10 boas razões para incluir temperos e ervas em seus pratos
Temos à nossa disposição uma infinidade de ingredientes que podem dar sabor e cor às receitas, mas, muitas vezes, não os usamos tanto quanto poderíamos. Por isso, para aproveitar ao máximo as ervas e os temperos, aqui estão 10 boas razões para incluí-los em nossos pratos.
As ervas, especiarias e outros condimentos fazem parte daqueles detalhes que podem mudar radicalmente um prato ou dar a ele um pequeno diferencial, além de um acabamento mais agradável e completo. Para não desperdiçarmos esses ingredientes, separamos 10 boas razões para adicioná-los aos nossos pratos.
Conheça mais os temperos e ervas
Os temperos e ervas tem sido, em parte, parte da nossa alimentação desde séculos, e agora se tornou parte integrante da nossa vida. Graças aos exploradores europeus, cujas contribuições em espalhá-las a partir de seu local de origem ajudam muito especiarias populares em todo o mundo!
Apimente o seu paladar adicionando temperos e ervas saudáveis em sua dieta! Os temperos e ervas não só apenas excitam o seu paladar, como também são compostos de uma impressionante lista de fitonutrientes, óleos essenciais, antioxidantes, minerais e vitaminas que são essenciais para o nosso bem-estar.
Os temperos e ervas podem ser categorizados botanicamente como:
- As folhas das plantas aromáticas: Exemplos incluem a folha de louro, alecrim, tomilho entre outras.
- Frutos ou sementes: Exemplos incluem funcho, coentro, feno-grego, mostarda e pimenta do reino entre outras.
- Raízes e tubérculos: Exemplos incluem alho, galanga, cúrcuma, gengibre entre outras.
9 benefícios das temperos e ervas para a sua saúde!
Há muitos mitos sobre os benefícios dos temperos e das ervas. Boas para perda de peso, diabetes, colesterol… e nutricionistas especializados descobrem quanta verdade há neles.
Eles melhoram as características organolépticas do prato
Esse é o principal motivo pelo qual geralmente usamos ervas aromáticas, especiarias ou outros condimentos em nossos pratos, pois eles nos permitem adicionar sabor, cor e aroma às preparações, dando-lhes distinção e melhor aparência.
Há pratos em que não podemos deixar de usar certos temperos ou ervas para realmente obter a receita tradicional que conhecemos, portanto, um bom motivo para usar ervas e especiarias em nossa cozinha é obter o sabor, o aroma e a cor que desejamos em nossas preparações.
Eles acrescentam vitaminas às receitas
Esses pequenos ingredientes, mesmo quando usados em proporções mínimas, não apenas melhoram o sabor e a cor dos pratos, mas também podem acrescentar bons nutrientes, pois muitas ervas e especiarias podem fornecer vitaminas valiosas para o corpo.
Por exemplo, da salsa podemos obter vitamina C, e do coentro e manjericão ou páprica podemos obter quantidades apreciáveis de vitamina A e carotenos, sendo estes últimos precursores da vitamina que protege a saúde da pele e da visão.
Uma fonte de antioxidantes
Orégano, tomilho, alecrim, sálvia e cravo da índia foram classificados em um estudo como as plantas aromáticas e especiarias com maior poder antioxidante. Pois, concentram não apenas nutrientes antioxidantes, mas também compostos fenólicos que neutralizam o efeito dos radicais livres de oxigênio no organismo.
Por outro lado, foi demonstrado que o orégano e o alecrim favorecem a conservação dos alimentos devido à sua alta concentração de antioxidantes, portanto, além de sua ingestão beneficiar o corpo, também podemos aumentar a vida útil de nossos pratos ou outros alimentos usando ervas e especiarias como ingredientes.
Eles oferecem minerais importantes
Além de ser uma fonte de vitaminas e antioxidantes, a maioria das ervas e especiarias contém minerais importantes para a saúde do corpo, como potássio, cálcio, magnésio e ferro.
Assim, o tomilho fornece ferro, as folhas de louro cálcio, o estragão potássio e a pimenta cálcio e potássio ao mesmo tempo. Portanto, as ervas e os temperos também ajudam a evitar deficiências nutricionais no organismo.
Melhoram a resposta metabólica às refeições
Pesquisas concluíram que a presença de ervas e especiarias nos pratos reduz a resposta à insulina e a elevação dos triglicerídeos após uma refeição rica em gordura. A canela também é conhecida por ajudar a controlar a glicose no sangue. Portanto, pode ser útil na prevenção e no tratamento do diabetes, conforme demonstrado por alguns estudos.
Portanto, as ervas e especiarias podem tornar as preparações mais saudáveis, não apenas adicionando nutrientes e antioxidantes. Mas, também melhorando a resposta metabólica do corpo após o consumo.
Ajudam a queimar mais calorias
Algumas especiarias têm efeito termogênico, ou seja, têm a capacidade de estimular o aumento da temperatura corporal, o que implica um gasto maior de calorias pelo organismo para manter a temperatura estável.
Olá, hoje 56a, mas aos 40 anos percebi e realizeis alguns exames e constou que estou com diabetes e colesterol – a partir daí o que faço, apesar que os médicos receitaram apenas dietas p. ex. evitar alguns alimentos animais gordurosos e bebidas alcoólicas – me ajuda aí!!!!!!!!!!!!!!!!
Olá, hoje 56a, mas aos 40 anos percebi e realizeis alguns exames e constou que estou com diabetes e colesterol – a partir daí o que faço, apesar que os médicos receitaram apenas dietas p. ex. evitar alguns alimentos animais gordurosos e bebidas alcoólicas – me ajuda aí!!!!!!!!!!!!!!!!