Inhame: todas as propriedades e benefícios

29 de abril de 2013 5 minutos de leitura
inhame

O inhame é um tubérculo nativo de regiões tropicais e subtropicais que tem sido utilizado na medicina por séculos. Atualmente, está sendo usado no tratamento de certos problemas, como sintomas da menopausa, diabetes, artrite reumatoide e cãibras musculares.

Também é uma parte importante da dieta em muitos países, pois é uma fonte de carboidratos e outros nutrientes. Ele fornece proteína, vitamina B1, vitamina C, fósforo, manganês, magnésio e cobre.

Entre as formas mais comuns de consumi-lo, podemos encontrá-lo assado ou cozido e na forma de cremes ou purês. No entanto, além de seu uso alimentar, o inhame também é utilizado em algumas apresentações fitoterápicas. 

Conheça mais o inhame

Assim como a mandioca, a batata ou a batata-doce, o inhame é rico em carboidratos. Especialmente em amido, pois contém mais de 70%. Quanto à fibra que contém, 100 gramas do produto fornecem 8 gramas de fibra. Como resultado, ao consumi-lo, o índice glicêmico é reduzido e a digestão é mais lenta.

É um produto muito saciante porque contém 12% de proteína, o que é uma quantidade alta em comparação com outros produtos. Também contém micronutrientes de qualidade, como potássio, fósforo, cálcio ou vitamina C. Por outro lado, fornece antioxidantes que são de grande ajuda para manter a saúde. 

Com relação às suas propriedades físicas, deve-se observar que as farinhas e o amido de inhame são estáveis em suspensões a altas temperaturas. Portanto, são amplamente usados no setor alimentício por suas propriedades espessantes e gelificantes. 

Esse tubérculo é muito útil devido às suas características.

  • É diurético e depurativo.
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
  • Aumenta a fertilidade.
  • É uma fonte de energia para esportistas.
  • É útil para o controle dos sintomas da menopausa.

Benefícios do Inhame para Saúde!

Por causa de suas propriedades, o inhame é uma alternativa eficaz à terapia de reposição de estrogênio para tratar os sintomas da menopausa. Essa planta pode estabilizar ou aumentar os níveis de estrogênio no corpo.

Artrite reumatoide

As propriedades anti inflamatórias do inhame o tornam um remédio em potencial para muitas patologias que têm esse mecanismo como elemento subjacente. No entanto, as pesquisas existentes sobre esse assunto ocorreram em animais, então os resultados não podem ser perfeitamente extrapolados para os seres humanos.

Hiperuricemia

Alguns estudos, como um publicado no Journal of Ethnopharmacology , afirmam que o inhame selvagem tem o potencial de aumentar a excreção de ácido úrico. Isso evitaria o problema da hiperuricemia em indivíduos predispostos. Entretanto, como mencionado acima, a pesquisa foi realizada em animais.

Espasmos musculares

Estudos também investigaram o possível efeito do inhame selvagem no tratamento de espasmos musculares. Ele tem uso potencial para aliviar a dor associada à menstruação ou às cólicas. No entanto, a pesquisa não é conclusiva e não fornece evidências sólidas.

Infecção viral

Deve-se observar que o inhame tem uma concentração significativa de vitamina C. Esse nutriente ajuda a melhorar a função do sistema imunológico, reduzindo a incidência de gripes e resfriados comuns. Além disso, uma alta ingestão da substância permite o controle eficaz dos sintomas e a remissão precoce da doença.

Processamento do inhame

Embora seja um pouco mais trabalhosa para descascar do que a batata doce, pois sua casca é mais irregular e dura, a verdade é que sua versatilidade é muito semelhante. Você pode consumi-la cozida, no vapor, assada no forno ou grelhada, sendo que também é possível fritá-la, embora essa seja a forma menos saudável de consumo.

A partir daí, as combinações com outros alimentos são infinitas: em purê, como acompanhamento de carnes e peixes, em pedaços para adicionar a caldos e sopas. O inhame também é usado como ingrediente em algumas sobremesas. 

De fato, na forma de farinha ou amido, ele serve como espessante ou agente gelificante, substituindo o amido de milho. Adequado também para celíacos. Um dos formatos mais populares que podemos encontrar é aquele que apresenta o inhame como um lanche, como as tradicionais batatas fritas. 

Nesse caso, ambos têm um impacto igualmente prejudicial na saúde devido à grande quantidade de gordura que os acompanha, então, para um lanche, é sempre melhor optar por nozes.

Aviso de segurança

Embora o inhame selvagem possa ser potencialmente benéfico para algumas pessoas, também há riscos associados ao seu consumo. Por exemplo, às vezes ele pode causar náuseas, vômitos e dores de cabeça. Outros casos de problemas digestivos também foram relatados.

Existe ainda a possibilidade de desenvolver uma reação alérgica, geralmente com manifestação cutânea. É raro ocorrer um choque anafilático com o consumo de inhame, mas vários efeitos colaterais dermatológicos podem impedir sua introdução na dieta.

Veja mais no vídeo sobre os Benefícios do Inhame para Saúde!

Fonte

USDA – Nutrient Database for Standard Reference (em inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.