Sementes de Carambola são uma das mais tradicionais e populares especiarias da culinária indiana.
Elas também são chamadas de sementes ajowan.
Benefícios da sementes de carambola para a saúde
- Contêm óleos essenciais
As sementes contêm óleos essenciais para a saúde, como o timol, uma classe derivada de monopterona, composto químico que dá fragrâncias aromáticas às sementes.
Além disso, eles também compõem pequenas quantidades de outros fitoquímicos, como pineno, cimeno, limoneno e terpineno.
- Melhora a função digestiva
Os princípios ativos do ajwain podem ajudar a aumentar a função digestiva do trato intestinal, facilitando a liberação de sucos intestinais (secreções gastrointestinais).
- Propriedades anestésicas e antifúngicas
Timol, o óleo essencial obtido da semente de carambola tem propriedades anestésicas, antibacterianas e antifúngicas locais.
- Poderosa fonte de nutrientes
Da mesma forma, na alcaravia, as sementes carambola também são ricas fontes de fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes.
Seleção e armazenamento
A semente de carambola pode ser encontrada facilmente em lojas especializadas em especiarias.
Compre sementes frescas, integrais e compactas, que emanam sabor agradável quando esfregadas entre os dedos.
Armazene as sementes em um recipiente hermético e coloque em um lugar escuro e fresco, longe da luz solar e da umidade.
As sementes de carambola devem ser usadas o mais cedo possível, pois perdem o sabor rapidamente, em grande parte devido à evaporação de óleos essenciais.
Usos medicinais
As sementes de carambola têm sido utilizadas há muito tempo em medicamentos tradicionais Ayurvédicos e Unani como uma cura para várias doenças.
- A extração obtida desta especiaria é às vezes encontrada como carminativa no tratamento de flatulência e indigestão.
- O germicida e as propriedades anti-sépticas do timol podem ser empregados na preparação de remédios para resfriado e tosse.
- Na Índia, a decocção de sementes carambola costuma ser usada para aliviar a asma.
Usos culinários
As sementes de carambola caracterizam-se principalmente pela culinária saborosa indiana, paquistanesa e do Oriente Médio.
Em geral, as sementes são moídas antes de preparar os pratos e adicionadas às receitas nos estágios finais para manter intacta a fragrância e o sabor dos alimentos.
O cozimento prolongado pode resultar na evaporação de seus óleos essenciais.
- A semente de carambola é utilizada para fazer pano na índia.
- Outros exemplos de uso são caril vegetariano indiano, caril de lentilha e frango, peixe e, no oriente médio, é usado para dar sabor a pratos de carne e arroz.
- As sementes também são usadas generosamente como um condimento em lanches, biscoitos salgados, biscoitos e para dar sabor a bebidas, sopas e molhos na Índia.
- As sementes de carambola também podem ser encontradas em conserva, juntamente com feno-grego, sementes de mostarda, açafrão etc.
Perfil de segurança
O consumo de pratos preparados com esta especiaria deve ser evitado em indivíduos com doenças hepáticas, colite ulcerativa e condições de diverticulite.
Fonte:
Gernot Katzar’s Spice pages (em inglês).