Você conhece a jujuba? Descubra todos os benefícios dessa fruta

8 de janeiro de 2018 5 minutos de leitura
jujuba

A jujuba, conhecida como juá no nordeste brasileiro, é usada no oriente como produto medicinal. Além de doce e saborosa, a jujuba contém 75% dos aminoácidos necessários que o corpo humano precisa.

O nome é o mesmo do docinho pelo seu formato e tamanho, mas nutricionalmente as jujubas não tem nada em comum. São muito ricos em vitamina C e têm propriedades hipoglicêmicas. Além disso, suas folhas e casca podem ir usadas na fitoterapia.

Conheça mais a jujuba

A jujubeira (Ziziphus jujuba Mill.I), também conhecida como ginjolero ou jinjolero, uma pequena árvore de origem chinesa, muito plantada em jardins, pomares e casas de fazenda e, às vezes, aparece espontaneamente ao longo das estradas. É nativa da China, Mongólia e Coreia, mas os árabes levaram ela para a Europa. Às vezes, também é chamada de jujuba ou yuyuba, nome pelo qual era conhecida na época medieval. 

A árvore da jujuba é usada especialmente por seu fruto carnudo: a jujuba ou ginjol. Como fonte de vitamina C, as jujubas atuam como um bom tônico estimulante para convalescença, fadiga e fraqueza, mas também para aliviar resfriados e diarréia. 

É uma árvore pequena e modesta que pode crescer até 7 metros de altura, com muitos galhos. Suas folhas ovais-lanceoladas e brilhantes têm margens serrilhadas. Também tem espinhos bastante longos, de até 3 cm, e flores solitárias ou agrupadas em inflorescências, com pétalas verde-amareladas.

Os frutos ou jujubas são drupas ovóides, carnudas e com formato de oliva. Enquanto crescem, são de cor verde, mas ficam vermelhos quando maduros, sua polpa é farinhenta e seu sabor é levemente adocicado. Além disso, use as folhas e a casca também para fins medicinais.

Benefícios da jujuba para a sua saúde

Primeiramente, sua árvore tem raízes muito longas, que alcançam e extraem água localizada a até 40 metros de profundidade. Isso favorece a fertilidade do solo e a proliferação da biodiversidade em áreas quase desérticas com pouca disponibilidade de água. Entre os serviços ecossistêmicos prestados pela jujuba, destacam-se os seguintes:

Acalma os nervos

O efeito sedativo dessa fruta incrível significa que ela era usada como antidepressivo natural e agente calmante, considerada ótima para acalmar a ansiedade e o estresse.

Uma infusão feita com a jujuba ajudará a acalmar os nervos de forma natural e, ao mesmo tempo, ajudará a melhorar o sono. Além da fruta, as sementes de jujuba têm a capacidade de acalmar os nervos e são usadas para obter um excelente ritmo de sono, especialmente na medicina tradicional chinesa.

Ajuda a regular o peso corporal

Seus baixos níveis de calorias adjacentes à ingestão insignificante de gordura são perfeitos para lanches. Essa maravilhosa fruta com paladar semelhante ao da maçã é muito popular entre o público fitness.

Devido ao seu alto teor de fibras e baixo teor calórico, é uma fruta maravilhosa para o lanche. Ela também reduz o colesterol, combate a constipação e destrói toxinas.

Além disso, possui 18 aminoácidos, que garantem uma grande quantidade de proteínas, uma das quais ajuda a curar feridas e lesões. É uma crença comum em muitas culturas que a ingestão diária de jujuba também melhora o tom e a cor da pele. 

Propriedades anticâncer

O líquido obtido das tâmaras da China tem a capacidade de desativar as células cancerígenas, especialmente aquelas que liberam leucemia.

Fortalece o sistema imunológico humano

Por ser rica em vitamina C e A e potássio, a jujuba ajuda a fortalecer o sistema imunológico humano. Portanto, ela ajuda a prevenir contra resfriados e tosse.

Grande potência antioxidante

Por ser uma excelente fonte de antioxidantes, a fruta previne contra danos ao fígado e câncer. Essa excelente fruta ajuda a manter os valores de radicais livres dentro do limite correto.

A jujuba fornece até 20 vezes mais vitamina C do que uma laranja, por exemplo. A vitamina C ou ácido ascórbico é uma das vitaminas mais importantes, pois tem muitos benefícios para a saúde, inclusive suas propriedades antioxidantes e sua capacidade de melhorar o sistema imunológico do corpo.

Processamento da jujuba

Para fins medicinais, o processamento da jujuba pode ocorrer de diferentes maneiras:

Dicas de consumo

Consumidas elas como estão, em suco, ou use a em bolos, pudins e tortas, ou usadas para fazer compotas e geleias. Também consuma a jujuba seca ou desidratada. Um licor também pode ser feito com vinho branco, limão e jujubas. 

Aviso de segurança

Ademais, considerada uma planta segura, a jujuba, não traz nenhum efeito prejudicial significativo. Entretanto, como qualquer outro alimento, não o consuma em excesso. Devido à presença, ainda que pequena, de alcaloides, evite durante a gravidez como medida de precaução. Antes de iniciar o tratamento para diabetes, é aconselhável obter a aprovação de seu médico.

Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.