Nabo

Publicado em Alimentação, Legumes e Vegetais, por Rodrigo Fragoso.

Nabo é muito rico em antioxidantes, como a vitamina A, vitamina C, carotenóides, xanthin e luteína.

Nabo
Nabo

Nabos são vegetais de raízes nutritivas procurados em em cozinhas de toda a Europa, Ásia e regiões orientais da América. Nome científico: Brassica rapa (Rapifera Group).

É um dos legumes da estação fria pertencente a vasta família Brassicaceae, que inclui também repolho, couve, couve de Bruxelas, etc As raízes foram cultivadas como alimento básico durante os períodos antigos gregos e romanos.

Embora, sua raiz bulbosa que é muito popular, é seus principais verduras frescas pouco mais nutritivos, várias vezes mais ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Nabos pequenos jovens ou “nabos bebê” são chamados quando as raízes colhidas no início da fase de crescimento. Eles são delicados, mais doce e comidos crus em saladas. No entanto, à medida que avançam na idade e maturidade, o seu sabor se torna mais pronunciado e textura firme e amadeiradas.

Nabo, outro vegetal de raiz, está intimamente relacionado com nabos. Nabos são maiores, mais redondo, principalmente carne característica cor amarela, e mais doce do que nabos.

Benefícios do nabo para saúde!

  • Nabos são muito baixas calorias vegetais de raiz, contém apenas 28 calorias por 100 g. No entanto, eles são muito boa fonte de anti-oxidantes, vitaminas, minerais e fibras dietéticas.
  • Raízes frescas são de fato um dos vegetais ricos em vitamina C; fornecer cerca de 21 mg ou 35% da DRA de vitamina C por 100 g. A vitamina C é um potente solúvel em água, anti-oxidante requerido pelo corpo para a síntese de colagênio  Também ajuda o organismo a eliminar os radicais livres prejudiciais, evita câncer, inflamação e ajuda a aumentar a imunidade.
  • Nabo é o celeiro de muitos nutrientes vitais; contém certos minerais e vitaminas diversas vezes mais do que nas raízes. Os verdes são muito ricos em antioxidantes, como a vitamina A, vitamina C, carotenóides, xanthin e luteína. Além disso, os topos folhosas são uma excelente fonte de vitamina K.
  • Além disso, seus principais verdes também são uma boa fonte de grupo do complexo B de vitaminas, como folatos, riboflavina, piridoxina, tiamina e ácido pantotênico.
  • Os nabos também são excelentes fontes de minerais importantes, como cálcio, cobre, ferro e manganês.