Amoras: todas as propriedades e benefícios da fruta 

18 de fevereiro de 2013 6 minutos de leitura
[addtoany]

O consumo de amoras traz vários benefícios. Graças ao seu conteúdo antioxidante e às propriedades anti inflamatórias, elas são um alimento adequado para combater várias doenças, prevenir a retenção de líquidos e melhorar a saúde.

Devido a esses componentes, as amoras são consideradas muito benéficas. Aqui compartilhamos algumas das razões pelas quais todos deveriam comê-las – continue lendo para descobrir o que elas têm a oferecer para a sua saúde!

Conheça mais a amora

A amora é uma pequena fruta doce e suculenta. Ela é uma iguaria de verão nas regiões temperadas do norte. Como nas framboesas , elas também crescem em arbustos conhecidos como “brambles”. A planta é nativa da Europa subártica.

As amoras são frutas pequenas, carnudas e suculentas, com aparência de raiz e sabor azedo. Também são conhecidas como amoras ou framboesas pretas. Pertencem à família das rosáceas.

Estima-se que existam cerca de 300 espécies diferentes no mundo e elas são muito comuns em áreas quentes e temperadas da Europa, Ásia, África e América.

Devido ao seu sabor e versatilidade, elas têm sido usadas como ingredientes em sobremesas, bolos, smoothies e muitas outras receitas. Elas também podem ser consumidas sozinhas, embora tenham um sabor levemente azedo.

8 benefícios incríveis da Amora para a saúde

Há uma fruta muito fácil de encontrar no Brasil que pode ajudar a fortalecer os ossos, a boca e o cérebro: a amora. O teor de açúcar desse alimento é muito baixo, enquanto seus benefícios são múltiplos.

Reduz os efeitos do envelhecimento e outras doenças

Primeiramente, a Amora, segundo Estudos científicos, mostram que o consumo tem apresentado potenciais efeitos na saúde contra envelhecimento, câncer, doenças neurológicas, inflamações, diabetes e infecções bacterianas.

Rica fonte de compostos antioxidantes

Além disso, a amora contém poucas calorias, apenas 43kcal por 100g do fruto. O fruto ainda contêm fitonutrientes compostos, como polifenóis antioxidantes, pigmentos minerais e vitaminas que são essenciais para uma ótima saúde. As amoras têm valores significativamente elevados de fitoquímicos fenólicos e flavonóides chamados antocianinas.

Ajuda na prevenção do acidente vascular cerebral

Ademais, a polpa da amora contém resveratrol, outro antioxidante flavonóide polifenol. O resveratrol protege contra o risco de acidente vascular cerebral, alterando os mecanismos moleculares nos vasos sanguíneos, reduzindo sua suscetibilidade a danos por diminuição da atividade da angiotensina, um hormônio sistêmico que causa constrição dos vasos sanguíneos, elevando a pressão arterial e o aumento da produção do hormônio vasodilatador, o óxido nítrico.

Fonte de Vitamina C

Além disso, a polpa da amora é uma excelente fonte de vitamina C com 36,4mg por 100g e cerca de 61% de RDI, um poderoso antioxidante natural. O consumo de alimentos ricos em vitamina C ajudam o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e inflamações, além de varrer os radicais livres nocivos.

Fonte de Vitamina E

A amora também contém pequenas quantidades de vitamina A e vitamina E. O consumo fornece outro grupo de promotores de saúde dos flavonóides antioxidantes polifenólicos, como luteína, zeaxantina, betacaroteno e caroteno em pequenas quantidades, mas notavelmente significativos.

Em conjunto, estes compostos eliminam os radicais livres e espécies reativas de oxigênio que atuam em processos de envelhecimento e de várias doenças. A zeaxantina, é um carotenóide importante na dieta seletiva, concentrado na mácula lútea da retina, onde proporciona funções antioxidantes e protege a retina dos raios ultravioletas nocivos.

Excelente Fonte de Ferro

Assim como também, o fruto de amora é uma excelente fonte de ferro, característica rara entre as bagas por conter 1,85mg por 100g – cerca de 23% de RDI. O ferro, componente da hemoglobina no interior das células vermelhas, determina a capacidade de transporte de oxigênio do sangue.

Fonte de Minerais

A amora também é boa fonte de minerais como potássio, manganês e magnésio. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. O manganês é usado pelo corpo como um cofator para a enzima antioxidante superóxido dismutase.

Rica em Vitamina K e Vitaminas do Complexo B

A amora é rica em vitamina K e vitaminas do complexo B. Contém boas quantidades de vitamina B6, niacina, riboflavina e ácido fólico. Essas vitaminas funcionam como cofatores e ajudam o corpo no metabolismo dos carboidratos.

Conheça a tabela nutricional da Amora:

Princípio Valor nutricional Porcentagem de RDA
Energia 43 kcal 2%
Carboidratos 9,61 g 7%
Proteína 1,39 g 2%
Gordura total 0,49 g 2%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 5,3 g 14%
Vitaminas Valor nutricional  Porcentagem de RDA
Folatos 25 µg 6%
Niacina 0,646 mg 4%
Ácido pantotênico 0,276 mg 5,5%
Piridoxina 0,030 mg 2%
Tiamina 0,020 UI 2%
Vitamina A 214 UI 7%
Vitamina C 21 mg 35%
Vitamina E 1,17 mg 8%
Vitamina K 19,8 µg 16,5%
Eletrólitos Valor nutricional  Porcentagem de RDA
Sódio 1 mg 0%
Potássio 162 mg 3%
Minerais Valor nutricional  Porcentagem de RDA
Cálcio 29 mg 3%
Cobre 165 µg 18%
Ferro 0,62 mg 8%
Magnésio 20 mg 5%
Manganês 0,646 mg 3%
Selênio 0,4 µg 1%
Zinco 0,53 mg 5%
Fito-nutrientes Valor nutricional  Porcentagem de RDA
Caroteno-ß 128 µg
Caroteno-α 0 µg
Luteína-zeaxantina 118 µg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Processamento das amoras

Antes mesmo de incorporá-los à nossa dieta, o mais importante é saber como conservá-los sem que estrague logo após serem colocados na geladeira. Seu principal inimigo é a umidade e o mofo, portanto, devemos nos certificar de que estejam secos e livres de bactérias. 

Portanto, podemos mergulhá-los em uma solução de água e vinagre (três partes de água e uma parte de vinagre) ou por 30 segundos em água quente a cerca de 55 graus. Em ambos os casos, elas devem ser enxaguadas em água fria, lavadas em água corrente e secas completamente com papel absorvente.

Em suma, o ideal é que sejam armazenados em um recipiente grande forrado com papel absorvente, com a tampa ligeiramente aberta para evitar a condensação. Podemos comê-las diretamente, frescas, da maneira mais simples, ou misturadas com iogurte, queijo batido ou outras frutas. 

Veja mais no vídeo sobre os benefícios da amora para saúde.

Fontes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.