Jaca

Publicado em Alimentação, Frutos, por Rodrigo Fragoso.

( Origem: Índia. | Sazonalidade: Janeiro a junho. )

Jaca
Jaca

A jaca é uma fruta deliciosa e rica em fibras, energia dietética, minerais e vitaminas. Como em outras frutas tropicais, a jaca também é rica em calorias. No entanto, não contém gorduras saturadas ou colesterol, tornando-a um dos frutos mais saudáveis para saborear.

Botanicamente, essa fruta asiática tropical popular pertence à família das Moraceae do gênero Artocarpus e está intimamente relacionada com figos, amoras e fruta-pão. Nome científico: Artocarpus heterophyllus.

Acredita-se que a jaqueira é originária das florestas tropicais do sudoeste da Índia. É amplamente cultivada nas regiões tropicais do subcontinente indiano: Tailândia, Malásia e Indonésia, como fruto, sementes e madeira.

A árvore cresce melhor sob climas tropicais úmidos e chuvosos, mas raramente sobrevive à condições de frio. A jaqueira é uma enorme árvore que cresce alto -30 metros – maior do que a mangueira.

Durante a temporada, cada árvore produz até 250 frutos grandes, sendo assim, supostamente, a maior árvore de veiculação de frutas do mundo. A jaca varia muito em tamanho e tem peso de 3 a 30kg. Sua forma é oblonga ou redonda, medindo aproximadamente de 10cm a 60 cm de comprimento e de 25 a 75cm de diâmetro.

Os frutos da jaca verde se mantêm fixos na jaqueira. Quando amadurecem, ficam na cor marrom, caem e espalham um cheiro frutado forte e doce.

A jaqueira produz um dos maiores frutos existentes, com uma superfície exterior coberta com espinhos contundentes e com projeções, que se tornam suaves conforme a fruta fica madura. Seu interior consiste em bulbos comestíveis laranja-amarelos.

A jaca tem seus gomos lisos e ovais, de um sabor doce. As sementes são marrom-clara de 2 a 4cm de comprimento e de 1 a 3cm de espessura, de cor branca e nítida no seu interior.

Podem haver de 100 a 500 bulbos comestíveis incorporados em um único fruto e  intercalados entre as bandas finas de fibras. Quase todas as partes da árvore secretam um pegajoso látex branco, como leite, quando feridas.

jaca-beneficio1s

Veja 7 Benefícios do Fruto da Jaca para Saúde!

  • 100g de jaca fornecem 95 calorias. A fruta possui carne macia e de fácil digestão. É composta de açúcares simples, como frutose e sacarose, que quando consumidos fornecem energia e revitalizam o corpo imediatamente.
  • A jaca é rica em fibras, o que a torna um laxante natural. O teor de fibra ajuda a proteger a membrana mucosa do cólon, diminuindo o tempo de exposição à substâncias cancerígenas.
  • Frutas frescas tem pequenas quantidades de vitamina A, e pigmentos flavonóides, como caroteno-ß, xanthin, luteína e criptoxantina-ß. Juntos, esses compostos desempenham papéis antioxidantes vitais nas funções da visão. A vitamina A é também necessária para a manutenção da integridade das membranas mucosas e da pele. O consumo de frutas naturais ricas em vitamina A e caroteno protegem o pulmão de cancro e também a cavidade oral.
  • Além disso, a jaca é uma boa fonte de antioxidante vitamina C, fornece cerca de 13,7mg – 23% da RDA. O consumo de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres nocivos.
  • É um dos poucos frutos ricos em vitaminas do complexo B. Contém quantidades muito boas de vitamina B6 (piridoxina), niacina, riboflavina e ácido fólico.
  • A jaca madura é uma boa fonte de potássio, magnésio, manganês e ferro. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea.
  • Suas sementes são de fato muito nutritivas e ricas em proteínas. Em muitas partes do sul da índia são recolhidas a partir da fruta madura, secas ao sol e armazenadas para uso na estação das chuvas em uma grande variedade de receitas, tanto assadas para um lanche ou substituídas no lugar das lentilhas.

Veja no vídeo mais sobre os Benefícios da Jaca para Saúde!