral, os níveis de colesterol no organismo, e tem efeitos antienvelhecimento. Se não for colhida, continua crescendo em tamanho ficando com até mais de 500 g, e podem desenvolver fissuras superficiais, perde sabor e tornar-se pouco apetecível por causa do teor de fibra em excesso.

Existem diferentes cultivos da Beterraba,  vermelhas, laranja, amarelos e brancos. A cor vermelho, original da beterraba vermelha é devido ao betalain pigmentos, como betanina e betacianina . Variedades amarelas são ricas em xantina-ß pigmento. Ambos raiz e folhas superiores da beterraba são usadas ​​para o consumo. A beterraba é altamente nutritiva e promove saúde cardiovascular.

saude-beterraba

7 benefícios da beterraba para saúde

  • Beterraba é muito baixa em calorias – fornecendo apenas 45 kcal por 100 g, e contém a zero colesterol e pequena quantidade de gordura. Seus benefícios nutricionais vêm principalmente de fibras, vitaminas, minerais e plantas único derivado antioxidantes.
  • A raiz é rica fonte de composto fitoquímico, glicina betaína. betaína tem a propriedade de diminuir os níveis de homocisteína no sangue. homocisteína , um metabolito altamente tóxico, promove a coagulação de plaquetas, bem como a formação de placas ateroscleróticas, que, de outro modo, pode ser prejudicial aos vasos sanguíneos. Altos níveis de homocisteína no sangue resultado no desenvolvimento de doença arterial coronariana – DAC, acidente vascular cerebral e doenças vasculares periféricas.
  • Beterraba cru é uma excelente fonte de folatos. Beterraba contém cerca de 100 g ug/100 desta vitamina – Fornecendo 27% da RDA. No entanto, a ampla cozinha pode esgotar significativamente o seu nível nos alimentos. Os folatos são necessários para a síntese de ADN no interior das células. Quando administrado durante peri concepção período folatos pode prevenir defeitos do tubo neural no bebê.
  • Beterraba contêm pequenas quantidades de vitamina-C , no entanto, suas folhas é a principal fonte desta vitamina. 100 g de beterraba fornece 30 mg ou 50% da RDA. A vitamina C é um dos poderosos antioxidante natural, o que ajuda o corpo humano a limpar os radicais livres nocivos, uma das razões para o desenvolvimento de câncer.
  • Beterraba é uma excelente fonte de carotenóides, anti-oxidantes, flavonóides e vitamina A, contém estes compostos várias vezes mais do que a nas raízes. A vitamina A é necessária a manutenção de membranas mucosas e pele saudáveis ​​e é essencial para a visão. O consumo de vegetais naturais ricos em flavonóides ajudam a proteger contra cânceres de pulmão e da cavidade oral.
  • Beterraba é uma fonte rica de vitaminas do complexo B, tais como a niacina B3, o ácido pantoténico B5, piridoxina B6 e sais minerais, tais como ferro, manganês, cobre e magnésio.
  • A raiz de beterraba de fato tem muito bons níveis de potássio. 100 g de raiz fresca tem 325 mg de potássio ou 7% das necessidades diárias. O potássio reduz a frequência cardíaca e regula o metabolismo dentro das células por contrariar os efeitos prejudiciais de sódio.

Veja no vídeo mais sobre os Benefícios da Beterraba para Saúde!

Rodrigo Fragoso

Fundador do Forma Saudável e um obstinado divulgador da alimentação saudável. Rodrigo Fragoso trabalhou como Plant -based chef alguns anos no Rio de Janeiro, onde participou de uma matéria chamada “36 Hours” do The New York Times. Atualmente trabalhando com info-produtos e consultorias de gastronomia vegana por todo o Brasil. Instagram: @chef.drigo

Ainda sem comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.