O feijão verde é uma boa adição antioxidante à nossa dieta e pode ter benefícios anti-inflamatórios. Pensando nisso, criamos esse artigo com os principais benefícios dessa leguminosa para a sua saúde.
A fama de saudável desse vegetal é bem merecida: além de ser leve e purificador, ele também enriquece a dieta com sua abundância de minerais e vitaminas. Na cozinha, sua versatilidade o convida a descobrir suas muitas possibilidades.
Conheça mais o feijão verde
Feijão verde é uma delícia dos amantes vegetarianos por suas qualidades nutricionais saudáveis. O Feijão verde e vagen verde ou imaturos obtidos a partir da planta de feijão comum pertencente ao Fabaceae da família e conhecido cientificamente como Phaseolus vulgaris.
Em termos gerais, Feijão verde é classificado de acordo com seus hábitos de crescimento como “grãos mato”, que fica ereto, sem apoio e Pole “Beans” que precisam subir suportes.
As outras variedades de frutos verdes da família do feijão incluem feijão de casca, Pinto ou feijão manchado, feijão branco, feijão vermelho ou rim, feijão preto, feijão-de-rosa e feijão cera amarela.
Fava ou favas (Vicia faba) são grandes achatados vagens verdes, luz geralmente consumida sem casca para seus feijões deliciosos. Lima feijão (Phaseolus lunatus) são grandes gordo, vagens, verde-pálido.
Benefícios do feijão verde para saúde!
Também chamado de feijão tenro, é um alimento ideal para incluir em dietas de limpeza e emagrecimento.
Controle do açúcar e do colesterol
A fibra solúvel contida no feijão tenro tem um efeito muito positivo sobre os níveis de açúcar no corpo, regulando a velocidade com que os açúcares passam para o sangue, retardando o processo. A fibra também regula o colesterol, facilitando sua eliminação durante a digestão.
Por essas razões, esse alimento deve ser incluído na dieta de pessoas com hipercolesterolemia ou hiperglicemia, pois as ajudaria, de forma simples, a lidar com a doença.
Entre os problemas de saúde que podem ser evitados por uma dieta saudável estão os processos cardiovasculares, como a arteriosclerose, o excesso de peso, que pode se tornar uma porta de entrada para essas e muitas outras doenças.
Sua capacidade de prevenir doenças cardiovasculares também é reforçada por seu alto teor de vitamina C, betacaroteno e outros compostos antioxidantes.
Contra a hipertensão e a retenção de líquidos
Por outro lado, sua riqueza em potássio e seu baixo teor de sódio favorecem a eliminação do excesso de líquidos no organismo e são muito benéficos no caso de hipertensão, gota ou cálculos renais.
Além disso, a presença do aminoácido arginina no feijão verde ajuda nos distúrbios do trato urinário, como a cistite.
Prevenção da oxidação
A riqueza em micronutrientes e fibras faz do feijão verde um importante grupo de alimentos na luta contra o estresse oxidativo no organismo e na prevenção de distúrbios secundários à disfunção digestiva.
O estresse oxidativo é a raiz de muitas das doenças mais prevalentes em nosso ambiente e do processo de envelhecimento humano.
Ossos fortes
A presença de silício no feijão verde foi correlacionada com a melhora da densidade óssea na maturidade. O silício é importante para a formação da massa esquelética.
Processamento do feijão verde
Sua estação natural em nosso país vai de maio a outubro, período em que sua qualidade é ótima.
Entretanto, o cultivo em estufas, as variedades congeladas e até mesmo as variedades enlatadas permitem que sejam apreciadas durante todo o ano. Elas são comercializadas principalmente em duas variedades: aquelas com vagens largas e as mais estreitas e cilíndricas, que contrastam com a aparência achatada das primeiras.
É aconselhável escolher feijões muito frescos e consumi-los em poucos dias, pois seus açúcares são consumidos imediatamente. Por esse motivo, e devido à sua origem subtropical, eles não se conservam bem no frio da geladeira e perdem a doçura facilmente.
Não devem ser consumidas cruas, pois contêm uma substância chamada faseolina com certa capacidade tóxica que desaparece quando cozidas.
Dicas de consumo
O feijão verde é pouco exigente na cozinha, pois pode ser apreciado pronto para o consumo em apenas alguns minutos de cozimento, bastando lavar e cortar as pontas. Com um fio de bom azeite de oliva, um vinagrete simples ou maionese, ela está pronta para acompanhar qualquer cardápio ou servir como entrada.
Refogados rápidos, que podem ser feitos em uma panela wok da maneira tradicional, são perfeitos para esse vegetal. O feijão verde também pode ser cozido em água. Basta fervê-los, sem tampa, por 10 a 12 minutos, dependendo da variedade, e adicionar sal no final para que não endureçam.