Cosméticos veganos: saiba como usá-los no autocuidado

18 de março de 2018 6 minutos de leitura
cosméticos veganos

O veganismo é um estilo de vida que se alimenta das novas tendências e das demandas dos consumidores para eliminar, na medida do possível, todas as formas de maus-tratos, exploração ou abuso de animais. Foi nesse contexto que nasceram os cosméticos veganos.

O veganismo é um estilo de vida que se baseia nas novas tendências e nas demandas dos consumidores para eliminar, na medida do possível, todas as formas de abuso, exploração ou maus-tratos aos animais. Nesse contexto, surgiram os cosméticos veganos, que exigem principalmente que as empresas protejam os animais e o meio ambiente. Mas você sabe por que os cosméticos veganos são bons para a sua pele? Vamos contar para você neste novo post!

Conheça mais os cosméticos veganos

Você provavelmente já ouviu falar de conceitos naturais, veganos e livres de crueldade, como o desperdício zero. Nos últimos anos, o setor de cosméticos teve que se adaptar às novas demandas dos consumidores para se adaptar a uma sociedade que tende a rejeitar marcas que fazem testes em animais.

Os cosméticos veganos não são apenas uma tendência. Esse produto é feito com ingredientes naturais que não irritam e são bons para todos os tipos de pele. Quando escolhemos produtos que não contêm ingredientes de origem animal, apoiamos a eliminação de testes em animais e o uso de produtos de origem animal no desenvolvimento de novos produtos cosméticos. 

Também vale a pena observar que um número crescente de marcas veganas está usando materiais reciclados e aproveitando a economia colaborativa para aumentar a conscientização ambiental.

Benefícios de usar cosméticos veganos?

Esse tipo de produto, além de natural, faz bem para o seu corpo e sua mente. Afinal, ao usar produtos veganos, você tem a certeza de estar contribuindo para o bem-estar de todo o Planeta e com a sua consciência.

Um cosmético vegano usa matérias primas de origem vegetal, não tem nenhum componente de origem animal e também não realiza nenhum tipo de teste em animais. Ou seja, nada de sofrimento ou exploração animal e você ainda irá usufruir de produtos naturais e de alta qualidade.

Nada melhor que um produto que faz bem para a sua pele, cabelos e unhas e para todo o Planeta.

Sem químicas agressivas

Já parou para pensar que produtos derivados de petróleo, como parabenos e silicones, além de fazer mal para o meio ambiente, também não faz muito bem para o seu corpo? Usar produtos veganos também é mais saudável para a pele, cabelo e todo o corpo. Isso, sem contar que faz bem para sua consciência.

Produtos veganos usam matérias primas naturais, livres de qualquer tipo de exploração ou sofrimento animal. Por exemplo: a queratina animal substituída pela glicerina vegetal em um shampoo. Por isso, os cosméticos veganos não têm químicas agressivas e fazem bem para o corpo e para a alma.

Respeito e cuidado com os animais

Todas as matérias-primas usadas na produção de cosméticos veganos são de origem natural e livres de produtos químicos. Isso significa que eles não são testados em animais nem usam componentes de origem animal.

Ingredientes ativos

Como já mencionamos, uma das principais características desse tipo de produto é que eles têm uma concentração maior de ingredientes ativos, o que faz com que tenham um impacto positivo na pele e efeitos mais duradouros.

Vitaminas e antioxidantes

Como são compostos por ingredientes naturais, aproveitamos os benefícios de materiais provenientes de plantas, como as vitaminas. Além disso, graças aos componentes antioxidantes e minerais, a pele é reparada mais rapidamente e permanece lisa por mais tempo.

Dicas para você escolher sem cair em armadilhas

Você pode encontrar cosméticos veganos com a identificação de selos como o Certified Vegan e o  Cruelty Free, que garantem a qualidade da origem. Procure produtos que valorizam a vida e não exploram animais para seu desenvolvimento e produção.

Para encontrar produtos que respeitam os animais, você pode, além de buscar o selo, procurar saber da origem, entender a produção e as matérias-primas envolvidas no processo.

Existem sites de produtos veganos que não são totalmente voltados ao movimento, pois há produtos que contêm algum envolvimento animal em sua composição. Por isso, preste bastante atenção na descrição de cada produto antes de comprar.

Marcas confiáveis

Compartilhamos com você uma lista de marcas veganas para que você conheça e, se ainda não os experimentou, experimente.

Nem toda marca que não faz testes em animais é vegana. a Lush, por exemplo, é uma marca internacional e ativista contra testes em animais. Mas, nem todos seus produtos são veganos.

Cerca de 80% dos cosméticos produzidos pela marca são veganos, mas 20% deles tem algum componente de origem animal, como mel, leite, ovos e lanolina). Se você está em São Paulo, vale conhecer essa loja, pois ela tem muita variedade de produtos e é fácil identificar os veganos, pois eles têm selo vegan.

Já a Bioart é uma empresa vegana de cosméticos. Desde 2010 ela inova na criação e produção de  biocosméticos biomiméticos no Brasil. A empresa produz eco make-ups e linhas de tratamento bionutritivos baseados em elementos naturais, orgânicos, saudáveis e veganos. O cuidado vem desde a escolha das matérias-primas até as embalagens.

A BAIMS é uma marca vegana comprometida com um mundo mais justo e ético.  Sua filosofia é “trabalhar com total respeito à saúde, aos recursos naturais e aos animais”.

Esses são alguns exemplos de marcas veganas que ajudam a cuidar do corpo, respeitando os animais e a sua saúde. A internet é uma ótima aliada na busca de produtos veganos para os cuidados com o corpo. Basta olhar com cuidado que você vai encontrar produtos incríveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.