O morango, que agrada aos olhos e ao paladar, é o fruto do medronheiro, uma planta da família das rosáceas. Seu nome botânico, Fragaria vesca, deriva do latim fragans, que significa “perfumado” e, portanto, aponta para uma de suas características: uma fragrância que pode ser percebida mesmo à distância.
Os morangos se destacam por suas propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e purificadoras. Além disso, graças aos seus flavonoides, eles nos ajudam a combater o estresse oxidativo e a deterioração cognitiva.
Conheça mais o morango
Como uma das frutas mais conhecidas e aplicadas em receitas de doces, o morango é uma das opções favoritas do cardápio brasileiro, muito influente nas refeições de muitas pessoas em vários lugares do mundo. Seu doce sabor e sua essência deliciosa são a combinação perfeita para diferentes pratos e receitas.
O morango jardim, seu tipo mais conhecido, foi criado pela primeira vez na Bretanha, ao noroeste da França, em torno de 1750. O fruto surgiu a partir do cruzamento de espécies variadas, a Fragaria virginiana e a Fragaria chiloensis, a primeira trazida da América do Norte e a segunda oriunda do Chile.
Existem doze principais espécies de morangos popularizadas pelo comércio mundial. Entre as mais conhecidas, podemos apontar a Fragaria chiloensis, Fragaria daltoniana, Fragaria moschata, Fragaria vesca, Fragaria virginiana e Fragaria viridis.
Com alto potencial comercial, o morango tem plantações diversas e é amplamente vendida pelo mundo. Todas as espécies do morango giram em torno do gênero Fragaria. O morango pertence à família Rosaceae, junto com outros frutos e legumes como a maçã, fazendo parte da subfamília Maloideae.
Cultivado em várias partes do mundo, o principal espaço de cultivo do morango atualmente é no continente europeu. O cultivo morangueiro no Brasil se concentra em regiões frias e de média temperatura, como no Rio Grande do Sul, interior de São Paulo e interior de Minas Gerais, além de Goiás, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraná.
O fruto vermelho consiste no receptáculo da flor original, contendo várias sementes visíveis em seu exterior, formando assim o morango em toda sua dimensão. Tecnicamente, a parte carnuda do fruto deriva do receptáculo que sustenta os ovários da flor.
O morango surgiu na França, se espalhando por vários países do continente europeu em sua produção inicial.
7 Benefícios do fruto do Morango para saúde!
O alto teor de vitaminas e minerais dos morangos os torna particularmente adequados para o cuidado com a saúde em todas as idades.
Eles previnem doenças cardiovasculares
Primeiramente, os morangos podem ser bons para a saúde cardiovascular. Alguns eventos cardiovasculares podem ser evitados por meio de uma dieta balanceada. Os morangos contêm um tipo de antioxidante que consegue reduzir o nível de inflamação nos tecidos e, no processo, diminui os níveis de colesterol e triglicérides.
Ele ajuda a reduzir o risco de pressão alta, pois aumenta a elasticidade das artérias e evita bloqueios. Isso é demonstrado por um estudo publicado no The British Journal of Nutrition. O consumo de duas ou três vezes por semana pode até reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames.
São hidratantes
Assim como, devido ao seu alto teor de água, cerca de 92%, o morango é um dos alimentos mais hidratantes para o corpo. São recomendados para os dias quentes, não só porque refrescam o corpo, mas também porque ajudam a neutralizar a perda de líquidos.
Eles também são uma das melhores opções para esportistas, pois contêm minerais essenciais que favorecem o equilíbrio de eletrólitos no corpo.
Eles ajudam a melhorar o humor
O morango contém substâncias como a vitamina B1, que ajuda a combater a irritabilidade e a tristeza. O sistema nervoso assimila essa substância e, ao estimulá-lo, ela aumenta a produção de hormônios do bem-estar.
Da mesma forma, estudos experimentais corroboraram que o consumo de morangos (uma fruta rica em kaempferol), bem como de mirtilos, amoras, frutas cítricas, chocolates e nozes, traz um risco menor de desenvolver depressão e ajuda a manter um humor estável.
O suco de morango, uva ou amora melhora o humor de jovens saudáveis e faz com que eles se sintam mais calmos.
Melhoram a saúde da pele
Devido à sua composição nutricional e ao alto teor de água, essas frutas são um dos melhores aliados para manter a pele bonita e saudável.
Estudos demonstraram que consumir regularmente pequi promove a eliminação de toxinas que aceleram o processo de envelhecimento e, ao mesmo tempo, reduz os desequilíbrios do pH da pele. Essas frutas são importantes na prevenção dos danos causados pelos raios solares.
Também podem ser usados externamente, em máscaras ou cremes, para esfoliar, clarear e suavizar a pele.
Combate a prisão de ventre
Os morangos contêm quantidades significativas de fibras alimentares que, combinadas com a água, ajudam a melhorar os movimentos intestinais para facilitar a expulsão das fezes. Esses compostos lubrificam os resíduos e facilitam sua passagem pelo trato digestivo.
Por sua vez, eles ajudam a controlar o inchaço abdominal e outros sintomas resultantes de um processo de digestão lento.
Os morangos e outras variedades de frutas vermelhas são úteis para reduzir o nível de inflamação graças ao seu suprimento de vitamina C, minerais essenciais e antioxidantes. Esses nutrientes lhes conferem propriedades anti-inflamatórias, depurativas e diuréticas que, no corpo, promovem a eliminação de resíduos para o funcionamento ideal das células.
Isso é benéfico para o alívio de doenças musculares e articulares e é até mesmo um bom adjuvante no tratamento da artrite. Observe que há evidências de que a vitamina C estimula a síntese de colágeno, portanto, os morangos também são bons para garantir a boa saúde muscular.
Protegem a saúde dos olhos
Os morangos previnem algumas doenças oculares. A saúde dos olhos é muito importante! O consumo regular de morangos pode ser benéfico para isso.
Esse alimento contém altos níveis de pigmentos, como a luteína e a zeaxantina, dois carotenoides que ajudam a proteger a saúde dos olhos. Esses antioxidantes, juntamente com a vitamina C, criam um filtro contra os raios UV e as toxinas do sol. Isso reduz a probabilidade de desenvolver catarata ou degeneração macular.
A vitamina C é um nutriente que mantém a saúde da córnea e da retina e reduz o desgaste relacionado à idade.
Processamento do morango
Os morangos são os primeiros frutos silvestres a chegar aos mercados no início da primavera. Vermelho, firme e crocante, sendo delicioso e adequado para diversas receitas. Também fornece boas doses de vitaminas e minerais, como vimos em sua composição nutricional, e é purificante.
Reina de los Valles: a variedade predominante no mercado espanhol é a que apresenta frutos minúsculos, de cor branca esbranquiçada a vermelha brilhante e polpa suculenta, doce e aromática.
Camarosa: de origem californiana, substituiu as variedades europeias e ocupa 98% da área cultivada. É mais produtiva, precoce e de melhor qualidade, e está bem adaptada às condições agroclimáticas de Huelva. Seus frutos são grandes, firmes e de cores vivas.Pájaro: é possivelmente a variedade com o melhor sabor de todas as comercializadas. Cônica e firme, sua polpa é consistente e sua cor é vermelha, uniforme e brilhante.
Selva: os grandes morangos de verão; geralmente aparecem no mercado em meados de julho e duram até o final de setembro. Entretanto, os morangos silvestres pequenos e aromáticos são, sem dúvida, os melhores.
Dicas de consumo
Ademais, a melhor maneira de consumi-lo é ao natural, como sobremesa ou em saladas. Como é uma fruta sazonal e muito perecível, presta-se muito bem à elaboração de conservas, como geleias ou marmeladas.
Para conservá-los bem, eles podem ficar mantidos na geladeira e, se possível, em um recipiente fechado, para que não impregnem outros alimentos com seu aroma. Os morangos geralmente não toleram o congelamento, pois perdem muito de sua estrutura e aroma quando descongelados e se deterioram rapidamente.
Como é uma fruta que não se descasca, é importante lavá-la bem para remover produtos químicos nocivos. As frutas que não são provenientes de agricultura orgânica geralmente recebem mais tratamentos.
[…] frutinha tem uma característica típica das “berries”, como o morango, que é o sabor que habita entre o doce e o […]
[…] frutinha tem uma característica típica das “berries”, como o morango, que é o sabor que habita entre o doce e o […]