Alcaparras são mais que um tempero, são um poderoso antioxidante

Alcaparras tem sabor exclusivo e picante. Elas são botões de floração de um arbusto espinhoso, decotado e decíduo, originário do Mediterrâneo.

alcaparras

Benefícios das alcaparras para a saúde

  • Baixa caloria

Botões de flores, as alcaparras tem baixas em calorias. Eles tem apenas 23 KCal por 100 g.

Mas, a especiaria é rica em fitonutrientes, antioxidantes e vitaminas essenciais para a saúde.

  • Alta concentração de flavonóides

Alcaparras são uma das maiores fontes vegetais de compostos flavonóides rutina e quercetina.

Esses compostos funcionam como poderosos antioxidantes, além de ter propriedades antibacterianas, anticancerígenas, analgésicas e anti-inflamatórias.

  • Melhora a circulação sanguínea

A rutina fortalece os capilares e inibe a formação de aglomerados de plaquetas nos vasos sanguíneos.

Ou seja, a rutina ajuda na circulação suave do sangue nos capilares, o que tem uma ótima aplicação em tratamentos para hemorróidas e varizes.

As alcaparras também reduzem os níveis de colesterol LDL nos indivíduos obesos.

  • Fonte de vitaminas

Os gomos de alcaparras contêm níveis saudáveis ​​de vitaminas, como vitamina A, vitamina K, niacina e riboflavina.

  • Fonte de minerais

Alcaparras contém minerais como cálcio, ferro e cobre em quantidades suficientes para saúde de corpo.

O alto nível de sódio, no entanto, é principalmente devido à adição de sal marinho (cloreto de sódio) na salmoura.

Seleção e armazenamento

Geralmente alcaparras são vendidas em conserva mergulhada em salmoura em potes durante todo o ano em mercados e mercearias.

Para melhor preservar, depois de abrir o frasco, é importante mante-lo refrigerado para uso futuro.

Use colher ou garfo de aço inoxidável para retirá-los do recipiente.

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Alcaparras ( Capparis spinosa )
Princípio Valor Nutricional Recomendação diária
Energia 23 Kcal 1%
Carboidratos 4.89 g 4%
Proteína 2.36 g 4%
Gordura total 0.86 g 3%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 3.2 g 8%
Vitaminas
Folatos 23 μg 6%
Niacina 0.652 mg 4.5%
Ácido pantotênico 0.027 mg 0.5%
Piridoxina 0.023 mg 2%
Riboflavina 0.139 mg 11%
Tiamina 0.018 mg 1.5%
Vitamina A 138 IU 4%
Vitamina C 4.3 mg 7%
Vitamina E 0.88 mg 6%
Vitamina K 24.6 mcg 20.5%
Eletrólitos
Sódio 2954 mg 197%
Potássio 40 mg 1%
Minerais
Cálcio 40 mg 4%
Cobre 0.374 mg 42%
Ferro 1.67 mg 21%
Magnésio 33 mg 8%
Manganês 0.078 mg 3%
Fósforo 10 mg 1%
Selênio 1.2 mcg 2%
Zinco 0.32 mg 3%
Fito-nutrientes
Caroteno-ß 83 mcg
Caroteno-a 0 mcg
Criptoxantina-ß 0 mcg
Luteína-zeaxantina 0 mcg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Usos culinários

Alcaparras, seus brotos tenros, bem como bagas imaturas podem ser usadas na culinária.

Os botões crus têm sabor neutro e precisam ser processados ​​em meio de decapagem para desenvolver um sabor picante e picante exclusivo.

Eles participaram de uma variedade de cozinhas em todo o mundo, especialmente na culinária mediterrânea.

Veja alguns exemplos:

  • Alcaparras são ingredientes na preparação de tártaro (atum, veado, salmão, etc.) e molho de tomate.
  • Os botões em conserva são utilizados como aromatizante em saladas antipasto e como cobertura em pizzas.
  • As alcaparras conferem um sabor característico às receitas de vegetais, carne, vitela e peixe.
  • Remoulade um molho aioli ou maionese usa alcaparras salmoura como um dos principais ingredientes.

Atenção para o consumo

Alcaparras são seguras para usar na culinária. Porém, seu uso pode ser limitado na gravidez.
Pacientes submetidos a qualquer intervenção cirúrgica podem ter que evitá-los, pois agem como um anticoagulante e podem resultar em sangramento excessivo.

Fontes:

  1. USDA National Nutrient Database. (em inglês).
  2. Journal of Agricultural and Food chemistry- Bioactive components of Capparis spinosa. L  (em inglês).
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