Popular na China como “ren shen”, ou raiz do homem, a raiz de ginseng é sinônimo de força e bem-estar desde a Antiguidade.
A planta de ginseng tem sido usada para estimular o metabolismo e tratar condições como estresse mental, fadiga, valores altos de glicemia, proporcionando saúde e longevidade.
Esta raiz medicinal pertence à família Araliaceaee ao gênero Panax.
As duas principais espécies de ginseng são:
o ginseng asiático (Panax ginseng C.A. Meyer) e
o ginseng americano (Panax quinquefoliumL.), considerados como os verdadeiros cultivares desse rizoma.
Todos os outros tipos, incluindo o ginseng siberiano (Eleutherococcus senticosus), são considerados como pseudo ginseng.
A ginseng é uma erva de floração perene, de clima temperado, nativa das florestas do nordeste da China e da Manchúria.
Tanto o ginseng asiático quanto o americano crescem melhor em solos de textura arenosa, bem drenados e com sobra.
Benefícios da raiz de Gingseng para a Saúde
Composição química
- Uma vez que a raiz de ginseng é consumida em pequenas quantidades, esta não contribui de maneira significativa com o valor energético diário ou com o aporte de gorduras dietéticas.
- No entanto, contém várias substâncias neuroativas, antioxidantes, vitaminas e minerais.
- A raiz de ginseng contém compostos como o poliacetileno e compostos fenólicos, como o maltol, ácido salicílico, ácido vanílico, ácidos genísticos, ácido p-cumárico, considerados os principais antioxidantes fenólicos do ginseng.
- Os compostos ativos mais importantes presentes no ginseng são os glicosídeos triterpênicos, também chamados de saponinas ou ginsenosídeo, tais como o protopanaxadiol e o protopanaxatriol.
Propriedades medicinais
- Todos os produtos oriundos da planta de ginseng, incluindo o seu rizoma, são valorizados na cultura chinesa, coreana e japonesa desde a antiguidade.
- Muitos acreditam que consumir o extrato da raiz ou quaisquer produtos derivados do ginseng pode conferir vigor, resistência para enfrentar as dificuldades e boa saúde.
- Os compostos bioativos no rizoma podem atuar como imunomoduladores e apresentarem atividades antitumorais, antioxidantes e hipoglicemiantes.
Uso Medicinal
A raiz de ginseng é empregada principalmente como adjuvante na medicina tradicional da China, do Japão e dos povos americanos nativos.
Os seguidores da medicina alternativa chinesa acreditam que o ginseng branco é leve, sendo adequado para qualquer biotipo corporal.
O Ginseng Vermelho, por outro lado, é aconselhado durante os meses mais frios.
Na medicina tradicional chinesa, a raiz de ginseng é considerada um estimulante sexual devido à ação dos compostos ginsenosídeos.
Os compostos ginsenosídeos aumentam a síntese e liberação de óxido nítrico (NO) nos vasos sanguíneos genitais, causando o relaxamento dos capilares sanguíneos e aumento dos níveis de GMP cíclico (monofosfato de guanosina) nos genitais.
Estudos científicos demonstram que os ginsenosídeos melhoram as funções metabólicas corporais, incluindo as funções hepáticas e digestivas.
Eles também possuem ações anti-inflamatórias, anticarcinogênicas e imunomoduladoras.
A raiz de ginseng é prescrita para tratar gripes e resfriados, estresse e como adjuvante no tratamento de alguns tipos de câncer e diabetes mellitus tipo 2.
Seleção e Armazenamento
Os rizomas de ginseng frescos podem ser encontrados nas proximidades dos locais de produção durante os períodos de colheita.
Por outro lado, o pó da raiz de ginseng pode ser encontrado embalado a vácuo durante todo o ano.
O ginseng branco é produzido pela desidratação da raiz ao sol.
O ginseng vermelho é cozido no vapor após a colheita e logo em seguida, exposto ao sol para desidratação.
Nos supermercados, farmácias e lojas especializadas em Medicina Tradicional Chinesa, é possível encontrar diferentes tipos de produtos de ginseng, como chá, mel, bebidas, doces, geléia, etc.
Leia a informação nutricional destes produtos; especialmente o conteúdo total de ginsenosídeos.
A raiz de ginseng desidratada pode ser armazenada por vários meses se mantida em local fresco, longe da luz solar direta e da umidade.
O pó da raiz de ginseng pode ser armazenado dentro da geladeira por alguns meses.
Métodos e Técnicas de Preparo
A raiz de ginseng processada raramente requer qualquer procedimento de limpeza adicional.
Corte um pequeno pedaço da raiz (não mais do que 3 g por vez), adicione-o a um copo com água quente por aproximadamente 2 minutos e beba a infusão.
Exemplos de uso:
- A raiz de ginseng fresca é apreciada como chá refrescante quando adicionada a água quente, mel e ervas.
- Na Coréia, a raiz de ginseng também é usada na famosa preparação samgye-tang.
Geralmente é servida com kimchi, conserva de acelga coreano, e vinho de ginseng. - O extrato de raiz de ginseng é bastante utilizado na indústria alimentícia como ingrediente de bebidas, balas, gomas, petiscos picantes, doces, etc.
Fatos Sobre a raiz de ginseng
A raiz de ginseng e seus produtos atuam principalmente sobre as funções metabólicas corporais de digestão e circulação, assim como sobre o sistema nervoso central.
O ginseng deve ser visto como um tônico restaurador e não como um substituto de medicamentos regulares em caso de enfermidades específicas.
Os compostos químicos da raiz do ginseng têm semelhanças estruturais e funcionais com os esteróides naturais.
Eles afetam o funcionamento do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e do sistema imunológico, o que poderia explicar muitas das suas principais ações.
Não há estudos científicos que comprovem sua eficácia como alimento afrodisíaco.
O rizoma contém vitaminas e minerais. No entanto, apenas em pequenas quantidades, que não são suficientes para suprirem as necessidades diárias de vitaminas e minerais.
Aviso de Segurança
A raiz de ginseng e os seus produtos, quando consumidos em proporções moderadas, e por um curto período de tempo, tem efeitos benéficos.
A toxicidade aos glicosídeos presentes nos produtos derivados de ginseng ocorre quando consumidos em grandes quantidades, e por períodos prolongados.
Alguns dos sintomas que são evidenciados quando há excesso no consumo são:
- aumento da pressão arterial,
- insônia,
- ansiedade,
- neuroses etc.
Potencia a toxicidade do fármaco anticoagulante Varfarina, o que resulta em episódios hemorrágicos graves.
A raiz de ginseng afeta os níveis de glicose sérica em pacientes em uso de drogas anti-hipoglicêmicas e insulina.
É aconselhável que as mulheres grávidas evitem o seu consumo.
Fontes
- Phenolic compounds and antioxidant properties. (em inglês)
- Exploration and processing-suntenglobal.com. (em inglês)
- Alternative Medicine Review-Monograph. (em inglês)
- Exploring scientifically proven herbal aphrodisiacs. (em inglês)