Sálvia: presente na cozinha e na medicina desde a Roma Antiga

A sálvia é uma das ervas tradicionais conhecidas desde a época de Roma Antiga.

Esta planta lendária e saborosa tem sido reconhecida como “o guardião das ervas”.

Além da cozinha, também é encontrada em vários medicamentos tradicionais europeus e chineses para suas propriedades de promoção da saúde e prevenção de doenças.

A erva de ervas é um arbusto perene evergreen comumente visto em todo o Mediterrâneo e regiões do Sudeste da Europa (Balcãs).

sálvia

Benefícios da sálvia para a saúde

A sálvia tem muitos compostos químicos, óleos essenciais, minerais, vitaminas que conhecem a prevenção de doenças e as propriedades que promovem a saúde.

 

Os principais componentes ativos da sálvia comum parecem ser o seu óleo essencial, que contém principalmente cetonas; alfa-thujone e ß-thujone.

Prevenção e tratamento de doenças

Além disso, também contém vários outros compostos, incluindo cineol, borneol, ácido tânico; substâncias amargas como milhole e ácido coraisólico; Ácidos fumárico, clorogênico, cafeico e nicotínico; nicotinamida; flavonas; glicosídeos de flavona e substâncias estrogénicas.

No total, estes compostos conhecidos por ter propriedades contra-irritantes, rubefacientes, anti-inflamatórias, anti-alérgicas, anti-fúngicas e anti-sépticas.

 

Thujone é GABA e antagonista do receptor de serotonina (5-HT3).

Melhora a concentração mental, a capacidade de atenção e acelera os sentidos.

Portanto, a infusão de sabedoria tem sido reconhecida como “chá do pensador”.

 

A salada de três lóbulos (S. triloba) compõe a flavona chamada salvigenina .

Estudos de pesquisa descobriram que o efeito relaxante vascular da salvigenina pode oferecer proteção contra doenças cardiovasculares.

Fonte de vitaminas

 

A erva é uma fonte excepcionalmente muito rica de vários grupos de vitaminas do complexo B, como ácido fólico , tiamina, piridoxina e riboflavina muitas vezes superiores aos níveis diários recomendados.

 

A erva contém muito boas quantidades de níveis de vitamina A e beta-caroteno. 100 g de erva de solo seco fornece 5900 UI; cerca de 196% da RDA.

A vitamina-A é um poderoso antioxidante natural e é essencial para a visão noturna.

Também é necessário para manter a mucosa e a pele saudáveis.

Consumo de alimentos naturais ricos em vitamina A conhecidos por ajudar o organismo a proteger os cânceres de pulmão e cavidade oral.

 

Folhas de sálvia frescas são uma boa fonte de vitamina antioxidante, vitamina C; contém 32,4 ou 54% de RDA.

A vitamina C ajuda na síntese de proteínas estruturais como colágeno.

Contribui para manter a integridade dos vasos sanguíneos, pele, órgãos e ossos.

O consumo regular de alimentos ricos em vitamina C ajuda a proteger do escorbuto , desenvolver resistência contra agentes infecciosos (aumentar a imunidade) e eliminar os radicais livres indolentes e pró-inflamatórios do corpo humano.

Fonte de minerais

 

As folhas de sálvia frescas ou secas, são fontes ricas de minerais como potássio, zinco, cálcio, ferro, manganês, cobre e magnésio.

O potássio é um componente importante dos fluidos celulares e corporais, que ajuda a controlar a freqüência cardíaca e a pressão arterial.

O corpo humano usa manganês como cofator para a enzima antioxidante, superóxido dismutase.

Uso medicinal

O óleo essencial obtido a partir da erva possui ações de inibição da enzima acetilcolinesterase (Ach), resultando em maior disponibilidade de níveis de Ach no cérebro.

A enzima Ach melhora a concentração e pode desempenhar um papel no tratamento da perda de memória associada a doenças como a doença de Alzheimer.

 

O óleo de sálvia, destilado dos topos de floração, compõe-se de óleo essencial volátil, como camphene, cineol, borneol, acetato de bornil e outros ésteres.

Estes compostos são conhecidos por ter propriedades tónicas, adstringentes, diaforéticas e estimulantes.

 

O óleo de erva salva também está sendo usado externamente como um rubefacient para aliviar doenças dolorosas como rigidez muscular, reumatismo e condições nevrálgicas.

 

Além disso, o seu óleo é utilizado como óleo de massagem misturado e na terapia aromática. Isso ajuda a aliviar nervosismo, ansiedade, dores de cabeça, estresse e fadiga.

Dicas de consumo

Folhas frescas procuradas na culinária por seu sabor aromático sutil que o da saga seca.

Se você tem sálvia no seu jardim, a erva fresca pode ser recolhida conforme e quando necessário.

Nos mercados, procure folhas de sálvia culinárias e frescas, que ofereçam tipos de folhas largas planas ou não floridas, como eles preferem particularmente na culinária.

Secado, bem como solo (em pó), a sálvia também está disponível nas lojas de ervas.

Procure fontes autênticas da erva cultivada organicamente.

Folhas frescas usadas em marinadas devem ser saborosas e desprovidas de manchas, mofo e folhagem.

Armazene a erva fresca em sacos plásticos colocados dentro da geladeira.

A salvia seca deve ser mantida em um recipiente hermético e colocar um local fresco, escuro e seco, onde pode permanecer fresco por vários meses.

Exemplos de preparo

  • A erva é usada em vários pratos de vegetais, especialmente com feijão.
  • Também é empregada como um enfeite em saladas de ervas.
  • As folhas de sálvia acompanham assados com cogumelos, manjerona e aipo .

Atenção para alérgicos

A sálvia, quando usada em grandes quantidades, pode causar irritação nervosa, convulsões e morte.

Por isso, seu uso é proibido em condições epilépticas conhecidas.

A erva não deve ser usada na gravidez, pois compostos químicos como a tuyona podem causar estimulação uterina resultando em aborto.

Fontes

  1. USDA National Nutrient Database (em inglês).
  2. Stanford School of Medicine Cancer information Page- Nutrition to Reduce Cancer Risk. (em inglês).
  3. Antioxidative Phenolic Compounds from Salvia officinalis- PDF. (em inglês).
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