Arônia – uma frutinha especial para pessoas fitness

21 de dezembro de 2017 6 minutos de leitura

A arônia é uma pequena fruta cujas propriedades e benefícios medicinais podem ser surpreendentes. Diz-se que a aronia é a fruta mais saudável, superando suas primas amoras, mirtilos e groselhas.  Essa afirmação se deve ao alto teor de antocianina dessa fruta silvestre.

A fruta é uma planta nativa encontrada no leste da América do Norte, com folhas verde-escuras que se tornam marrom-avermelhadas no outono. Seu fruto é uma pequena baga preta arroxeada, muito semelhante ao mirtilo, que possui muitos benefícios, confira tudo a seguir.

Conheça mais a arônia

A arônia tem um alto teor de antocianinas, que são pigmentos vegetais com propriedades antioxidantes. Mas o grande poder antioxidante da arônia não se deve apenas às antocianinas; essa pequena baga também tem um teor muito alto de antioxidantes naturais, como polifenóis e flavonoides. 

Esses antioxidantes naturais agem contra os radicais livres que se formam em nosso corpo e podem afetar diferentes órgãos e tecidos do corpo.  Eles agem ligando-se às paredes dos órgãos e das artérias, prevenindo o envelhecimento celular e a oxidação das células, inclusive a oxidação das gorduras, evitando assim o acúmulo de colesterol nas artérias e melhorando a saúde geral.

Benefícios da Arônia para a saúde

A fruta é considerada uma das frutas mais saudáveis da Terra. Até o momento, centenas de estudos científicos foram realizados sobre os compostos químicos encontrados nas frutas de arônia. A arônia demonstrou ser particularmente eficaz:

Como sabemos, as doenças cardíacas e cardiovasculares são as principais causas de morte prematura. Melhorar a dieta com a inclusão de produtos ricos em antioxidantes retarda o desenvolvimento de processos ateroscleróticos. A arônia reduz a pressão arterial e, portanto, deve ser um componente permanente da dieta de pessoas com risco de ataque cardíaco e derrame.

Com problemas no fígado

Em 2016, cientistas japoneses testaram o efeito do suco de arônia em ratos com fígados danificados. Após 28 dias da dieta padrão com suco de arônia, foi observada uma diminuição na gravidade dos sintomas de danos no fígado.

Propriedades semelhantes da arônia também foram observadas um ano depois por cientistas da Universidade de Belgrado.

Na hipertensão

Os resultados dos ensaios clínicos em pacientes hipertensos com risco de infarto do miocárdio são muito promissores. Após dois meses de tratamento com extrato de arônia, observaram uma redução significativa na pressão arterial em comparação com os valores basais (a pressão arterial sistólica diminuiu de 144 para 132 mmHg, a diastólica de 87 para 82 mmHg). Um efeito positivo sobre os níveis de colesterol ocorreu no mesmo estudo.

Conclusão – graças ao efeito benéfico sobre a pressão arterial e os níveis de colesterol, os produtos de chokeberry preto podem ser úteis no tratamento de pacientes com síndrome metabólica.

Na prevenção de doenças neurodegenerativas

A deterioração da função cerebral progride com a idade, mas também devido a doenças degenerativas (Alzheimer, Parkinson) ou ao abuso de agentes tóxicos para o sistema nervoso central, como álcool, algumas drogas e agentes psicoativos. Retarde essas alterações pela administração de compostos polifenólicos. Os extratos de arônia demonstraram ser eficazes na restauração da memória eficiente e na melhoria dos processos de aprendizagem.

No tratamento do diabetes

As antocianinas da arônia tem potencial para ajudar a tratar o diabetes tipo I. Ao administrar antocianinas de arônia a animais, observou-se que o curso do diabetes induzido experimentalmente diminuiu. Houve uma normalização do peso corporal dos animais, uma diminuição da sede e da excreção de urina e alterações benéficas nos indicadores examinados de diabetes – normalização dos níveis de açúcar no sangue e na urina e inibição da geração de radicais livres.

Outro estudo incluiu 105 mulheres grávidas com diabetes, 50 das quais foram tratadas com antocianinas de arônia e o restante recebeu placebo. Descobriu-se que, sob a influência das antocianinas da arônia, o nível de oLAB diminui, indicando um risco reduzido de estresse oxidativo.

Processamento da arônia

Assim como outras frutas vermelhas, consuma as arônias frescas, embora no Brasil seja muito difícil encontrá-las. Contudo, a seguir, confira nossas dicas de uso.

Como escolher e armazenar

A melhor forma de consumir é encontrar a frutinha no seu habitat natural e consumir diretamente. Mas, ela não é fácil de encontrar aqui no Brasil. Então, para comprar em lojas escolha bagas que sejam gordurosas, frescas, uniformes e brilhantes.

Para armazenar, remova todas as bagas molhadas e manchadas, pois elas podem acabar por estragar outras frutinhas que estejam melhores. A arônia pode ficar guardada na geladeira por cerca de uma semana.

Dicas para consumir arônia

Para consumir, lave a fruta em água fria antes de usar para trazer de volta a textura original. Faça a limpeza usando uma tigela com água fria, mergulhando as frutinhas por alguns minutos.

Após deixar nesse breve molho, esfregue suavemente com um pano macio, tomando cuidado para não feri-los. Este método também os traz de volta à temperatura ambiente e melhora o seu sabor.

Além de consumir in natura, você também pode adicionar em preparações como sorvetes, dar um toque especial em saladas de frutas, bolos, tortas e sucos.

Aviso de segurança

Contudo, a arônia, de qualquer forma, é benéfica para a saúde. Sendo assim, não há contraindicações para o consumo de aronia, mesmo quando se usa medicamentos de origem natural ou sintética. Até o momento, não descobriram nenhuma interação da fruta, não sendo encontrada nenhuma alergia à arônia. Portanto, vale a pena incluir os produtos de arônia no cardápio diário, pois, como sabemos, é mais barato e melhor prevenir do que tratar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.