O repolho chinês é um dos vegetais populares na China continental, Filipinas, Vietnã e outras regiões da Ásia Oriental. Embora o repolho chinês possa estar disponível todo o ano, a melhor colheita é a de inverno.
É um vegetal de folhas verdes que, apesar de ser originário da Ásia, é comercializado no Brasil, de modo que seus nutrientes podem fazer parte de nossa dieta saudável diária. Ele tem várias propriedades, confira tudo sobre ele a seguir.
Conheça mais o repolho chines
O repolho chinês pertence à família Brassica, a mesma do repolho, brócolis ou couve flor. É um vegetal amplamente consumido na Ásia, conhecido há mais de 1.500 anos, embora na América seu consumo tenha começado a se difundir na década de 1970. Atualmente, seu cultivo está se espalhando por todos os continentes.
Há diversas variedades de repolho chinês adaptadas a diferentes épocas do ano, de modo que estão sempre disponíveis. São consumidos dois tipos principais de repolho chinês. Um deles é o tipo “pe-tsai”, que forma uma cabeça alongada semelhante à alface, enquanto o tipo “pak-choi” produz folhas soltas semelhantes à acelga.
Principais benefícios do repolho chinês para a saúde
Para ter uma dieta variada e saudável em nosso dia a dia, a incorporação de vegetais é essencial. Há uma grande diversidade de tipos de vegetais para comer, mas às vezes a repetição na escolha do que cozinhamos pode nos fazer perder essa rotina favorável.
Portanto, incorporar outras variedades, como este repolho chinês, pode preencher sua rotina diária com nutrientes ricos. Esse bok choy é rico em várias vitaminas, como vitamina A, vitamina C e vitamina K. Também é rico em folato e cálcio. Também é rico em folato e cálcio, portanto favorece a saúde de vários órgãos.
O repolho chinês tem propriedades anticancerígenas
A repolho chinês é um vegetal rico em compostos de enxofre chamados glucosinolatos, precursores da substância indol-3-carbinol, que tem potentes propriedades anticancerígenas.
Graças à sua riqueza em diferentes glucosinolatos, o repolho chinês ajuda a proteger o corpo contra diferentes tipos de câncer, como o de pulmão e o de cólon. Além disso, eles também ajudam a regular o estrogênio, o que ajuda a prevenir o câncer de mama.
Ajuda a tratar doenças cardíacas
O repolho chinês também ajuda a melhorar vários problemas cardiovasculares devido à sua riqueza em nutrientes como ácidos graxos ômega-3, ácido fólico, piridoxina e aminoácidos como o gama-aminobutirato. Todas essas propriedades são boas para o coração e o restante do sistema cardiovascular. Portanto, esses são os benefícios do repolho chinês para o coração:
Ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e, consequentemente, promove a circulação sanguínea. Reduz os altos níveis de homocisteína no sangue, que são compostos relacionados ao aparecimento de trombos e também aumentam as chances de sofrer um acidente cardiovascular.
A repolho chinês é um tratamento natural para a visão
Esse vegetal também tem um alto teor de betacaroteno ou pró vitamina A. O alto nível desse nutriente em sua composição confere ao repolho chinês propriedades medicinais para a visão que ajudam a proteger os olhos.
Além disso, essa riqueza em provitamina A também ajuda a prevenir alguns problemas de visão, como a cegueira noturna e o aparecimento de catarata.
Regula os níveis de açúcar no sangue
Esse vegetal é um alimento muito benéfico para pessoas que sofrem de doenças como o diabetes. O repolho é rico em antioxidantes, fibras e têm níveis muito baixos de carboidratos e gorduras, o que lhe confere propriedades que ajudam a regular naturalmente a glicose no sangue.
Além disso, ela também reduz alguns dos sintomas dessa doença, como as complicações que podem ocorrer na visão. Como vimos acima, a repolho chinês é rica em betacaroteno, nutrientes muito benéficos para os olhos.
Processamento do repolho chjiens
Consuma cru e cozido, cruas principalmente em saladas e, se cozidas, combinam muito bem em sopas, ensopados de carne e de vegetais. Confira nossas dicas de uso a seguir.
Dicas de consumo
Apare na base e remova as folhas externas descoloridas. Lave-o com água fria. Coloque para escorrer de cabeça para baixo até que toda a água saia. Para preparar, separe os talos externos da base usando uma faca de aparar e divida toda a planta em metades no sentido longitudinal.
Em seguida, retire da extremidade do caule cerca de uma polegada de distância e trabalhe em direção ao seu topo frondoso. Adicione-o a uma variedade de receitas, combinadas com outros vegetais ou desfrute de tudo sozinho em sopa:
- O repolho chinês pode ser consumido in natura, adicionados às saladas, sanduíches e hambúrgueres.
- Na península coreana, emprega-se muito como o repolho chinês na preparação de “bok-choy kimchi”.
- Na China e em outras regiões do Leste Asiático, é usado como repolho em batatas fritas com erva, alho, pimentão e pimentões verdes misturados com arroz cozido a vapor e molho de soja / chili / tomate para preparar a chowmein (Chaomiàn).
Fontes
Oriental cabbage production (em inglês).
USDA National Nutrient Database (em inglês).