Oxicoco (Cranberry) – pequena, ácida e poderosa

22 de dezembro de 2017 6 minutos de leitura
oxicococ

O Oxicoco, também conhecido como cramberry, é uma pequena fruta selvagem ácida e ótima para o bem-estar. Essa pequena fruta é muito rica em fitonutrientes, em especial, antioxidantes.

Portanto, seus benefícios para a saúde vão de proteção contra cáries dentárias até o tratamento de infecções e doenças inflamatórias. É uma fruta que ajuda nessa função do cérebro; confira como aproveitar todas as suas propriedades e incorporá-las em sua dieta diária.

Conheça mais o oxicoco

A planta é um pequeno arbusto rastejante, ou seja, um tipo de videira de baixo alcance. Ela nasce em pântanos, ambientes arenosos e ácidos. Típicos de regiões de clima temperado e mais frios, como países da Europa, Estados Unidos e Canadá. Para se ter ideia do tamanho do oxicoco, o arbusto chega até 20cm de altura. Ele tem hastes finas, com folhas pequenas e verdes.

O oxicoco é uma fruta pequena, redonda, com a polpa de cor vermelha. Cada baga possui quatro pequenas sementes colocadas centralmente em cápsulas. A baga é muito ácida no sabor, com pH na faixa de 2,3 a 2,5.

Benefícios do oxicoco para a saúde

Os oxicocos melhoram a circulação sanguínea, combatem a cistite e ajudam a proteger a visão. Descubra suas propriedades e benefícios.

Protege contra o câncer, doenças neurológicas e muito mais

O oxicoco tem um sabor único e é rico em fitoquímicos e flavonóides fenólicos. Estudos científicos mostraram que o consumo de oxicoco tem potenciais benefícios para a saúde contra câncer, envelhecimento e doenças neurológicas, inflamação, diabetes e infecções bacterianas.

Faz bem ao coração

Os compostos antioxidantes do Oxicoco, como as proantocianidinas oligoméricas (OPC), antocianina flavonoides, cianidina, peonidina e quercetina ajudam na proteção contra doenças cardiovasculares, evita a formação de placas de colesterol no coração e vasos sanguíneos.

Além disso, esses compostos ajudam o corpo humano a baixar os níveis de colesterol LDL e aumentar o HDL – níveis bons de colesterol no sangue.

Evita e combate infecções

Estudos sugerem que beber suco de oxicoco pode proteger contra infecções bacterianas, como E. coli no sistema urinário, inibindo a ligação bacteriana à bexiga e à parede mucosa uretral. O consumo de cranberries torna a urina ácida.

Juntamente com a inibição das ações de adesão bacteriana (infecções bacterianas proteicas), o suco de oxicoco pode ajudar a prevenir a formação de pedras alcalinas (cálcio-amônio-fosfato) dentro do trato urinário.

Mantém a saúde dos dentes

O oxicoco ajuda a evitar o desenvolvimento de cáries. Isso porque essa fruta impede a formação de placas no esmalte dentário, mantendo a superfície do dente limpa.

Fonte de vitaminas e minerais

Além disso, as bagas também são uma boa fonte de muitas vitaminas, como vitamina C, vitamina A e folato e fenólicos como ß-caroteno, luteína, zeaxantina e minerais como potássio e manganês.

Absorve radicais livres

Capacidade de Absorção Radical de Oxigênio ou ORAC (medida da força antioxidante dos alimentos) demonstra arando em um índice ORAC de 9584 μmol de unidades TE por 100g, um dos mais altos entre as bagas comestíveis.

Processamento o oxicoco

Primeiramente, os oxicocos podem ser consumidos frescos, em suco ou secos. Além disso, eles também estão disponíveis como suplemento dietético na forma de extrato líquido ou seco (cápsulas de 500 a 600 mg).

Em caso de infecção, duas cápsulas ou 10 ml são ingeridos três vezes ao dia antes das refeições durante uma semana. A dose preventiva ou de manutenção é de 500 a 1.500 mg de extrato seco por dia.

É mais eficaz beber o suco, que é feito a partir das frutas. Recomenda-se tomar um mínimo de duas a três colheres de sopa por dia, sem misturar com água. Embora tenha um sabor levemente ácido, não se deve adicionar açúcar, pois isso reduz sua eficácia.

As frutas secas podem ser misturadas ao iogurte natural, assim como as frescas, embora seja difícil encontrá-las. Ficou curioso sobre como funciona seu processamento? Confira nossas dicas de consumo e esclareça todas as suas questões.

Como escolher e armazenar

Selecione as frutas vermelhas brilhantes, sem rugas com pele intacta, firme ao toque, sem cortes ou rachaduras. Pigmentos antioxidantes em grande parte concentrados em frutos vermelhos com pele vermelha profunda.

Descarte todas as bagas de oxicoco molhadas e manchadas para evitar a propagação ao resto das frutas. As bagas frescas podem ficar armazenadas na geladeira por vários dias. Classifique qualquer fruta descolorida, macia, irregular ou pegajosa antes de armazenar. Elas têm uma vida útil muito curta se mantidas à temperatura ambiente.

As melhores formas de consumir o oxicoco

As bagas frescas, bem como as secas, possuem um nível saudável de antioxidantes, as bebidas engarrafadas de oxicoco com adição de açúcares podem não conter esses elementos.

Quando em natura, os oxicocos apanhados à mão podem ser consumidos diretamente. Ao comprar nas lojas, escolha brilhante, uniforme e bagas. Lave-os em água fria antes de usar para manter sua textura intacta.

  • O oxicoco cru, fresco ou seco pode ser comido sozinho como lanches.
  • Essas frutinhas podem ser uma excelente adição às saladas de legumes e frutas.
  • Use elas em sorvetes e cocktails de frutas.
  • Além disso, servem bem ​​na preparação de muffins, enchimentos de torta, pães e sorvetes.
  • As bagas estão sendo usadas na indústria de alimentos na preparação de molho, geléia e geléia.
  • Molho de cranberry empregado em pratos de galinhas de capoeira.

Aviso de segurança

Ademais, os oxicocos contêm ácido oxálico, uma substância que ocorre naturalmente em algumas frutas e vegetais (espinafre, couve), que pode cristalizar em pedras de oxalato no trato urinário em alguns indivíduos.

Pelo mesmo motivo, as pessoas com uma história conhecida de pedras do tracto urinário do oxalato não podem comer demais dessas bagas e, especialmente, vegetais pertencentes à família Brassica.

A ingestão adequada de água é, portanto, aconselhada a manter a produção normal de urina. Os ácidos oxálicos também interferem com a absorção de minerais como cálcio e magnésio causando a sua deficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.