Nabo

Publicado em Alimentação Saudável, Legumes e Vegetais, por Rodrigo Fragoso.

Nabo é muito rico em antioxidantes, como a vitamina A, vitamina C, carotenóides, xanthin e luteína.

Nabo
Nabo

Nabo é vegetal de raiz nutritiva e muito requisitado em  cozinhas em toda a Europa, Ásia e regiões do leste americano. Nabo é um dos legumes de estação fria que pertencem dentro da ampla família Brassicaceae, que também inclui o repolho, couve de bruxelas, couve, etc- As raízes têm sido cultivadas como alimento básico em períodos gregos e romanos antigos. Embora, sua raiz bulbosa que é muito popular, é seus principais verduras frescas em vez mais nutritivos, várias vezes mais rico em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Nome científico: Brassica rapa (Rapifera Group).

Pequenas jovens nabos ou “nabos bebê” são chamados quando as raízes colhidas no início da fase de crescimento. Eles são delicados, mais doce e comidos crus em saladas. No entanto, à medida que avançam na idade e maturidade, o seu sabor torna-se firme mais pronunciado e textura e amadeirado.

Rutabaga, outro vegetal de raiz, está intimamente relacionado com nabos. Rutabagas são maiores, mais redondo, principalmente apresentam coloração da polpa amarela, e mais doce do que nabos.

Benefícios da Raiz de Nabo para saúde!

  • Nabo contêm  poucas calorias vegetais de raiz, contém apenas 28 calorias por 100 g. No entanto, o nabo é muma boa fonte de anti-oxidantes, vitaminas, minerais e fibras dietéticas.
  • O nabo é  de fato um dos vegetais ricos em vitamina C; fornecer cerca de 21 mg ou 35% da DRA de vitamina C por 100 g. A vitamina C é um potente solúvel em água, anti-oxidante requerido pelo corpo para a síntese de colagênio  Nabo também ajuda o organismo a eliminar os radicais livres prejudiciais, evita câncer, inflamação e ajuda a aumentar a imunidade.
  • Nabo é o celeiro de muitos nutrientes vitais; contém certos minerais e vitaminas diversas vezes mais do que nas raízes. Os verdes são muito ricos em antioxidantes, como a vitamina A, vitamina C, carotenóides, xanthin e luteína. Além disso, os topos folhosas são uma excelente fonte de vitamina K.
  • Além disso, a raiz de nabo é também são uma boa fonte de grupo do complexo B de vitaminas, como folatos, riboflavina, piridoxina, tiamina e ácido pantotênico.
  • Os nabo também é excelente fonte de minerais importantes, como cálcio, cobre, ferro e manganês.
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