Beterraba: propriedades, benefícios e como usá-la

7 de janeiro de 2014 7 minutos de leitura

Não é por acaso que cada vez mais pessoas estão incluindo a beterraba em sua dieta regular. Isso se deve principalmente às muitas propriedades da beterraba. Esse simples vegetal, que pode ser consumido cru, cozido ou levemente cozido, é uma importante fonte de nutrientes essenciais e compostos bioativos.

A beterraba ganhou grande estima devido à popularidade das dietas vegetarianas. O que a ciência diz sobre suas propriedades e benefícios? Nós a analisamos e listamos seus vários benefícios.

Conheça mais a beterraba

Beterraba é uma pequena planta herbácea com amplas folhas verde-escuras. Sua raiz principal subterrânea vence em 50-60 dias da semeadura e pesa cerca de 100 a 150 g. Botanicamente, a beterraba pertence ao Amarathaceae família, na beta do gênero. Seu nome científico é Beta vulgaris. acelga é um outro membro no beta gênero cultivado por suas folhas comestíveis.

Beterraba contém antioxidantes pigmentos exclusivos na raiz, suas folhas também promovem proteção contra doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral, os níveis de colesterol no organismo, e tem efeitos antienvelhecimento. Se não for colhida, continua crescendo em tamanho ficando com até mais de 500 g, e podem desenvolver fissuras superficiais, perder sabor e tornar-se pouco apetecível por causa do teor de fibra em excesso.

Existem diferentes cultivos da Beterraba,  vermelhas, laranja, amarelos e brancos. A cor vermelha, original da beterraba vermelha, é devido ao betalain pigmentos, como betanina e betacianina . Variedades amarelas são ricas em xantina-ß pigmento. Ambas as raízes e folhas superiores da beterraba são usadas ​​para o consumo. A beterraba é altamente nutritiva e promove saúde cardiovascular.

7 benefícios da beterraba para saúde

A planta da beterraba pode ser usada em sua totalidade: folhas, caules e bulbo. Em princípio, o bulbo é usado com mais frequência, pois contém a maior quantidade de carboidratos. Mesmo assim, você deve saber que todas as partes do vegetal são comestíveis. Aqui estão alguns dos benefícios da beterraba para sua saúde.

Elas podem trazer melhorias digestivas

A beterraba é rica em fibras solúveis e insolúveis. Como alerta um estudo publicado na Critical Reviews in Food Science and Nutrition, seus compostos podem modular positivamente a composição e a atividade da microbiota intestinal. Além disso, eles podem estimular o crescimento e o metabolismo dos probióticos. É por esse motivo que eles podem promover a saúde gastrointestinal geral.

Um estudo relatado nos Anais da Conferência da AIP descobriu que a beterraba fermentada pode ser útil contra infecções digestivas causadas por Escherichia coli. Estudos em humanos, como o publicado na Food Chemistry, descobriram que seus benefícios em nível intestinal começam a se manifestar em questão de dias.

Pode ajudar a combater a pressão alta

Como a beterraba contém nitratos de ocorrência natural, quando ingeridos, esses nitratos são convertidos em óxido nítrico. Lembre-se de que essa molécula contribui para o relaxamento e a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando assim a circulação e ajudando a regular a pressão arterial ao longo do dia.

Os autores de um estudo publicado no International Journal of Hypertension afirmam que o nitrito inorgânico de vegetais pode ser um suplemento promissor no tratamento da pressão alta. Além disso, sua presença também conferiria benefícios em nível cardiovascular.

Embora a redução seja reconhecidamente modesta, estudos recentes indicaram que o suco de beterraba e os produtos fortificados com o vegetal podem ter um impacto sobre a pressão arterial elevada. Um estudo demonstrou um efeito mais eficaz em pessoas com hipertensão não controlada, embora seja importante observar que sua ingestão não substitui a terapia formal prescrita por um médico para essa condição.

Favorecem o desempenho físico

Um artigo publicado no The Journals of Gerontology: Series A descobriu que adultos mais velhos que se exercitam e consomem suco de beterraba podem apresentar maior consistência no desempenho motor.

Embora sejam necessários mais estudos, uma revisão sistemática recente relatada na Nutrients encontrou algumas evidências de que o suco de beterraba pode atenuar os efeitos ergolíticos da hipóxia na resistência cardiorrespiratória. Ou seja, embora os efeitos não sejam conclusivos, ela pode ter um impacto positivo na resistência cardiorrespiratória dos atletas.

Nessa linha, um artigo científico publicado na PLOS ONE em 2018 indicou que, pelo menos em corredores de elite, a suplementação com suco de beterraba pode melhorar o tempo e a exaustão durante a atividade física de alta intensidade.

Por fim, fica sugerido que o vegetal pode mediar fatores funcionais e a dor muscular que se desenvolvem após o dano muscular causado pelo exercício. Novamente, esses mecanismos não estão bem provados, e as conclusões não são totalmente claras.

Aliados contra a inflamação

A beterraba é uma fonte importante de betalaína, um nutriente capaz de proteger as células, as proteínas e as enzimas do estresse ambiental. Como apontam os autores de um artigo publicado na Nutrients, o vegetal vem sendo considerado um tratamento terapêutico promissor para várias condições clínicas relacionadas ao estresse oxidativo e à inflamação.

Em alguns países, como a Tailândia, seu usado para tratar episódios inflamatórios como gengivite, dor de cabeça e até paralisia de Bell é comum. Estudos realizados por pesquisadores da Universidade Nacional de Jeju, na Coreia do Sul, propuseram que as propriedades anti-inflamatórias também estão presentes na raiz de beterraba vermelha.

Pode indicar aprimoramento cognitivo

Embora as descobertas sejam recentes, um conjunto de pesquisas alerta para outro benefício da beterraba: o aprimoramento da função cognitiva. Um artigo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health em 2021 descobriu que a ingestão de suco de beterraba com alto teor de nitratos pode aumentar a função cognitiva em atletas.

Processamento da beterraba

Escolha cachos com folhas e caules intactos e com bulbos de tamanho semelhante, de preferência pequenos, para que cozinhem uniformemente. As raízes pequenas são preferíveis.

Para armazenamento, é melhor mantê-las na geladeira, embrulhadas em um saco plástico. Não é recomendável congelar a beterraba, pois ela amolece.

Dicas de consumo

Muito usadas tanto a raiz quanto as folhas verdes dessa planta, que são excelentes cruas, escaldadas ou cozidas no vapor, como se fossem espinafres. É importante escolher os espécimes mais verdes e macios.

A beterraba sozinha, consumida como está, tem um sabor muito forte e, por isso, seu consumo está atribuído a saladas, legumes, ralada ou cozida. Ela também pode ser consumida em suco, mas é melhor combiná-la com frutas ou legumes de sabor mais suave.

Ademais, se consumirmos beterraba cozida, é melhor fervê-la inteira e depois descascá-la e cortá-la. Dessa forma, ela retém muito melhor seus nutrientes e, o que é muito importante, seu aroma.

As beterrabas embaladas encontradas nos supermercados não são um alimento ruim se não contiverem conservantes, embora o fato de serem cozidas (em casa ou industrialmente) reduza um pouco suas qualidades nutricionais, neutralizando grande parte da vitamina C. No entanto, ela ainda retém todos os minerais, o ácido fólico, os pigmentos e os flavonóides que lhe conferem sua grande capacidade preventiva.

Veja no vídeo mais sobre os benefícios da beterraba para saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.