Espinafre

Publicado em Alimentação, Legumes e Vegetais, por Rodrigo Fragoso.

Folhas de espinafre são uma excelente fonte de vitamina K.

Espinafre
Espinafre

Espinafre - Spinacia oleracea, é um vegetal maravilhoso verde-folhosos frequentemente reconhecido como um dos alimentos funcionais para a sua nutrição, antioxidantes e componentes anti-cancerígenos.

Espinafre tem folhas verde-escuras, crocantes são ingredientes favoritos de chefs de todo o planeta. Botanicamente pertence ao Amaranthaceae família e seu nome científico: Spinacia oleracea. Spinacia cresce cerca de 1 m de altura.

Embora, ele pode ser cultivado o ano todo, verduras frescas são as melhores disponíveis apenas após a temporada de inverno no hemisfério norte, de março a maio e de setembro até novembro, no sul da linha equatorial.

Pelo menos, duas variedades de espinafre são cultivadas pelas suas folhas comestíveis, tipo Savoy com a folha verde-escuro onduladas (enrugada) folhas e folhas de superfície lisa.

Benefícios do espinafre para saúde!

  • Espinafre é contém muitos fitonutrientes, que têm propriedades para prevenção de doenças e melhora a saúde.
  • Com poucas calorias e gorduras- 100 g de folhas cruas fornecem apenas 23 calorias. Espinafre contém uma boa quantidade de fibra alimentar solúvel, não é de admirar espinafre verde é uma das melhores fontes vegetais recomendadas no controle do colesterol e programas de redução de peso!
  • Fresco 100 g de espinafre contém cerca de 25% da ingestão diária de ferro, um dos mais ricos entre os vegetais de folhas verdes. O ferro é um elemento vestigial importante exigido pelo organismo para a produção de células vermelhas do sangue e como um co-fator para a enzima de oxidação-redução, citocromo-oxidase durante o metabolismo celular.
  • As folhas frescas são fonte rica de vários vitais vitaminas anti-oxidantes como a vitamina A, vitamina C, e poli flavonoides antioxidantes fenólicos tais como luteína, zea xanthin-e beta-caroteno. Juntos, esses compostos ajudam atuam como captadores de proteção contra os radicais livres derivados do oxigênio e as espécies reativas de oxigênio (ROS) que desempenham um papel na cicatrização de envelhecimento e vários processos de doença.
  • Zea-xanthin , um dietético importante carotenóide, é seletivamente absorvida pela mácula lútea retina nos olhos, onde é pensado para fornecer funções de luz de filtragem e de proteção antioxidante. Assim, ajuda a proteger contra a “doença macular relacionada macular relacionada à idade” (DMRI), especialmente em idosos.
  • Além disso, a vitamina A é necessária para manter saudáveis ​​as membranas mucosas e pele e é essencial para o normal visão do olho. O consumo de vegetais naturais e frutas ricas em vitamina A e flavonoides também conhecidos por ajudar o corpo a proteger de pulmão e cânceres da cavidade oral.
  • Folhas de espinafre são uma excelente fonte de vitamina K . 100 g de verduras frescas proporciona 402% de diárias requisitos vitamina K. A vitamina K tem um papel vital no fortalecimento da massa óssea, promovendo construção óssea saudável. Além disso, também estabeleceu o papel em pacientes com doença de Alzheimer , limitando os danos neuronais no cérebro.
  • Este vegetal de folhas verdes também contém boas quantidades de muitas vitaminas do complexo B, como a vitamina B6 (piridoxina), tiamina (vitamina B-1), riboflavina, folato e niacina. Folatos ajudar a prevenir defeitos do tubo neural na descendência.
  • 100 g de espinafre fresco fazenda tem 47% dos níveis diários recomendados de vitamina C . vitamina C é um poderoso antioxidante, que ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres de oxigênio nocivas.
  • Espinafre contêm também uma boa quantidade de minerais como potássio , manganês, magnésio, cobre e zinco. O potássio é um componente importante de células e fluidos corporais, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e da pressão sanguínea. O manganês e cobre são utilizados pelo organismo como um co-fator para a enzima antioxidante, superóxido dismutase. cobre é necessário para a produção de células vermelhas do sangue. O zinco é um co-fator em muitas enzimas que regulam o crescimento e desenvolvimento, a produção de esperma, a digestão e a síntese do ácido nucleico.
  • Também é rica fonte de ácidos graxos ômega-3 .
  • O consumo regular de espinafre na dieta ajuda a prevenir a osteoporose (fragilidade dos ossos), anemia por deficiência de ferro. Além disso, acredita-se para proteger o organismo de doenças cardiovasculares e cancros do cólon e da próstata.