Jaca


A jaca é um fruto delicioso e rico em fibras, energia dietética, minerais e vitaminas. Como em outras frutas tropicais, a jaca também é rica em calorias. No entanto, não contém gorduras saturadas ou colesterol, tornando-a um dos frutos mais saudáveis para saborear. Acredita-se que a jaqueira é originária das florestas tropicais do sudoeste da Índia. Seus frutos, sementes e madeira, são amplamente cultivados nas regiões tropicais do subcontinente indiano, como: Tailândia, Malásia e Indonésia.

Botanicamente, essa fruta asiática tropical popular pertence à família das Moraceae do gênero Artocarpus e está intimamente relacionada com figos, amoras e fruta-pão. Nome científico: Artocarpus heterophyllus.

A árvore do fruto cresce melhor sob climas tropicais úmidos e chuvosos, mas raramente sobrevive à condições de frio. A jaqueira é uma enorme árvore de alto crescimento, podendo medir até 30 metros, ficando maior do que a mangueira. A jaqueira produz um dos maiores frutos existentes, com uma superfície exterior coberta com espinhos contundentes e com projeções, que se tornam suaves conforme a fruta fica madura. Seu interior consiste em bulbos comestíveis laranja-amarelos.

Cultivo da Jaca

Durante a temporada, cada árvore produz até 250 frutos grandes, sendo assim, supostamente, a maior árvore de veiculação de frutas do mundo. A jaca varia muito em tamanho e tem peso de 3 a 30kg. Sua forma é oblonga ou redonda, medindo aproximadamente de 10cm a 60 cm de comprimento e de 25 a 75cm de diâmetro.

Estrutura do fruto de Jaca

Q fruto da jaca passa por 2 estágios de coloração e amadurecimento, quando estão na cor verde, ficam fixos na jaqueira. Quando amadurecem, ficam na cor marrom, e caindo exalando um forte cheiro adocicado e frutado.

A jaca tem seus gomos lisos e ovais, de um sabor doce. As sementes são marrom-clara de 2 a 4cm de comprimento e de 1 a 3cm de espessura, de cor branca e nítida no seu interior. Dentro do fruto, pode conter de 100 até 500 gomos comestíveis e incorporados em um única jaca. Quando feridas, quase todas as partes da jaqueira liberam um pegajoso látex branco, como leite.

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7 Benefícios do fruto de Jaca para Saúde!

  • 100g de jaca fornecem 95 calorias. A fruta possui carne macia e de fácil digestão. É composta de açúcares simples, como frutose e sacarose, que quando consumidos fornecem energia e revitalizam o corpo imediatamente.
  • A jaca é rica em fibras, o que a torna um laxante natural. O teor de fibra ajuda a proteger a membrana mucosa do cólon, diminuindo o tempo de exposição à substâncias cancerígenas.
  • Frutas frescas tem pequenas quantidades de vitamina A, e pigmentos flavonóides, como caroteno-ß, xanthin, luteína e criptoxantina-ß. Juntos, esses compostos desempenham papéis antioxidantes vitais nas funções da visão. A vitamina A é também necessária para a manutenção da integridade das membranas mucosas e da pele. O consumo de frutas naturais ricas em vitamina A e caroteno protegem o pulmão de cancro e também a cavidade oral.
  • Além disso, a jaca é uma boa fonte de antioxidante vitamina C, fornece cerca de 13,7mg – 23% da RDA. O consumo de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres nocivos.
  • É um dos poucos frutos ricos em vitaminas do complexo B. Contém quantidades muito boas de vitamina B6 (piridoxina), niacina, riboflavina e ácido fólico.
  • A jaca madura é uma boa fonte de potássio, magnésio, manganês e ferro. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea.
  • Suas sementes são de fato muito nutritivas e ricas em proteínas. Em muitas partes do sul da índia são recolhidas a partir da fruta madura, secas ao sol e armazenadas para uso na estação das chuvas em uma grande variedade de receitas, tanto assadas para um lanche ou substituídas no lugar das lentilhas.

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Veja no vídeo mais sobre os Benefícios da Jaca para Saúde!

Veja no vídeo o poder cicatrizante da semente da Jaca!

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