Sementes de carambola: especiaria indiana que você precisa ter
Primeiramente, a carambola é uma erva anual da família Apiaceae (Umbelliferae). A família Umbelliferae, que tem cerca de 2.700 membros, é composta por pequenos arbustos floridos (como os membros da família da salsa ou da cenoura) que também incluem uma ampla categoria de ervas e plantas condimentares, como erva-doce, salsa, endro, anis e cominho.
É uma planta herbácea anual que cresce até um metro e meio de altura. As sementes são de cor verde-oliva a marrom, com aparência semelhante às sementes de cominho ou alcaravia, marcadas com listras verticais na superfície externa. Aqui explicaremos tudo sobre os benefícios e as desvantagens das sementes de carambola.
Conheça mais as sementes de carambola
A planta se originou no leste do Mediterrâneo, possivelmente no Egito, e se espalhou para a Índia a partir do Oriente Próximo. Atualmente, a semente está sendo cultivada principalmente na Índia e no Irã.
As frutas raramente podem ser consumidas cruas, mas geralmente são torrados a seco ou fritos em manteiga clarificada. Isso permite que a erva desenvolva um aroma mais sutil e complexo. Sementes de Carambola são uma das mais tradicionais e populares especiarias da culinária indiana.
Benefícios da sementes de carambola para a saúde
Antes de tudo, as sementes de carambola são naturalmente ricas em fibras e têm propriedades antioxidantes naturais. As sementes de carambola também contêm uma variedade de vitaminas e minerais para nutrição. Especialistas afirmam que as sementes de carambola trazem importantes benefícios à saúde para uma melhor digestão. As sementes de carambola podem ajudar a aliviar dores de estômago, indigestão, azia, gases ou cólicas.
Os usos das sementes de carambola também incluem ajudar a estimular e restaurar o apetite em pessoas com doenças crônicas ou em recuperação de doenças. As sementes de carambola também têm propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a tratar os sintomas da artrite e da gota.
Outros benefícios da semente de carambola incluem:
Gripe e resfriados
As sementes contêm aproximadamente 50% de timol, um óleo essencial antibacteriano bem conhecido e, juntamente com o tomilho, pode usar para estimular o sistema imunológico e prevenir gripes, resfriados e outras infecções virais.
Utilize o timol no tratamento de doenças gastrointestinais, falta de apetite e problemas brônquicos. Também ajuda a liberar o muco e o catarro das passagens nasais.
Alívio de flatulência, gases e inchaço
No caso de flatulência, o Trachyspermum copticum e o gengibre seco em pesos iguais podem ser embebidos em duas vezes e meia a quantidade de suco de limão. Essa mistura é seca e transformada em pó com um pouco de sal preto.
Uma colher de chá cheia, tomada com um pouco de água morna, faz maravilhas. Também é muito útil no alívio de dores espasmódicas dos intestinos e do estômago em crianças e adultos e é um bom agente antiácido.
Melhora a digestão
O consumo de 1 colher de sopa de sementes cruas com adoçante natural pode ajudá-lo a se livrar da indigestão. Se você continuar a ter esses problemas, é hora de consultar um médico. Além disso, amenize muitos tipos de problemas de digestão com mudanças no estilo de vida.
Enxaqueca
A enxaqueca pode causar uma sensação latejante e uma dor aguda intensa. A enxaqueca é a terceira doença mais prevalente no mundo. Essas sementes são úteis na redução da enxaqueca.
Processamento das sementes de carambola
As sementes de carambola possuem muitos benefícios, como visto anteriormente, para consumir as sementes com alta qualidade é necessário conhecer o seu processamento que é simples, confira:
Seleção e armazenamento
Encontre ela facilmente em lojas especializadas em especiarias. Compre sementes frescas, integrais e compactas, que emanam sabor agradável quando esfregadas entre os dedos.
Armazene as sementes em um recipiente hermético e coloque em um lugar escuro e fresco, longe da luz solar e da umidade. Use as sementes o mais cedo possível, pois perdem o sabor rapidamente, em grande parte devido à evaporação de óleos essenciais.
Usos medicinais
As sementes de carambola vem sendo usadas há muito tempo em medicamentos tradicionais Ayurvédicos e Unani como uma cura para várias doenças. A extração obtida desta especiaria é às vezes encontrada como carminativa no tratamento de flatulência e indigestão.
O germicida e as propriedades anti-sépticas do timol podem ser empregados na preparação de remédios para resfriado e tosse. Os indianos usam a decocção de sementes carambola para aliviar a asma.
Usos culinários
As sementes de carambola caracterizam-se principalmente pela culinária saborosa indiana, paquistanesa e do Oriente Médio. Contudo, triture antes de preparar os pratos e adicionadas às receitas nos estágios finais para manter intacta a fragrância e o sabor dos alimentos.
O cozimento prolongado pode resultar na evaporação de seus óleos essenciais.
Exemplos de uso são caril vegetariano indiano, caril de lentilha e frango, peixe e, no oriente médio, é usado para dar sabor a pratos de carne e arroz. Você também pode usar generosamente como um condimento em lanches, biscoitos salgados, biscoitos e para dar sabor a bebidas, sopas e molhos na Índia.
Aviso de segurança
Embora seja segura para uso diário quando tomada em doses moderadas, deve-se tomar cuidado ao usá-la para consumo prolongado, pois ela pode causar fotossensibilidade em algumas pessoas, principalmente quando tomada regularmente por períodos prolongados.
Além disso, contra indicado para pessoas que sofrem de doença hepática, condições de diverticulite e colite ulcerativa.
Fonte:
Gernot Katzar’s Spice pages (em inglês).