Quem se lembra do fígado? 10 alimentos para cuidar dele
Muitas vezes, quando o fígado está sobrecarregado, podemos notar falta de concentração, constipação, má digestão, pele seca, raiva, apatia ou dificuldade para tomar decisões. Isso é especialmente comum na primavera. Mas, com um pouco de cuidado, podemos melhorar rapidamente os sintomas.
O fígado precisa de um bom descanso, alguma atividade física para suar e eliminar as toxinas acumuladas, jantar cedo e mimá-lo dizendo “sssshhhhh” (no tai chi, esse som é pronunciado internamente durante os exercícios para acalmar o fígado, que, de acordo com a medicina tradicional chinesa, é onde a raiva é armazenada).
Veja abaixo a lista dos 14 alimentos benéficos para o fígado
A doença hepática gordurosa é considerada reversível, ou seja, pode ser curada. Entretanto, se a doença progredir para fibrose, o dano é irreversível. Por isso, é muito importante tratá-la prontamente e evitar a ingestão de açúcar, consumir porções adequadas de carboidratos, comer alimentos com nutrientes anti-inflamatórios e alimentos que contribuam para a oxidação de gordura no corpo (perda de gordura corporal). Abaixo, recomendamos alimentos que são benéficos para o fígado gorduroso.
Alho
Primeiramente, apenas uma pequena quantidade de alho, tem a capacidade de ativar as enzimas do fígado que ajudam seu corpo a eliminar as toxinas. O alho também tem altas quantidades de alicina e selênio, dois compostos naturais que ajudam na limpeza do fígado.
Laranja
Rica em vitamina C e antioxidantes, a laranja aumenta os processos naturais de limpeza do fígado. Um copo pequeno de suco de laranja recém-espremido aumenta a produção das enzimas hepáticas de desintoxicação que ajudam a eliminar as substâncias cancerígenas e outras toxinas.
Cenoura e Beterraba
Ambos são ótimos alimentos benéficos para o fígado e extremamente ricas em flavonoides e planta-betacaroteno, comer beterraba e cenoura podem ajudar a estimular e melhorar a função hepática em geral.
Chá Verde
Esta bebida é cheio de antioxidantes vegetais conhecidos como catequina. Catequina é um composto conhecido para auxiliar a função hepática. O chá verde não é apenas delicioso, é também uma ótima maneira de melhorar sua dieta em geral.
Abacate
O abacate é denso em nutrientes que ajudam o corpo a produzir a glutationa, um composto que é necessário para o fígado purificar toxinas prejudiciais.
Maçã
Rica em pectina, maçãs segurar os componentes químicos necessários para o corpo para limpar e libertar toxinas a partir do trato digestivo. Isto, por sua vez, faz com que seja mais fácil para o fígado para tratar a carga tóxica durante o processo de limpeza da gordura no fígado.
Azeite de Oliva
Prensado a frio, os óleos orgânicos, como o azeite de oliva, sementes de cânhamo e linho, são benéficos para o fígado, quando usado com moderação. Azeita de oliva ajuda o organismo, fornecendo uma base de lipídios que podem sugar toxinas nocivas no organismo. Deste modo, leva poucas toxinas no fígado, em termos de sobrecarga tóxica que muitos de nós sofremos.
Grãos e Cereais Integrais
Grãos, como arroz integral, são ricos em vitaminas do complexo B, que são nutrientes conhecidos para melhorar a metabolização de gordura total, função hepática e descongestionando da gordura no fígado. Se possível, não coma alimentos com farinha branca, opte sempre pela farinha de trigo integral.
Vegetais Crucíferos
Brócolis e couve-flor são dois alimentos benéficos para o fígado que vão aumentar a quantidade de glucosinolatos em seu sistema, incluindo a produção de enzimas no fígado. Estas enzimas naturais ajudam a eliminar as substâncias cancerígenas, e outras toxinas, fora de nosso corpo que pode reduzir significativamente os riscos associados com o câncer.
Limão
Esta fruta cítrica contêm quantidades muito elevadas de vitamina C, o que ajuda o organismo na síntese de materiais tóxicos em substâncias que podem ser absorvidas pela água. Sendo assim, beber um suco de limão pela manhã ajuda a estimular o fígado.
Nozes
Garantindo quantidades elevadas do aminoácido arginina, nozes auxilia o fígado na desintoxicação de amoníaco. Nozes também são ricas em glutationa e ômega-3 os ácidos gordos, que apoiam ações de limpeza hepática normais. Certifique-se de mastigar as nozes bem até que estejam em liquefeito antes de engolir, assim facilita a absorção dos nutrientes no fígado.
Repolho
Bem como brócolis e couve-flor, comer repolho ajuda a estimular a ativação de duas enzimas do fígado cruciais desintoxicantes que ajudam a eliminar as toxinas. Portanto, tente comer mais salada de repolho, sopa de repolho e couve para manter seu fígado saudável.
Cúrcuma
Ela auxilia na desintoxicação do fígado, ajudando as enzimas. Além disso, a cúrcuma é tempero favorito do fígado. Tente adicionar um pouco desse tempero maravilhoso de desintoxicação, use cúrcuma em seu próximo ensopado ou prato vegetariano por um fígado mais saudável.
Vegetais Folhosos
Um dos nossos aliados mais poderosos de limpar o fígado, folhas verdes podem ser comidos crus, cozidos ou sumo. Extremamente alta em clorofilas vegetais, verduras sugar toxinas ambientais do fluxo de sangue.
Com sua capacidade distinta de neutralizar os metais pesados, produtos químicos e pesticidas, esses alimentos oferecem limpeza é proteção se tornando um dos muitos alimentos benéficos para o fígado.
Tente incorporar folhas verdes tais como abóbora amarga, rúcula, folhas de dente de leão, espinafre, mostarda, chicória e em sua dieta. Isso ajudará a aumentar a criação e o fluxo de bile, substância que remove resíduos de órgãos e de sangue.
Alimentos que são prejudiciais ao fígado
Carrera lista outros alimentos ou substâncias que são prejudiciais ao fígado:
- Excesso de sal.
- Açúcar refinado.
- Álcool.
- Excesso de proteínas animais (carne vermelha e carne de porco).
- Embutidos gordurosos e processados.
- Queijos curados, em excesso.
- Nata
- Bebidas energéticas e alimentos processados, como batatas fritas, doces industrializados, hambúrgueres e pizzas, salgadinhos etc.
A maioria deles, explica ele, “é prejudicial devido ao alto teor de sal, que acelera a morte celular; devido ao teor de gordura saturada, que se acumula e inflama o fígado; e devido ao excesso de aminoácidos, que retarda a função hepática”, e “alguns aditivos químicos em alimentos processados são hepatotóxicos em excesso”.
Sobre a moda das dietas de desintoxicação para limpar o fígado e outros órgãos, Bañares diz: “Elas não têm base científica e não foram avaliadas de um ponto de vista científico para determinar se são eficazes ou não”.
Seu conselho é ficar longe de modismos e “modificar seu estilo de vida para o resto da vida, melhorando sua alimentação, optando pela dieta mediterrânea e fazendo exercícios físicos”.
Cuide bem do seu fígado!
Em suma, a saúde do seu fígado determina o seu peso, nível de energia, humor e até mesmo quanto tempo viveremos. O fígado saudável está associado também a uma boa visão/saúde ocular.
Em muitos casos, quando a saúde do fígado está comprometida, não existe a consciência de que têm um problema, porque o fígado quase não apresenta sintomas. No entanto, a condição ocular ou desconforto ocular pode ser um útil no sinal de alerta que você precisa prestar atenção na saúde do fígado.
Cuide do seu fígado e você pode ser recompensado também com os olhos brilhantes e saudáveis.
Veja no vídeo mais sobre os alimentos benéficos para o fígado!
Existem outros Alimentos benéficos para o fígado não listados baixo, tais como: Alcachofra, aspargos e couve.
Ademais, comer os alimentos benéficos para o fígado listados acima é uma ótima maneira de ajudar a manter o funcionamento do fígado corretamente.
Para ajudar o seu fígado fazer o trabalho de liberação de toxinas e proteger o seu sistema imunológico, é importante incluir alguns desses alimentos citados na sua dieta.
Contudo, evite substâncias que você sabe que são prejudiciais para o fígado, tais como cigarros, excesso de álcool, açúcar, comida gordurosa e óleo vegetal desagradável e margarinas.
Os óleos mais saudáveis para consumir são azeite de oliva, óleo de macadâmia e óleo de coco prensado a frio.
Então, cuide da sua saúde, incluindo esses Alimentos benéficos para o fígado em sua dieta e compartilhe este post informativo com sua família e amigos.
Importante: Procure sempre a orientação de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de começar qualquer tratamento novo ou fazer alguma mudança num eventual tratamento existente.
Fontes
- Health Line (em inglês)
- Liver Foundation (em inglês)