Sabugo, o elixir da juventude e da saúde

23 de dezembro de 2017 6 minutos de leitura
Sabugo

Primeiramente, o sabugo é uma frutinha minúscula e redonda que promove saúde nos beneficiando com antioxidantes antocianinas. Essas pequenas bagas azul-roxas redondas foram há muito atribuídas à longevidade e ao bem-estar dos nativos indígenas em torno das regiões árticas do hemisfério norte

A planta começa a florescer durante o segundo ano de plantação e frutificação em seu terceiro ano. As flores brancas ou cremosas em cachos cobrem a planta no início do verão. Saiba tudo sobre o sabugo e seus benefícios.

Conheça mais o sabugo

Antes de tudo, saiba que o sabugueiro é uma pequena árvore decídua que cresce até 7 a 10 metros de altura. No entanto, sob os pomares cultivados, sua altura é intencionalmente limitada por alguns metros para ajudar a propagação lateral e aumentar a produção de frutas.

Os primeiros colonizadores da América do Norte estavam bem familiarizados com os usos medicinais das flores e bagas mais antigas antes de descobrirem os exploradores espanhóis e outros europeus sobre seus usos.

Na maturidade, as bagas em cachos ficam de cabeça para baixo, já que o caule frequentemente dobra sob o peso. Um único cluster pode conter centenas de bagas. A colheita é feita através da triagem manual.

Todo sabugueiro precisa de um solo arenoso e rico em nitrogênio bem drenado para florescer. Assim como no arbusto de mirtilo, também prefere condições abertas ensolaradas e intolerantes à sombra.

Pequenos, redondos, 8 a 10 mm de bagas pretas ou roxas aparecem posteriormente, quando estão prontos para a colheita. Em geral, as bagas podem estar prontas para a colheita quando se tornam completamente pretas ou profundas e macias.

Benefícios do Sabugo para a saúde

100g de sabugo fresco carregam 73 KCal. Essas minúsculas frutas possuem várias saídas únicas que beneficiam os nutrientes das plantas, como antioxidantes pigmentados com flavonóides, antocianinas, minerais e vitaminas que contribuem imensamente para a saúde e o bem-estar robustos.

As bagas possuem uma das maiores forças antioxidantes entre as bagas comestíveis. O valor ORAC de 100 g de sabugueiro fresco é 10775 TE (equivalentes de Trolox), enquanto que é apenas 5562 TE para mirtilos. 

Assim como nos mirtilos, o seu valor antioxidante vem em grande parte de compostos de flavonóides polifenólicos, como flavonóides isorhamnetin, kaempferol, quercetina, etc. Juntos, estes compostos ajudam a eliminar os radicais de oxigênio livres do corpo humano e, assim, protegê-lo contra câncer, envelhecimento, doenças degenerativas e infecções.

Vitaminado

Sobremesas frescas são excelentes fontes de vitamina C. 100g carregam 36 mg ou 60% dos níveis diários recomendados de ingestão de vitamina C. Um dos poderosos antioxidantes naturais solúveis em água que trabalha contra a gripe viral.

Também ajuda a aumentar a imunidade, a cicatrização de feridas, a luta contra o câncer e o corpo requerido para o reparo de tecidos e cartilagens.

Além disso, são fontes incríveis de vitamina A (fornecem 600 UI ou 20% de RDA por 100 g), várias vezes mais do que em outras bagas como mirtilo (54 UI / 100 g), chokeberry (214 IU / 100 g) , etc.

Um nutriente essencial necessário para manter a mucosa saudável e a pele e é necessária para uma boa saúde ocular. O consumo de frutos naturais ricos em flavonóides e vitamina A pode ajudar a proteger os cânceres de pulmão e cavidade oral.

As bagas também carregam uma quantidade relativamente boa de grupos complexos B de vitaminas como a niacina, piridoxina (18% RDI / 100g), folatos e ácido pantotênico. Essas vitaminas funcionam como cofatores para as enzimas que ajudam no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras.

Forte em Minerais

Além disso, eles contêm uma boa quantidade de minerais como cálcio, potássio, manganês, ferro e fósforo. O potássio é um componente importante dos fluidos celulares e corporais que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial.

O corpo usa manganês como cofator para a enzima antioxidante, superóxido dismutase. O cobre é essencial para a produção de glóbulos vermelhos. O ferro é necessário para a formação de glóbulos vermelhos.

Processamento do sabugo

Ficou curioso sobre como você pode processar essa fruta para receber todos esses benefícios? Confira nossas dicas de uso. 

Usos medicinais do sabugo

Somente flores e bagas maduras de plantas antigas são comestíveis. Evite consumir outras partes da planta, incluindo a casca, a folha e a raiz, pois, carregam altos níveis de alcalóides tóxicos. Bagas e flores também são usadas em vários medicamentos tradicionais ao redor do mundo.

A corda da baga de sabugueiro tem sido um remédio comum para os sintomas da gripe. Sua extração de frutos encontrou sua utilidade como anti-catarral (previne frio), expectorante (antitussivo), estimulante circulatório e ações anti-inflamatórias locais.

Como selecionar e armazenar

A colheita é feita através da triagem manual. Em geral, todo o conjunto de bagas se separou do arbusto. Os clusters podem estar mantidos na geladeira para uso prolongado. Nos mercados dos agricultores, você pode encontrar processado, aprovado pronto para uso de baunilha colocado à venda.

Em geral, as bagas pretendem fazer gelatina, xarope, etc., compradas pelos potenciais clientes ou por pequenos processadores de frutas. Ao contrário de outras bagas e frutas de grandes dimensões, os sabugos crus pegam pouca atenção por causa do seu tamanho pequeno e sabor de torta intensa.

Procure por bagas frescas, prefira os frutos bem amadurecidos, gordurosos, intactos, pretos/roxos. Evite o sabugueiro vermelho. Também evite muito macio ou encolhido, sobrecarregado, bagas machucadas e aqueles com sinais de mofo e estoque antigo.

Como servir

Para facilitar o trabalho, todo o conjunto de bagas manteve-se dentro do congelador para endurecer-se, que depois separou-se da panícula, descascando ou sacudindo. A outra ótima maneira é pentear a panícula usando um garfo.

Assim, as bagas preparadas são então re-congeladas para uso posterior ou descongeladas para processamento rápido. As abelhas carregam sabor doce e extremamente agasal e, portanto, preferem apenas após o cozimento.

A corda de cereais é uma bebida refrescante da temporada de verão favorita em toda a Europa. As bagas podem ser empregadas na preparação de geléia, geléia, xarope e concentrados.

A sopa fria de sabugueiro é uma bebida tradicional da temporada de verão na Alemanha. Os frutos do sol secos encontraram seu uso em bolos, tortas, pudim de verão, muffins, etc.

Aviso de segurança

Ademais, as folhas de ervas, as raízes, as hastes carregam compostos alcalóides de cianidina que, quando consumidos, podem produzir náuseas, vômitos e sintomas neurológicos.

Importante: procure sempre a orientação de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de começar qualquer tratamento novo ou fazer alguma mudança num eventual tratamento existente.

Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.