7 Benefícios da Batata Doce

29 de abril de 2013 6 minutos de leitura
batata doce

O sabor da batata-doce é semelhante ao da batata, só que um pouco mais doce. Portanto, não é de surpreender que elas tenham esse nome. Elas são cultivadas em países onde o sol está presente quase todos os dias do ano e estão se tornando muito populares. O motivo é que elas têm menos calorias do que as batatas comuns. 

Você pode pensar que a batata-doce é um alimento não saudável. Depois de conhecer suas propriedades, talvez você mude de ideia. Quer descobrir?

Conheça mais a batata doce

A batata doce, também conhecida como camote ou boniato, é uma planta de origem tropical, originária da América. De lá, ela se espalhou para a Europa, onde também existem algumas regiões dedicadas ao seu cultivo.

Com formato alongado e pele áspera, sua característica mais marcante é a cor laranja de sua polpa. Mas isso não se aplica a todas as variedades, pois elas podem ser de outras cores: há as brancas, amarelas e até roxas.

O consumo de batata doce é comum em todos os continentes e, em algumas regiões, é um alimento básico, como o arroz ou o trigo em outras culturas. Ela tem um sabor doce e de nozes e uma textura muito cremosa e saborosa.

Além disso, é acessível, econômico, durável e muito versátil na cozinha. Ela não é apenas a rainha dos bolos e sobremesas, mas também se adapta perfeitamente a muitas preparações salgadas. Por esse último motivo, pode ser introduzida na dieta regularmente, de forma semelhante à batata.

Além disso, e ainda mais interessante, a batata doce contém outras substâncias chamadas não nutritivas. São os carotenos, flavonoides e polifenóis, entre outros, que também são responsáveis por sua ação positiva no organismo.

Veja a tabela nutricional da batata doce:

Princípio Valor nutricional Porcentagem de RDA
Energia 86 kcal 4%
Carboidratos 20,12 g 15,5%
Proteína 1,6 g 3%
Gordura total 0,05 g <0,5%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 3 g 8%
Vitaminas Valor nutricional Porcentagem de RDA
Folatos 11 µg 3%
Niacina 0,557 mg 3,5%
Ácido pantotênico 0,80 mg 16%
Piridoxina 0,209 mg 15%
Riboflavina 0,061 mg 5,5%
Tiamina 0,078 mg 6,5%
Vitamina A 14.187 UI 473%
Vitamina C 2,4 mg 4%
Vitamina E 0,26 mg 2%
Vitamina K 1,8 µg 1,5%
Eletrólitos Valor nutricional Porcentagem de RDA
Sódio 55 mg 3,5%
Potássio 337 mg 7%
Minerais Valor nutricional Porcentagem de RDA
Cálcio 30 mg 3%
Ferro 0,61 mg 7,5%
Magnésio 25 mg 6%
Manganês 0,258 mg 11%
Fósforo 47 mg 7%
Zinco 0,30 mg 3%
Fito-nutrientes Valor nutricional Porcentagem de RDA
Caroteno-α 7 µg
Caroteno-ß 8509 µg
Cripto-xantina-ß 0 µg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

7 Benefícios da Batata Doce para Saúde!

Agora que conhecemos todas essas contribuições nutricionais, podemos entender melhor por que os dietistas e nutricionistas recomendam o consumo de batata doce com mais frequência.

Graças à sua composição, e dentro da estrutura de uma dieta saudável e adequada, eles podem contribuir para o desempenho diário e ter efeitos positivos sobre a saúde. Vamos lhe contar sobre os mais notáveis.

Bom para o coração

Fibras, carboidratos complexos, carotenos e antocianinas são alguns dos compostos responsáveis por essa propriedade. Como podemos ler na revista Molecules, eles exercem uma ação cardioprotetora e anti inflamatória, o que pode contribuir para reduzir o risco de sofrer de problemas cardiovasculares.

Da mesma forma, a American Heart Association incentiva fortemente o aumento da ingestão de potássio para ajudar a manter a pressão arterial em níveis adequados. Isso é muito saudável para o coração a longo prazo.

Ele tem um bom suprimento de energia

Fornecer energia é uma de suas principais funções, pois grande parte de sua composição está na forma de carboidratos. O mais interessante, no caso da batata doce, é que eles são chamados de carboidratos complexos.

E como elas nos beneficiam? Ao fornecer energia mais duradoura, pois são digeridas lentamente. Além disso, ao contrário de outros alimentos (como pão branco, arroz ou macarrão), elas são acompanhadas por uma boa quantidade de vitaminas e minerais.

Embora sejam recomendados em qualquer fase da vida, eles são muito úteis para esportistas, crianças e adolescentes, gestantes e convalescentes.

É bom para sua visão

De acordo com a American Optometric Association (Associação Americana de Optometria), a vitamina A é benéfica para melhorar a visão noturna, pois é necessária para o funcionamento da superfície ocular.

Além disso, a presença de vitamina C, vitamina E, zeaxantina e luteína ajuda a proteger o olho da oxidação e ajuda a reduzir o risco de catarata e degeneração macular relacionada à idade.

Apoia o sistema imunológico e a cicatrização

As vitaminas A e C são responsáveis pelos benefícios de defesa da batata doce. De acordo com dados compilados no Journal of Clinical Medicine, a vitamina A desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na resposta do sistema imunológico.

A vitamina C estimula a atividade dos glóbulos brancos (células do sistema de defesa) e promove a cicatrização de feridas. Isso está de acordo com a Escola de Saúde Pública de Harvard.

Ela pode proteger contra doenças crônicas

Além de apoiar o sistema de defesa, o consumo regular de batata doce pode ajudar a reduzir a incidência de outro tipo de doença: as doenças não transmissíveis.

Essas incluem diabetes, câncer, dificuldades cognitivas e as doenças cardiovasculares mencionadas anteriormente. E a razão para isso não é outra senão seu excelente conteúdo antioxidante.

Como sugere este artigo da revista Antioxidants, esse tipo de molécula é necessário para evitar o estresse oxidativo. Esse estado pode danificar as células e promover a inflamação. Por esse motivo, acredita-se que ele esteja por trás do surgimento de doenças crônicas e do envelhecimento precoce.

Processamento da batata doce

Para facilitar a introdução desse produto em sua dieta, aqui estão algumas ideias de receitas:

  • Batata doce cozida no microondas: receita rápida e fácil em que você só precisa comprar a batata-doce.
  • Húmus de batata doce: ideal para acompanhar um lanche saboroso no jantar.
  • Batata doce frita: esse prato seria feito da mesma forma que as batatas fritas tradicionais. Se quiser fazê-las de forma mais saudável, recomendamos o uso de uma fritadeira de ar quente com pouco óleo.

Veja mais no vídeo sobre os Benefícios da Batata doce!

Aviso de segurança

A batata doce só é contraindicada em pacientes com hipersensibilidade ao seu consumo, embora seja um dos alimentos menos alergênicos conhecidos. Pessoas com histórico de cálculos renais também devem controlar o consumo de batata doce, pois ela contém oxalato, que contribui para a formação de cálculos renais.

Fontes

  1. Vegetable directory page- University of Illinois extension (em inglês).
  2. USDA National Nutrition database. (em inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.