Abrir uma romã é como abrir um baú de tesouro. Suas bagas vermelhas têm nutrientes tão valiosos que vale a pena aproveitar o outono para se beneficiar de suas propriedades e, ao mesmo tempo, apreciar seu sabor requintado.
Consumir frutos naturais é bom para a saúde. Com certeza você já leu ou ouviu essa afirmação com frequência. Entre eles, um dos mais benéficos é o romã. Embora todas as frutas sejam nutritivas, cada uma tem suas próprias propriedades. Aqui, falaremos sobre os benefícios do romã – você vai querer consumir toda hora!
Conheça mais o roma
A romã é entre os mais populares frutas, nutricionalmente rica em sabor único, sabor e características de saúde promovendo. assim como outras frutas, e algumas exóticas tropicais, como manga, romã também tem qualidades inovadoras de alimentos funcionais muitas vezes chamado como “super frutas”.
Botanicamente, é uma pequena árvore de folha caduca tamanho frutífera pertencente à família Lythraceae, do género: Punica. A romã é de origem na faixa da sub-Himalaia, Norte da Índia. Nome científico da romã: Punica granatum. A árvore cresce cerca de cinco a oito metros de altura.
É cultivada em escala comercial em vastas regiões em toda a sub-continente indiano, Irã, Cáucaso e do Mediterrâneo para os seus frutos. Completamente adulto, a árvore dá numerosos esféricos, vermelho, roxo, laranja ou amarelo-frutas coloridas, dependendo dos tipos de cultivares.
Cada fruto mede cerca de 6-10 cm de diâmetro e pesa cerca de 200 gramas. Sua pele exterior ou casca é resistente e possui textura semelhante a couro. O interior da romã é separado por branco, fino, esponjoso e tecido membranoso amargo em compartimentos.
Tais seções, embalados como sacos, cheios de pequena comestível doce, de polpa suculenta, rosa encerra em torno de um único, angular, mole ou duro semente (em excesso de frutos maduros). A romã é uma das frutas mais extensivamente cultivadas para a alimentação, suco, sabor, cor e, tornando-se um ingrediente comum em novos alimentos funcionais, muitas vezes chamado de “super fruta”.
7 Benefícios da Romã para Saúde!
A composição exclusiva da romã está associada a uma série de benefícios importantes para a saúde.
Ajuda a prevenir o câncer
As antocianinas da romã diminuem a ação dos receptores de estrogênio, o que ajuda a prevenir cânceres como o de mama. Esse efeito também é causado pelos flavonóides e é reforçado pela ação sinérgica de outros antioxidantes que impedem o desenvolvimento de células tumorais; a romã também é considerada útil na prevenção do câncer de próstata.
Protege o coração
O consumo regular de romã, seja na forma de suco ou de suas deliciosas sementes, é uma boa maneira de reduzir o risco cardiovascular, pois evita a concentração e a oxidação do colesterol “ruim” (LDL) e melhora a elasticidade das artérias. Sua abundância de potássio também beneficia o coração e o sistema cardiovascular, ajudando a regular a pressão arterial.
É leve, digestivo e depurativo
É uma fruta de baixa caloria, devido à sua abundância de água e baixo teor de carboidratos. Essa qualidade é muito útil em dietas de emagrecimento, quando se deseja reduzir a ingestão de calorias, mas também em jejuns que visam ativar os mecanismos naturais de limpeza do corpo.
Embora em menor quantidade do que as maçãs ou peras, as romãs também contêm pectina, uma fibra solúvel que contribui para seu efeito purificador. Além disso, suas deliciosas sementes são uma fonte notável de fibra não solúvel, que sacia e promove o trânsito intestinal.
Ajuda a combater a diarreia
Sua riqueza em taninos hidrolisáveis ajuda a reduzir a inflamação das membranas mucosas do intestino, e seu teor de ácido cítrico o torna um bom desinfetante, útil em caso de diarreia infecciosa.
É afrodisíaco e melhora a fertilidade
Na Grécia antiga, atribui-se a Afrodite o plantio da primeira romã, de modo que seu fruto estava ligado ao desejo e até mesmo lhe foram atribuídos poderes afrodisíacos. Além disso, a romã, como outras frutas com sementes abundantes, tem sido, acima de tudo, um símbolo de fertilidade e, em muitas culturas, foi dada como presente aos recém-casados, um costume que ainda sobrevive em algumas regiões da China.
Um estudo da Universidade de Edimburgo descobriu que o suco aumenta os níveis de testosterona em 30%. Tanto homens quanto mulheres notaram uma melhora no desejo sexual e no humor. Outros estudos o associam a uma melhora na função erétil e a um aumento na quantidade e motilidade dos espermatozoides.
Processamento do roma
Comer bagas proporciona uma experiência única, pois as bagas estouram na boca quando as mastigamos, inundando-a com um suco agridoce diferente de qualquer outra fruta. As bagas vermelhas brilhantes são excelentes para enfeitar saladas ou cobrir uma sobremesa, sorvete ou até mesmo uma torta de vegetais salgados.
As crianças as adoram em saladas de frutas com frutas como peras, melões ou frutas mais neutras, como maçãs. Essas saladas de frutas podem estar enriquecidas com framboesas e suco de laranja ou abacaxi. Sendo também ideais para colorir o muesli, especialmente quando preparadas com tâmaras e amêndoas.
Ademais, em muitos países árabes, é bastante comum usar o suco na preparação de molhos ou usar os grãos como recheio de vários ensopados. Alem de servir para cobrir alguns doces, especialmente o marzipã.
Um exemplo é o molho libanês muhammara, com suco de romã, pimenta vermelha, nozes, alho, azeite de oliva e páprica. Esse molho bem mediterrâneo é tão bom para petiscar quanto para mergulhar palitos de vegetais crus, como cenoura ou aipo.