Cuidado com seu prato vegetariano. Ele pode estar matando animais.
Isso mesmo, devemos ter cuidado a cada refeição que fazemos, pois nem todo prato vegetariano e vegano faz bem. Existem culturas de vegetais que exploram animais na sua produção.
Por isso, você precisa ter cuidado para não correr o risco de, sem perceber, contribuir para morte e animais.
Matar por acidente ou conscientemente
E também é verdade que, quando cultivamos plantas, não estamos apenas competindo com outros animais que também querem comê-las, mas muitas vezes fazemos isso às custas dos ecossistemas naturais, incluindo sua diversidade biológica. Não podemos negar nada disso e, de fato, não conheço nenhum vegano que negue.
No entanto, o consumo de vegetais mata muito menos animais do que o consumo de produtos de origem animal, pois a pecuária, além de matar as vacas, galinhas, porcos ou perus que cria, também mata insetos e outros animais quando colhe as plantações para alimentá-los.
Estima-se que 33% das terras agrícolas em todo o mundo sejam usadas exclusivamente para a produção de ração para animais, e 85% de toda a soja cultivada em todo o mundo é fornecida aos animais de fazenda.
Também devemos considerar que a morte acidental e consciente são coisas muito diferentes, e a pecuária mata muito mais animais deliberadamente do que a agricultura de vegetais ou cereais. E não apenas os mata deliberada e premeditadamente, mas também os mantém em cativeiro por toda a vida e os submete a todos os tipos de maus-tratos.
Se considerarmos a vida dos animais nas fazendas industriais, essa condição é inaceitável. Como alguém pode considerar esse tratamento aceitável porque as alternativas a uma dieta baseada em vegetais não são perfeitas?
Alimentos vegetarianos que prejudicam a natureza
Primeiramente, produtos como morangos começaram a ser cultivados em regiões da Espanha onde a água não é abundante, o que pode levar à seca na área e à necessidade de transferir água de outra região.
Outra consequência é o tamanho dessas plantações. Se o volume for considerável, deve-se presumir que a área não será habitada por espécies animais, o que pode colocá-las em risco de extinção, como é o caso do lince ibérico.
Algo semelhante acontece com o óleo de palma, que ameaça acabar com os orangotangos na selva de Bornéu, entenda.
Óleo de palma
Aparentemente inofensivo, o óleo de palma está causando destruição em florestas da Ásia. Presente em grande parte de alimentos industrializados (incluindo papinha para bebês), o óleo de palma tem causado grande devastação em florestas e, consequentemente, morte de orangotangos.
O desmatamento tropical para a plantação da palma traz diversas ameaças ao meio ambiente. Alguns dos problemas causados, além da potencial extinção de orangotangos, estão a emissão de gás carbônico. Com as queimadas feitas para limpar terrenos antes da plantação, e a drenagem de água.
Esse tipo de intervenção ameaça espécies nativas da região e contribui para as mudanças climáticas, cada vez mais fortes.
Uso de pesticidas
Consumir vegetais cujas plantações utilizam pesticidas também é uma forma de colaborar para a morte de animais. Ou seja, um inocente prato vegetariano pode carregar em si a morte de vários animais. Os pesticidas neonicotinoides, proibidos em alguns países, são responsáveis pela morte de animais como abelhas, que são atingidas ao coletar o pólen de flores dessas plantas.
Pesquisadores do Centro de Ecologia e Hidrologia Britânico publicaram na Revista Nature um estudo que mostrou que animais que se alimentam das flores de plantas “tratadas” com o pesticida tiveram suas populações reduzidas em 30%. Ou seja, está cientificamente comprovado que plantações que utilizam pesticidas prejudicam a vida animal, provocando sofrimento e morte.
Soja não é uma boa escolha de prato vegetariano
A soja é fruto da devastação do Cerrado e de parte da Amazônia brasileira. Nossa ineficiência produtiva nos faz produzir pouco em muito espaço. Além disso, assim como acontece no processo do óleo de palma, a limpeza dos terrenos são feitas por queimadas.
O cultivo de soja já inicia poluindo e matando animais com a queima de florestas. Para completar, ainda há o uso de pesticidas e outros químicos agrícolas que faz mau para animais (incluindo o homem), para o solo, água e para o ar.
Soja é o ingrediente de vários pratos vegetarianos, mas, dificilmente é um alimento vegano. Ainda são raras as produções orgânicas e sustentáveis de soja.
Faça escolhas inteligentes
É irônico, mas a indústria alimentícia é uma das maiores responsáveis pela destruição de recursos naturais em todo o Planeta. Ao escolher bem os alimentos que consome, você pode contribuir para a preservação da vida.
Você ajuda a acabar com a exploração e sofrimento animal e ainda age contra as mudanças climáticas, contribuindo para melhorar o Planeta como um todo. Por isso, procure sempre conhecer a origem dos produtos que compra.
Quem produziu e como é o processo. Hoje, existem diversas marcas de alimentos e produtos em geral que você pode rastrear todo o processo produtivo. Uma escolha inteligente faz bem para sua saúde e para o Planeta.