O ingá é uma das espécies de fruta da Amazônia brasileira, mas cerca de 4 a 5 são comestíveis. Encontrado em árvores de grande porte, o ingá pode atingir 15 m de altura. Tem agrupado flores verde-branco.
Em geral, os ingás preferem nascer às margens dos rios, devido à grande quantidade de sementes levadas e depositadas nas várzeas pelas enchentes.
Conheça mais o ingá
A fruta com uma infinidade de propriedades remonta aos tempos mais antigos da história peruana, onde nossos ancestrais se renderam ao seu sabor: o ingá (Inga feuilleei) se destaca por seu baixo valor calórico, com apenas 52 calorias por 100 gramas.
Ele contém não apenas as vitaminas A, B e C, mas também a vitamina A pro A, que é particularmente especial, pois apoia a produção de vitamina A, que melhora e protege o sistema imunológico.
Devido às suas propriedades antioxidantes, essa fruta é admirada e altamente desejada em muitas partes do mundo. O ingá ajuda a controlar os altos níveis de colesterol. Isso significa que ela pode aliviar alguns desconfortos causados pela enxaqueca.
No entanto, apesar de ter um sabor muito doce, ela tem propriedades que permitem equilibrar os níveis de açúcar, graças ao fato de ser uma fonte de proteínas e fibras. Além disso, pode prevenir problemas cardíacos devido às suas propriedades antioxidantes, que atuam diretamente no coração.
Benefícios do ingá
O ingá, pacae ou guaba é uma fruta que vem da árvore Inga feuillei. Esse alimento, pouco estudado pela ciência, é consumido devido ao seu sabor adocicado e ao alto valor nutricional em vitaminas A, B e C.
Também é rico em antioxidantes e tem propriedades anti inflamatórias, antissépticas e cicatrizantes que podem combater e prevenir o aparecimento de certas doenças. Confira os principais benefícios dessa fruta.
Melhora a digestão
Primeiramente, devido às suas propriedades curativas, as pessoas usam o caule na forma de infusão, pó ou extrato para regularizar o processo de digestão.
Baixa caloria e perda de peso
Por ser baixo em carboidratos, gorduras e proteínas, o ingá é recomendado em dietas de emagrecimento devido às suas propriedades de melhora do apetite. Ele também é usado como aromatizante em várias sobremesas devido ao seu sabor doce.
Reduz o colesterol
Ademais, recomenda-se para pessoas que sofrem de altos níveis de colesterol ou que consomem gorduras saturadas na dieta. Também equilibra o açúcar no sangue e controla a pressão arterial elevada.
Queda de cabelo
O ingá ajuda a prevenir a queda de cabelo devido aos minerais magnésio, selênio e zinco presentes em suas sementes. A aplicação de uma infusão das sementes no couro cabeludo a cada duas semanas será útil se você tiver esse problema.
Reumatismo
Além disso, as propriedades anti inflamatórias da casca ajudam a manter os ossos. Ela também controla os radicais livres e os elimina, facilitando a prevenção de doenças crônicas.
Dores de cabeça severas
As folhas de ingá em infusão funcionam como um calmante para os nervos e para aliviar a dor de cabeça.
Previne o câncer e as doenças brônquicas
Assim como também, o alto teor de antioxidantes e substâncias como o ácido gálico, a quercetina, o flavonol e a epicatequina do ingá ajudam a prevenir o câncer. Ela também alivia doenças brônquicas e flebite.
Processamento do ingá
Embora a maneira tradicional de consumir a guaba seja em sua forma natural, aproveitando sua polpa, há outras maneiras de adicioná-la à dieta diária; por exemplo, em diferentes sobremesas, como sorvete de ingá, geleia de guaba, flan de guaba, entre outras. Também é uma boa ideia prepará-la em suco. E para acompanhar a dieta diária, você pode consumi-la em frutas secas como lanches.