Fiddlehead samambaia: nutrientes e como prepará-los

16 de novembro de 2013 5 minutos de leitura
fiddlehead-samambaia

Sim, os brotos de samambaia são comestíveis e deliciosos. Veja aqui como prepará-los e como eles são bons para sua saúde. Você sabia que as samambaias são uma das plantas que mais atraem a boa sorte? Elas também são versáteis: trazem frescor ao ambiente, não são tão difíceis de cuidar, são perenes e existem em uma grande variedade de tipos. 

O melhor de tudo é que, de acordo com o Feng Shui, elas são plantas que representam e atraem boa sorte e fortuna. Portanto, continue lendo para descobrir todos os segredos dessa planta e seus significados mais energéticos.

Conheça mais as fiddlehead samambaia

Os brotos de samambaia comestíveis, também conhecidos como “Fiddlehead”, “fiddlehead” ou “monkeytail”, são as folhas jovens e encaracoladas da samambaia de avestruz ou Matteuccia struthiopteris. Elas crescem selvagens perto de riachos e lagos na costa leste dos Estados Unidos e do Canadá, onde são muito populares.

Elas são encontradas em mercados especializados, pois o período de colheita é muito curto, entre meados de abril e início de maio. Além disso, elas se distinguem por sua qualidade sensorial e nutricional, especialmente por seu teor de fibras, vitamina A e antioxidantes.

Do ponto de vista culinário, são consideradas uma iguaria e uma raridade na cozinha. Seu sabor varia de levemente defumado a adstringente, comparável ao do brócolis e do aspargo. Gostaria de saber mais sobre suas propriedades e métodos de cozimento? Continue lendo!

Benefícios de fiddlehead samambaia para saúde!

Os brotos de samambaia contêm uma série de compostos bioativos com efeitos antioxidantes e vitamínicos que beneficiam a saúde de quem os consome. Seus principais efeitos estão detalhados abaixo.

Energia

Para começar, vale a pena observar que seu conteúdo calórico é bastante baixo. Em sua forma bruta, contém apenas 34 calorias. Esse valor é considerado adequado para dietas de perda de peso.

No entanto, para manter a baixa densidade calórica, elas devem ser preparadas sem excesso de ingredientes gordurosos, como manteiga ou creme de leite. A baixa ingestão calórica se deve ao fato de que essas folhas contêm apenas 0,35 gramas de gordura total por 100 gramas de broto, o que representa uma baixa contribuição energética para a dieta.

Proteína

Apesar de ter um teor de água de quase 90%, os brotos de samambaia têm um valor de proteína mais alto do que outras folhas. Os 4,31 gramas por 100 gramas de brotos de samambaia representam 8% do valor diário recomendado.

Carboidratos

O broto de samambaia de avestruz congelado e não preparado contém cerca de 5,7 gramas de carboidratos. Isso representa 2% do total diário recomendado, sendo a maior parte representada por fibra alimentar. Por esse motivo, é ideal para dietas de baixa caloria.

Vitamina A

Estima-se que esse alimento contenha 3350 unidades internacionais de vitamina A, que é um de seus nutrientes mais importantes. Porções de 100 gramas fornecem 112% do valor diário recomendado para um adulto médio.

Os brotos de samambaia são conhecidos por sua qualidade nutricional. Em particular, são uma fonte de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais.

Vitamina B3

A vitamina B3 é conhecida como niacina e faz parte do complexo B. Cerca de 100 gramas de brotos de samambaia fornecem 3,26 miligramas de niacina, o que representa 16% da ingestão diária recomendada.

De acordo com um grupo de especialistas, essa vitamina está envolvida no metabolismo de carboidratos e gorduras. Além disso, ela ajuda a reduzir o LDL ou colesterol “ruim”, enquanto aumenta o HDL-colesterol ou colesterol “bom”.

Vitamina C

A samambaia Fiddlehead contém quase 18 miligramas de vitamina C por 100 gramas de brotos de samambaia Fiddlehead. Isso representa 30% do valor diário recomendado para um adulto médio. No entanto, deve-se observar que o cozimento prolongado pode destruí-la, portanto, recomenda-se um rápido amolecimento a vapor.

Potássio

Esses brotos também contêm potássio. O valor médio é de 130 miligramas em 100 gramas de brotos, o que cobre 7% dos níveis diários recomendados.

Processamento da fiddlehead samambaia

Ademais, devem ser selecionados brotos firmes, verdes e bem enrolados. Se estiverem murchos, manchados ou viscosos, é melhor descartá-los.

Após selecionados, remova as escamas externas com uma escova ou pano limpo. Em seguida, com uma faca afiada, corte as extremidades marrons do caule e a base das folhas enroladas.

Depois disso, elas são primeiro lavadas em água fria, antes de serem enxaguadas em água morna com sal por 2 minutos. Repita o processo 2 ou 3 vezes até que a água saia limpa.

As autoridades de saúde aconselham a fervura por 15 minutos ou o cozimento a vapor por 10 a 12 minutos. Isso removerá alguns compostos que podem causar intoxicação alimentar se consumidos crus. Mesmo assim, recomenda-se reduzir o tempo para 6 ou 10 minutos para evitar o cozimento excessivo.

Para prepará-los rapidamente, eles podem ser salteados na manteiga ou no azeite de oliva com alho picado. Refogue por 7 minutos e, para finalizar, adicione suco de limão fresco, uma pitada de sal e parmesão ralado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.